Saiba quanto tempo falta para você chegar a independência financeira

PROPAGANDA

Você sabe dizer quanto tempo falta para você chegar a independência financeira? Pode parecer uma pergunta generalista demais, não é. Isso porque é uma pergunta objetiva e que, se você tiver a resposta, pode te ajudar muito na construção do seu patrimônio.

Afinal, você sabe o que é a independência financeira? É aquele momento em que só com o dinheiro dos seus investimentos você é capaz de pagar todas as suas contas. É uma situação onde os seus rendimentos custeiam a sua vida.

PROPAGANDA

Saiba quanto tempo falta para você chegar a independência financeira

Imagine você ter um investimento tão bom que você possa ter um lucro de R$ 3 mil mensais. E, exemplificando aqui que o seu custo de vida seja de R$ 3 mil mensais. Então, você nem precisaria mais trabalhar para pagar as contas porque o seu rendimento já faz isso, né.

Essa é a melhor ideia que se pode ter para entender o que é a independência financeira. Só que e sobre o tempo, o que você sabe? É importante pensar também em anos ou em valores para se chegar até esse sonho de ser independente do dinheiro, vivendo de juros.

PROPAGANDA

A importância do assunto

Será que você está pensando que não está nem perto disso? Ou será que você nem tem ideia de quanto seria esses números? O fato é que se você é como a maioria das pessoas, então, você realmente não liga muito para saber como ou quando chegar a independência financeira.

Este é o grupo daqueles que não têm ideia de quando terá a independência financeira. E nem se um dia vão ter esse sonho realizado. E é exatamente com você que a gente vai falar agora. Porque o assunto é importante sim. E vamos te provar os motivos!

Aliás, se você deixa esse assunto para depois porque parece algo muito distante ou coisa de rico, saiba que você já começou errado.

Isso porque quando você deixa de dar mais atenção ao seu dinheiro hoje, você perde a chance de tomar as melhores decisões em relação a educação financeira.

Assim, você prolonga e joga para frente a ideia central de se chegar a esse patamar. E isso passa por economizar, poupar e investir dinheiro. E, na verdade, isso não é assunto de gente rica. É, ou pelos menos deveria ser, assunto de todo mundo!

Para se ter uma ideia de como o assunto é importante, vamos ao que importa. Sabia que hoje em dia tem muita gente que deixa o dinheiro parado e perdendo valor em lugares onde não se tem boas rentabilidades, como é o caso da poupança?

E a grande ironia é que quanto mais você deixa para depois assunto, maior é a chance desse dia (de se chegar à independência financeira) nunca chegar.

A importância de agir

Se você fica esperando o dia que vai ter dinheiro para investir, saiba que esse dia nunca vai chegar. Essa é que a verdade. Porque ninguém vai te dar um aumento tão grande a ponto disso. E será um grande milagre você ganhar na loteria, por exemplo.

Agora, há uma verdade que pouca gente considera. Quando se cuida do próprio dinheiro, mesmo que seja pouco dinheiro, as chances de enriquecer começam a aumentar.

Isso porque mesmo que consiga ganhar algo a mais, como você não se educou para investir, você gasta a mais também. Isso explica porque tanta gente ganha bons salários, mas se endividam mesmo assim. E explica também porque tanta gente ganha na loteria e ficam pobres alguns anos depois.

Isso porque com a falta de educação financeira, a vida entra num loop infinito de ganhar mais e gastar mais. O resultado é um só: criar dívida e nunca investir dinheiro. E aí, você já sabe: chegar à independência financeira fica bem longe da realidade.

Esse não é o melhor caminho para sua vida financeira. E não há liberdade maior do que ter a sensação de saber que o seu dinheiro está rendendo 24 horas por dia. Isso é: você ganha dinheiro apenas deixando o dinheiro aplicado, investido.

E como conseguir isso é que é o grande segredo. Você não precisa de muito: apenas de educação financeira.

A importância de investir em si mesmo

Para responder à pergunta do início do texto, sobre quanto tempo falta para você enriquecer, a gente só tem uma coisa a falar. Isso vai depender de quando você começar a investir em si mesmo.

Se você não se atenta aos seus gastos, se não se atenta a ter um bom controle financeiro e a investir dinheiro pode ser, inclusive, que esse dia nunca cheque.

Agora, o quanto antes você começar, mais rapidamente você chegará ao objetivo que tem na vida. Se a gente pudesse escolher, a gente escolheria que você tivesse chegado à esse ponto bem antes. Mas, isso não acontece. Então, que tal começar agora?

Todo mundo pode ter o dinheiro rendendo todo mês. E isso pode ser o suficiente para pagar todas as suas contas. E é bem capaz de ainda sobrar para você e sua família viajar, casar, passear, curtir, ser feliz.

Agora, se você acha essa realidade muito distante é por que não entendeu a importância do assunto ainda. Então, volte duas casas acima e veja mais sobre isso no início do artigo.

Isso porque o nosso conteúdo foi construído em uma base muito lógica. Primeiro se aprende a importância de ter educação financeira. Depois, a importância de agir e tomar decisões, como economizar dinheiro e investir dinheiro. Por fim, o resultado é um auto investimento, que é o que vai fazer você chegar à independência financeira.

Você também pode gostar de ler: Veja porque considerar essas 3 coisas para alcançar a independência financeira

PROPAGANDA