Guia rápido para produzir um chá de bebê simples

ANÚNCIO

Nem todas as pessoas conseguem se planejar financeiramente para a chegada do filho. Somado a isso, a crise assombrou muitas famílias. Este artigo é destinado exatamente para as pessoas que querem aprender a organizar um chá de bebê simples e barato.

Os pais até conseguem abrir mão de algumas coisas, mas saber como fazer um chá de bebê requer estudo e paciência.

ANÚNCIO

Aliás, como o Brasil é muito grande, alguns os chamam de chá fralda ou chá revelação – isso não depende muito porque o foco é a organização da festa.

Aqui vamos dar dicas muito fáceis de serem feitas e que não exigem um grande recurso financeiro.

Com uma ampla pesquisa, listamos as melhores ideias para fazer um chá de bebê simples, incluindo a decoração. Aliás, se você não sabe o que servir, melhor ler esse guia agora mesmo.

ANÚNCIO

Por se tratar de um guia, este texto é longo, portanto, para facilitar a sua leitura, fizemos esse pequeno sumário para você saber quais os pontos de destaque.

  • Por que organizar um chá de bebê simples
  • O planejamento do chá de bebê
  • Decoração de chá de bebê simples
  • Chá de bebê simples – o que servir?
  • O que pedir de presente no chá de bebê
  • Lembrancinhas – ideias para o chá de bebê simples
  • Brincadeiras para o chá de bebê

O seu chá de bebê pode ser muito bonito e chique sem que você tenha que gastar muito dinheiro para isso.

Tudo tem que fazer parte da sua imaginação e você tem que abusar da criatividade – os pequenos detalhes fazem toda a diferença.

Guia rápido para um chá de bebê simples

Considere também que antes de o bebê nascer, a mulher grávida necessita de muita coisa para receber os seus convidados.

Portanto, peça ajuda aos convidados mais próximos e faça uma lista de produtos necessários, pensando na simplicidade e na baixo valor.

Por que organizar um chá de bebê simples

A maior parte das pessoas que optam por não fazer um chá de bebê afirma que o motivo é a falta de dinheiro ou a dificuldade em saber como fazer isso.

Então, para essas pessoas, esse guia vai ser de muita utilidade, partindo do pressuposto de que vamos dar ideias para o chá de bebê que sejam simples e baratas.

Por outro lado, sanada essas questões, há motivos de sobra para realizar um evento como esse. Um deles é o fato de ter benefício emocional, já que ele ficará guardado na memória e durante toda a gestão e crescimento do filho.

Geralmente, as lembranças deste dia são todas positivas.

Nessa mesma linha de pensamento, também há de se considerar que ganhar fraldas nunca é demais, ainda mais quando se trata de bebê.

E, além disso, há a possibilidade de pedir outros presentes, como óleos e itens de higiene pessoal (vamos falar mais disso depois).

Se você ainda não vê motivos claros para organizar um chá de bebê simples, saiba que o momento é muito especial porque vai unir pessoas e conselhos de todos os tipos sobre a maternidade.

É um momento único para você aprender e se preparar para quando assumir o temido papel de mãe ou pai.

O planejamento do chá de bebê

Neste tópico do guia vamos nos dedicar a passar informações que devem ser consideradas antes do dia do evento. Essa é uma questão pode te auxiliar a fazer um chá de bebê simples.

O local

O local precisa ser pensando com antecedência – você não pode gastar muito com o aluguel de um espaço, portanto, pense na casa de algum amigo que possa receber os convidados.

Se não, pesquise aquele lugar que é mais em conta e atenda suas necessidades.

Lista de convidados e convites

A lista de convidados é outro item que merece atenção para não furar o orçamento financeiro.

Quanto maior o número de pessoas, mais cara a festa fica. Obviamente, por outro lado, existem pessoas que não podem faltar, como os padrinhos e avós.

O tema da festa

Mesmo que o seu chá de bebê seja simples, ele precisará de um tema. Pense nisso antes de começar a produzir a decoração.

Guia rápido para produzir um chá de bebê simples
Reprodução: Google

Decoração de chá de bebê simples

O maior erro dos pais é não planejar o nascimento de um filho. Porém, mesmo quando há um planejamento financeiro bem feito, alguns eventos podem te fazer furar a planilha de gastos mensais.

Entre esses eventos está o Chá de Bebê.

Separamos um Passo a Passo de como você pode fazer uma festa dessa sem gastar muito dinheiro – saiba tudo sobre o chá de bebê simples.

Se o assunto é decoração, temos que falar do DIY…

DIY, se você não sabe, é a tradução para algo que diz “Faça Você Mesmo”. Esse tem sido o grande diferencial para economizar dinheiro em qualquer festa, inclusive, no chá de bebê.

Entenda que você não precisa ter nada luxuoso, basta uma mesa com os quitutes e uma toalha bonita para enfeitar. A aposta está na criatividade.

Você pode incluir também um varal de fotos feitas durante a gravidez, por exemplo. Se você tem dificuldades com a imaginação e criatividade, dê uma passada pelo Pinterest porque lá tem muita coisa boa, bonita e barata.

Na parte da mesa, por exemplo, você pode impressionar com uma ornamentação, que nada mais é do que a organização dos docinhos, do bolo ou das guloseimas.

Uma dica importante é inserir flores, que alegram o ambiente e não são caras. Aproveite para fazer os vasos por conta própria. Faça arranjos com duas ou mais flores e use vasinhos reaproveitados ou o que tiver em casa.

Você pode apostar também em fotografias que representam os seus momentos importantes durante o percurso da vida até a gravidez.

O painel de fundo é outra ideia para ser usado como enquadramento na mesa do bolo, com cores alegres e simples. Aposte em materiais recicláveis, como tecidos ou papeis. (até as bandeirinhas podem ser usadas, mas cuidado para não parecer festa junina).

O conselho é usar duas ou três cores padrões para não deixar tudo colorido demais. Os potinhos de vidro podem ter como base esse padrão. Use confeitos e docinhos da mesma tonalidade.

Chá de bebê simples – o que servir?

Se você tem pouco dinheiro e poucas ideias para o chá de bebê simples, saiba que é possível economizar também com a parte da alimentação. Separamos algumas dicas de cardápio que são totalmente viáveis e pode deixar o momento ainda mais especial.

Vamos considerar que o evento vai acontecer a tarde, como é indicado. Então, nesse caso, pode ser servido um lanche leve, variado, com salgados e doces.

Fizemos uma seleção de opções que são baratas e agradáveis aos paladares, leia.

Doces no palito

São doces personalizados conforme o tema da festa. Eles são feitos em formato de bolachas e fazem sucesso – provavelmente, você mesmo pode fazer em casa.

Cupcake

É famoso e não pode faltar em festas infantis. Ele está sendo usado como substituto do bolo tradicional, já que ninguém precisa se preocupar em fatiá-lo e servir também é muito fácil.

Bolo

É tradicional e muitas mães não abrem mão. Existem várias ideias para personalizar.

Brigadeiro de colher

É para adultos e crianças e substitui os clássicos brigadeiros de bolinha.

Brigadeiro caseiro

É uma das opções mais baratas e é possível de ser feito em casa, algumas horas antes do evento.

Bolos caseiros

Dependendo do horário, o responsável pode optar por fazer algo como um grande café da tarde, então, para este caso, um dos pratos poderia ser o bolo caseiro, que aceita uma variação infinita de sabores.

Cachorro quente

É imprescindível em festas infantis e fácil de fazer. Também é barato e uma ótima pedida.

Sanduíche de Metro

Ele está presente em várias festas e é muito gostoso, tornando-se uma excelente opção para você servir nesta data tão especial.

É prática e, além de tudo, você pode optar por sabores diferentes: frango, queijos, entre outros – o prato costuma resultar em economia de dinheiro e tempo porque são rápidos.

Para fazer basta comprar o pão em formato de baguete e rechear de acordo com o seu gosto e os ingredientes em oferta.

A dica é variar já que nem todas as pessoas podem gostar de um ou outro recheio.

Nunca se esqueça dos amigos vegetarianos.

Patês

Os patês também são ótimas opções para fazer parte do seu evento. Na internet você encontra muitas receitas fáceis e de diversos sabores: alho, alface, presunto, azeitonada, berinjela, etc.

Claro que ele será só o acompanhamento, portanto, você precisará comprar os pães e as torradas. Talvez, até mesmo poderá variar nos tipos de pães: sírios, de forma, bisnagas, etc.

Tortas Salgadas

É difícil encontrar aqueles que não gostam de tortas salgadas. Já pensou em uma de frango ou aquela que sua tia sabe fazer de palmito e que fica uma delícia? Opções não faltam de sabores.

E o melhor: costumam ser baratas.

Neste caso, você não precisa fazer vários tipos de tortas, variando os sabores. Pode escolher uma que tenha carne, como a de frango e outra que seja direcionada aos vegetarianos, como a de palmito.

Elas rendem boas porções e vão te ajudar e muito a economizar dinheiro para fazer um chá de bebê simples e barato.

Se você é ousado, saiba que na internet encontra várias receitas fáceis de serem feitas. Por mais que você não leve jeito, preparar uma torta é muito simples, mas lembre-se que pedir ajuda é fundamental.

Seguir as instruções e adicionar carinho é a melhor receita de todas.

Salgadinhos

São clássicos de todas as festas, mas tem uma coisa que pouca gente sabe: eles podem ser feitos em casa.

Claro que aqui vai precisar de alguns dotes culinários, mas nada que algumas receitas online não ajudem. Pensem em variações como coxinhas, enroladinhos e empadinhas.

Bebidas

Para comprar bebidas, o ideal é ir até um mercado de atacado, onde os preços são diferenciados. Aí, é preciso pensar na versão light ou diet, além dos sabores, como os de guaraná ou laranja.

Ah, por sinal e se falando em laranja, saiba que os sucos naturais de laranja são ótimas pedidas. Você pode comprar um saco enorme de laranja e espreme-las. Além de ser super saudável pode te fazer economizar um bom dinheiro também.

Guia rápido para produzir um chá de bebê simples
Reprodução: Google

O que pedir de presente no chá de bebê

Quanto a data da festa, não há restrições. O recomendável, porém, é fazer entre o 7º e 8º mês da gestão.

Geralmente, ele é organizado pela própria mãe e pai com o auxílio de pessoas próximas, como amigos íntimos e familiares.

O horário mais adequado é o diurno, onde as comidas e bebidas serão mais fácil de ser encontradas – isso também barateia o evento.

Esse é o ingrediente principal para conseguir fazer um chá de bebê simples e barato.

Mas, após todo trabalho também temos que considerar os momentos de benesses, que é quando o filho, mesmo ainda que esteja na barriga, começa a ganhar presentes.

A lista de presentes pode incluir todos os itens básicos que serão necessários, além da fraldas, como: produtos de higiene, acessórios para alimentação e roupas (body, macacão, meias).

Para dar tempo de o convidado comprar o presente, a recomendação é entregar o convite com até 30 dias de antecedência.

Bom, vamos nos voltar ao que pedir na lista de presentes do chá de bebê simples.

Existem várias formas de fazer isso: pedir o básico (que são as fraldas), listar os presentes em lojas específicas (físicas ou online) ou colocar no convite que a pessoa pode dar o que quiser.

Vamos te ajudar com tudo isso! E você pode escolher qual achar mais conveniente dos tipos citados – essa é uma questão totalmente pessoal de cada família.

Separamos esse tópico em dois subtópicos: as fraldas e os presentes (com as ideias para o chá de bebê simples).

As fraldas

Antes de tudo você tem que entender sobre os tamanhos das fraldas.

Os médicos avaliam os tamanhos da seguinte forma: RN para até 4,5 quilos, P para até 8 quilos, M para até 11 quilos e G para até 14 quilos.

Especificamente quanto à quantidade, a regra é: 10 por dia para até 2 meses, 8 por dia para até 6 meses, 6 por dia para até 1 ano e 4 por dia para até 2 anos.

Em termos gerais, os pais vão usar: 3 pacotes de RN no 1º mês, 10 pacotes de P até o 4º mês, 24 pacotes de M até o 10º mês e 30 pacotes até o 22º mês.

Presentes – com as ideias para o chá de bebê

Essa lista seria muito extensa, por isso, nos atentamos a escolher os itens mais importantes que podem compor a lista de presentes do chá de bebê.

  • Fraldas – quanto mais melhor,
  • Lenços umedecidos – são práticos,
  • Shampoos para bebês – práticos,
  • Pomadas para assadura – fundamental para a saúde e bem-estar.

Em um artigo mais antigo, nós fizemos uma lista atualizado de todos os presentes que se pode pedir no chá do bebê. Se você quiser conferir, basta entrar no link.

Guia rápido para produzir um chá de bebê simples
Reprodução: Google

Lembrancinhas – ideias para um chá de bebê simples

As lembrancinhas também podem estar incluídas no DIY e ser totalmente artesanais. Lembre-se de que você não precisa de muito para impressionar: um potinho de vidro com doce dentro já seria suficiente.

Coloque dentro brigadeiro, por fora um laço com uma bela etiqueta e pronto: seus convidados ficarão super felizes.

Também no Pinterest há uma gama de ideias criativas para te inspirar na produção desse chá de bebê simples.

Note que, dependendo da dificuldade, você mesmo pode fazer a montagem e a produção de tais lembrancinhas, inclusive, contando com o apoio de pessoas próximas a você.

Você já deve ter notado que organizar esse eventinho é bem complicado, não é? Mas nada que um planejamento financeiro e organizacional não resolva.

Agora, por exemplo, vamos dar dicas para você planejar suas lembrancinhas, confira.

Coração de Feltro

É simples e pode ser um sachê perfumado ou um enfeito de porta.

Barrinhas de Chocolate

Que podem ter embalagens personalizadas com o tema da festa.

Saquinhos de Tecido

São feitos com Sagu, aqueles usados na culinária e podem ser adicionadas essências que agradam o ambiente.

Prendedores de Roupas Decorados

Usados para fechar sacolinhas ou saquinhos. Além de útil é muito fofo. Você pode personalizar cada prendedor como quiser.

Marcador de Livros

É feito com papel grosso ou scrap conforme o tema da festa.

Esmalte

Essa lembrancinha é para sair da rotina e todas as mulheres vão adorar.

Bloquinhos de Post-it

Também podem ser usados como lembrancinha, desde que tenha uma capinha e sejam usados para tomar o chá, por exemplo.

Brincadeiras para o chá de bebê

Fazer um chá de bebê simples não quer dizer que ele não poderá ser divertido. Existem muitas brincadeiras que podem ser feitas e que vão animar o astral da sua festa. Separamos algumas.

Customização de body

É uma ideia americana que chegou ao Brasil e funciona da seguinte forma: os pais compram alguns bodys brancos de tecido e pede para os convidados customizar a peça.

Obviamente, o bebê vai ter uma roupa única, totalmente exclusiva.

Guia rápido para produzir um chá de bebê simples
Reprodução: Google

Adivinhação do presente

Se a ideia for pedir presentes variados para além das fraldas, uma das brincadeiras pode ser aquela onde a mãe tenta adivinhar qual presente recebeu.

Bingo

É um bingo diferente.

Primeiro é preciso enumerar todos os presentes e depois dar uma cartela de bingo para cada participante. A mamãe, aos poucos, vai abrindo os presentes e conforme for, as pessoas vão anotando os números.

Ganhar quem anotar todos os números da cartela primeiro.

O tamanho da barriga

As convidadas dão seu palpite para acertar o tamanho da barriga da mamãe. Quem chegar mais perto do número real ganha um brinde.

Bônus – Como Investir Dinheiro para os Filhos

O indicador é da Boa Vista SCPC e mostrou que o número de pais que pensam no futuro dos filhos aumentou em mais de 20%. O total de consumidores que mudaram o hábito passou de 42% para 59%.

Dessa parte, 61% disseram que guardam o dinheiro na poupança.

Já os outros investimentos (ações e renda fixa) tiveram crescimento de 3% na comparação anual.

Existe outra fatia que optam pela Previdência Privada e Títulos de Capitalização.

O estudo também mostrou que o assunto da educação financeira infelizmente ainda está mais mal posicionado dentro das escolas – apenas 3% afirmam que seus filhos falem sobre dinheiro nas aulas.

Em termos de economia, 53% dos entrevistados disseram que poupam mais de 50 reais ao mês para os filhos, sendo que mais da metade desse valor é usado para o pagamento de estudos. Outra parte é para a compra da casa própria.

Esses são meros exemplos, totalmente reais, de que as pessoas estão mais preocupadas com o planejamento financeiro familiar e dos filhos.

Cláudio Yoshinaga é do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas e diz que a crise ajudou as pessoas a buscarem conhecido financeiro. Ela diz que os pais tem feito investimentos separados para os filhos, em outras contas, protegendo a aplicação.

“Em caso de necessidade de resgate, os pais pensariam duas vezes porque estariam roubando as economias do filho”, ela observa.

Para esse prazo que é mais longo, Cláudia diz que existem várias opções no mercado financeiro.

“A carteira pode ter reveses, mas a renda variável tende a ter mais atratividade em períodos longos”, conta. Isso sem falar na queda dos juros, que diminui o potencial de ganho da renda fixa.

Educação Financeira é a chave para lidar melhor com o dinheiro

Thaís Lopes é uma professora de matemática que dá aulas de educação financeira em uma escola – o que é raro hoje em dia. Na opinião dela, um dos focos da matéria é mostrar para as crianças que é muito mais importante ser do que ter.

“O padrão de consumo deles muda quando eles entendem esses conceitos. Eles percebem que conseguem realizar sonhos maiores, começam a conquistar e estabelecer metas. Muitas vezes, eles mudam o padrão de consumo de todos em casa”, garante.

Só que o processo de educação financeira não tem que estar apenas na escola.

Carlos Eduardo Costa diz que as crianças de hoje estão mal acostumadas e ganham presente a todo o momento. Ele diz que a ação prática tem que ser a criação de um calendário que mostra as datas especiais, na qual eles serão presentados.

“Se acabar o dinheiro, acabou. Não pode dar mais para trabalhar a responsabilidade na criança. Não dá para fazer tudo o que a gente quer na vida e os meninos e meninas têm que entender isso, a fazer escolhas”, afirmou.

Da redação com informações da soumae

ANÚNCIO