Com aquisições de 2 shoppings, Multiplan é recomendada pela Santander Corretora

ANÚNCIO

“Ultrapassando o crescimento do setor”! Foi dessa forma que a Santander Corretora resumiu um relatório sobre o desempenho da Multiplan (MULT3), depois de recomendar a compra para os papéis da companhia.

“A combinação das recentes aquisições de valor agregado na Barra Shopping e no Morumbi Shopping, assim como, o baixo preço das ações, fizeram com que elevássemos nossa recomendação para compra”, disseram os analistas.

ANÚNCIO

De acordo com o documento, como os dois shoppings são ativos que valorizam mais rápido, a equipe espera que as participações recém-adquiridas nesses shoppings adicionem um crescimento de 4 a 5% na receita da companhia.

E completaram afirmando que: “Além disso, devido às novas incertezas no cenário macro global – que podem levar à uma redução mais lenta do que a esperada para as taxas de juros – nós estamos mudando as nossas preferências para favorecer o portfólio de melhor qualidade da Multiplan e fazer um balanço mais leve, de forma a ganhar exposição no setor de shoppings”.

ANÚNCIO

A estimativa é que o preço-alvo para as ações da empresa seja de 73 reais, totalizando um potencial de alta de mais de 25% em relação ao dia 14 de novembro desse ano. No decorrer de 2016, os papéis já subiram 54,32%.

Barra Shopping

Conforme dito no início do texto, a Multiplan adquiriu uma fatia adicional de 10,3% de área bruta locável (ABL) do Barra Shopping, no Rio de Janeiro. A informação foi procedida na quarta-feira (9) e o valor da aquisição foi de 134,9 milhões de reais. Com isso, a companhia passa a ter um total de 61,3% do empreendimento.

Morumbi Shopping

Já em São Paulo, a administradora de shoppings, elevou a participação na ABL do Morumbi Shopping em 73,7%, após adquirir participações de 8%. Segundo a companhia, o resultado operacional líquido (NOI, em inglês) do último ano até junho de 2016, ponderado pelas participações adquiridas, é de 15,5 milhões de reais no Morumbi Shopping.

Cenário Favorável

No início desse mês (novembro) a companhia já havia afirmado que o Cenário macroeconômico no Brasil ainda é difícil, mas favorável à companhias com capacidade de fazer aquisições.

“Nós seguimos atentos à outras oportunidades de aquisição. Espero fazer em breve novos anúncios de aquisição de novas participações”, disse José Isaac Peres, presidente da empresa.

Reprodução: Google
Reprodução: Google

Ainda na visão dele, em momentos como o atual – de crise – é mais interessante comprar ativos consolidados do que fazer novos empreendimentos (greenfield). “Mas isso vai voltar a partir de 2017 e 2018 quando o Brasil voltar a se recuperar”.

Inclusive, para o vice-presidente financeiro e de relações com investidores, Armando d’Almeida Neto, os shoppings estão fazendo esforços para que as vendas de Natal sejam melhores esse ano do que foi em 2015, principalmente porque veem a mudança no comando do país como um relevante suporte.

“Nós, da Multiplan, estamos muito mais otimistas com o nosso país”.

Workshop 100% Online e Gratuito: Risco Zero nos Investimentos

É novo no Mercado de Ações?

O Mercado de Ações funciona como uma sociedade, na qual a empresa se divide em cotas. Sendo assim, o dono da empresa pode querer ficar com uma parte maior e abrir capital para novos investidores. Existem ações, inclusive que oferecem participação na decisão da companhia. E para comprar ações…

É muito mais fácil do que você imagina. Leia: Como Comprar Ações na Bolsa de Valores.

Resultados da Multiplan

No terceiro trimestre do ano, a companhia teve um lucro líquido de 58 milhões de reais, uma queda de quase 1% referente ao mesmo período do ano passado. A justificativa é dada pelo aumento das despesas operacionais. Já a receita líquida de julho a setembro subiu 2,8% e foi para 270 milhões de reais.

Multiplan na Bolsa de Valores

A empresa que administra shoppings center tem o código MULT3, foi constituída em dezembro de 2005 e passou a ser listada no Mercado da Bovespa em julho de 2007. Atualmente, as ações da empresa pertencem à lista de ativos nível 2.

Entre os direitos que a Multiplan garante aos acionistas, estão:

  • Direito de tag along de 100%
  • Direito ao dividendo mínimo obrigatório sobre o lucro líquido de cada exercício social
  • Direito a voto pleno
  • Direito à reembolso de capital
  • Garantia de restrição de circulação de ações

Leia Também: O Prejuízo de 16,5 bilhões da Petrobrás não desanimou os analistas.

A companhia atravessa o período mais complicado da sua recente história, sendo que dos últimos 8 trimestres, houveram prejuízos em 5 deles. As principais causas citadas são: Queda do Preço do Petróleo no Mercado Internacional, Corrupção, Aumento da Dívida e Venda de Combustíveis no Brasil abaixo do valor internacional.

E mesmo assim analistas mostram uma visão otimista: “O resultado é parte de uma esperada melhora nas tendências operacionais e de geração de fluxo de caixa livre”.

Leia essa artigo e entenda os motivos!

Da Redação

ANÚNCIO