42 Dicas para fazer um Chá de Bebê Simples e Barato

O maior erro dos pais é não planejar o nascimento de um filho. Porém, mesmo quando há um planejamento financeiro bem feito, alguns eventos podem te fazer furar a planilha de gastos mensais.

Entre esses eventos está o Chá de Bebê. Separamos um Passo a Passo de como você pode fazer uma festa dessa sem gastar muito dinheiro. Confira.

Separamos um bônus especial para este artigo: Como Fazer um Planejamento Financeiro Perfeito para a chegada do Bebê em #5 Passos?, não deixe de ler o texto até o fim!

1 – Lista de Convidados

Na renta final da gravidez, a maior parte das mulheres fica mais fragilizada e ansiosa, portanto, é importante sim estar cercada de pessoas queridas, que vão estar ali para o que der e vier.

Por outro lado, a maior preocupação deve ser em convidar aqueles que mais próximos estiveram durante a gestão, seja fisicamente ou mesmo distante, mas que demonstraram, de alguma forma, todo carinho.

A dica, neste caso, é fazer uma lista de convidados enxuta, criando um clima mais intimista. Isso ajuda a economizar um bom dinheiro, acredite.

2 – Lista de Presentes

Muitas pessoas optam por não fazer lista de presentes, mas saiba que nesses casos há grandes chances de receber presentes repetidos. O conselho aqui é apostar em sites gratuitos que fazem o serviço de distribuição dos presentes que você escolher.

Funciona exatamente como uma lista de presentes para casamentos, sendo que existem alguns casos, ainda, que você pode receber os presentes em valores, dinheiro, e, posteriormente, poderá comprar aquilo que julgar necessário, do próprio gosto.

Se você não sabe o que pedir na sua lista de presentes, leia o artigo até o fim. Nos últimos tópicos, temos uma lista atualizada do Chá de Bebê, confere lá!

3 – Decoração DIY

DIY, se você não sabe, é a tradução para algo que diz “Faça Você Mesmo”. Esse tem sido o grande diferencial para economizar dinheiro em qualquer festa, inclusive, no chá de bebê.

Entenda que você não precisa ter nada luxuoso, basta uma mesa com os quitutes e uma toalha bonita para enfeitar. A aposta está na criatividade.

Você pode incluir também um varal de fotos feitas durante a gravidez, por exemplo. Se você tem dificuldades com a imaginação e criatividade, dê uma passada pelo Pinterest porque lá tem muita coisa boa, bonita e barata.

4 – Cozinhe

Se sua lista de convidados está intima e seu dinheiro curto, uma grande dica é ir direto para a cozinha. Assuma parte da produção dos quitutes: o bolo da vovó costuma ser delicioso, além de tudo.

Além disso, tortas salgadas são garantias de sucesso, enquanto que os sanduíches acomodados em uma cesta deixa tudo mais bonito, visualmente. Doces não podem faltar, portanto, faça os brigadeiros ou inove em bolos de pote.

Abaixo vamos dar 6 opções de comidas para servir no Chá de Bebê: Baratas e Deliciosas! Não deixe de ler…

5 – Lembrancinhas

As lembrancinhas também podem estar incluídas no DIY e ser totalmente artesanais. Lembre-se de que você não precisa de muito para impressionar: um potinho de vidro com doce dentro já seria suficiente.

Coloque dentro brigadeiro, por fora um laço com uma bela etiqueta e pronto: seus convidados ficarão super felizes.

Também no Pinterest há uma gama de ideias criativas para te inspirar. Note que, dependendo da dificuldade, você mesmo pode fazer a montagem e a produção de tais lembrancinhas, inclusive, contando com o apoio de pessoas próximas a você.

No decorrer do texto vamos indicar 7 Opções de Lembrancinhas Baratas para o Chá de Bebê.

Reprodução: Google

6 – Ajuda

Como acabamos de falar acima, toda ajuda é bem vinda. Use isso a seu favor. Mesmo porque as pessoas ficarão encantadas de poder ajudar em um momento tão importante da sua vida.

Mesmo que seja um evento pequeno e simples, você não vai dar conta de fazer tudo sozinha. Convoque os tios, irmãos, padrinhos. E, lembre-se ainda que por estar no fim da gestação, você não poderá se esforçar demais, logo, toda ajuda torna-se fundamental.

7 – Pequenas Produtoras

Mesmo que disponha de pouco dinheiro, mas prefira pedir para pessoas especializadas produzir o evento, aposte nas pequenas produtoras, que tem valores muito melhores e podem fazer tudo com a mesma qualidade.

Essa é uma saída que pode ser usada nos dias atuais, onde há um grande número de microempreendedores espalhados em cada cidade. O bolo principal, algumas comidas ou mesmo a lembrancinha pode ficar na mão dessas pessoas por um preço justo.

Pesquisa e procure essas pessoas na internet e economize dinheiro.

Os temas são importantes para fazer a festa do seu bebê. Pense em algum que tenha a ver com você ou que tenha muito significado… Não veio nenhum a mente? No último tópico deste artigo vamos citar 5 exemplos de temas que podem ser usados. Leia!

8 – Convites

Economize também com o convite. Se optar pelo convite digital, você não precisará gastar com a impressão nos papéis e ainda ajuda o meio ambiente. Atualmente, a maior parte das pessoas está conectadas no mundo digital.

Você tem grandes possibilidades de fazer isso: criando um evento fechado dentro de uma rede social, por exemplo, onde só as pessoas selecionadas poderão ter acesso às informações do chá de bebê.

Então, se você sabe um pouco de edição de imagens (Canva, por exemplo) crie um convite virtual, que pode ser enviado por e-mail ou no grupo pelo WhattsApp.

9 – Confirme a Presença

Sabe aquela lista de convidados que falamos no 1º tópico deste artigo? Pois bem, mesmo ela sendo reduzida, você deve confirmar os presentes para que não faça nada a mais, seja a lembrancinha ou os quitutes.

Assim você evita gastos desnecessários.

10 – Local

Apesar de estar na parte baixa da lista, o local da festa é muito importante porque representa uma boa porcentagem do gasto total do chá de bebê.

Leve em conta pensar em algum parente que tenha um bom espaço de lazer que pode ser aproveitado. Esse é o melhor jeito de economizar dinheiro.

Depois, se isso não for possível, pense em locar o salão de festa do seu condomínio, que costuma ter valores bem acessíveis.

Outra dica é reservar mesas em uma pizzaria ou um barzinho, por exemplo, mas aqui a recomendação é apenas para os casais mais modernos, que gostam de badalação. Se o seu evento for reservado, um espaço de lazer é o ideal.

6 opções de comidas para servir no Chá de Bebê: Baratas e Deliciosas

As dicas aqui são ótimas mesmo: porque são baratas e você mesmo pode fazer, ou seja, praticamente um custo zero.

1 – Sanduíche de Metro

Ele está presente em várias festas e é muito gostoso, tornando-se uma excelente opção para você servir nesta data tão especial. É prática e, além de tudo, você pode optar por sabores diferentes: frango, queijos, entre outros.

Para fazer basta comprar o pão em formato de baguete e rechear de acordo com o seu gosto e os ingredientes em oferta. A dica é variar já que nem todas as pessoas podem gostar de um ou outro recheio.

Nunca se esqueça dos amigos vegetarianos.

2 – Patês

Os patês também são ótimas opções para fazer parte do seu evento. Na internet você encontra muitas receitas fáceis e de diversos sabores: alho, alface, presunto, azeitonada, berinjela, etc.

Claro que ele será só o acompanhamento, portanto, você precisará comprar os pães e as torradas. Talvez, até mesmo poderá variar nos tipos de pães: sírios, de forma, bisnagas, etc.

3 – Tortas Salgadas

É difícil encontrar aqueles que não gostam de tortas salgadas. Já pensou em uma de frango ou aquela que sua tia sabe fazer de palmito e que fica uma delícia? Opções não faltam de sabores.

E o melhor: costumam ser baratas.

Neste caso, você não precisa fazer vários tipos de tortas, variando os sabores. Pode escolher uma que tenha carne, como a de frango e outra que seja direcionada aos vegetarianos, como a de palmito.

Elas rendem boas porções e vão te ajudar e muito a economizar dinheiro.

Se você é ousado, saiba que na internet encontra várias receitas fáceis de serem feitas. Por mais que você não leve jeito, preparar uma torta é muito simples, mas lembre-se que pedir ajuda é fundamental.

Seguir as instruções e adicionar carinho é a melhor receita de todas.

4 – Salgadinhos

São clássicos de todas as festas, mas tem uma coisa que pouca gente sabe: eles podem ser feitos em casa.

Claro que aqui vai precisar de alguns dotes culinários, mas nada que algumas receitas online não ajudem. Pensem em variações como coxinhas, enroladinhos e empadinhas.

5 – Bolo e Brigadeiro

Os doces também são importantes e você pode usar muito da criatividade porque existem muitas opções de receitas.

Já pensou em um bolo de chocolate com morango? E os brigadeiros enrolados, que também são clássicos? Tem ainda bolos de pote, palhas italianas, maçãzinhas do amo e uma infinidade de opções.

6 – Bebidas

Para comprar bebidas, o ideal é ir até um mercado de atacado, onde os preços são diferenciados. Aí, é preciso pensar na versão light ou diet, além dos sabores, como os de guaraná ou laranja.

Ah, por sinal e se falando em laranja, saiba que os sucos naturais de laranja são ótimas pedidas. Você pode comprar um saco enorme de laranja e espreme-las. Além de ser super saudável pode te fazer economizar um bom dinheiro também.

Reprodução: Google

Lista Atualizada de Presentes do Chá de Bebê

Dizem que um dos melhores sentimentos do mundo é ter um filho. Junte com ele, estão outras boas sensações, como a de organizar o chá de bebê. Imagina só receber todos aqueles presentinhos maravilhosos das pessoas que você tanto considera?

Mas, em se tratando de presentes, quais devem estar na lista? Para dar essa resposta, fizemos uma longa lista, toda separada por tópicos, confira abaixo.

Claro que você não precisa usar ela na íntegra, mas com certeza ela poderá nortear a sua própria lista, levando em conta aquilo que julgar importante e excluindo os itens que já tem em casa.

E, além dos mais, não estão na lista itens que normalmente são comprados pelos pais, como os móveis para o quarto do bebê ou o carrinho de passeio. Já na categoria de roupas, tem apenas o fundamental, ou seja, aquilo que precia ter quando o bebê nascer.

Veja a Lista:

1 – Higiene

  • Escovinha de Cabelos
  • Pente
  • Kit de Manicure
  • Aspirador Nasal
  • Caixas de Cotonetes
  • Álcool 70%
  • Massageador de Gengiva
  • Creme Dental sem Flúor
  • Pacotes de Algodão
  • Cremes Anti-Assaduras
  • Pacotes de Lenços Umedecidos
  • Fraldas (RN, P, M, G)

2 – Banho

  • Banheira
  • Suporte para Banheira
  • Saboneteira
  • Cesto de Roupas
  • Termômetro para Banho
  • Toalhas com Capuz
  • Toalhas Fralda
  • Sabonetes Líquidos
  • Shampoo
  • Óleo
  • Brinquedos

3 – Roupas

  • Bodies de Manga Longa e Curta
  • Calças
  • Macacões
  • Meias
  • Sapatinhos de Tecido
  • Gorrinho
  • Casaquinhos de Lã ou Linho
  • Mantas para Passeio
  • Babadores

4 – Amamentação

  • Conchas para Amamentar
  • Caixas de Absorventes para Seios
  • Protetor de Bico de Silicone
  • Bomba Tira-Leite
  • Almofada de Amamentação

5 – Diversos

  • Mordedores
  • Livro do Bebê
  • Kit de Maternidade
  • Saco para Dormir

6 – Dia-a-Dia

  • Chupetas
  • Porta-Chupetas
  • Prendedor de Chupetas
  • Mamadeiras
  • Coador e Funil
  • Pinça Higiênica
  • Porta Leite em Pó
  • Escova para Mamadeiras
  • Esterilizador de Mamadeiras
  • Escorredor de Mamadeiras
  • Aquecedor de Mamadeiras
  • Termômetro Clínico
  • Paninhos de Boca
  • Fraldas de Ombro

7 – Passeio

  • Colchonete para Carrinho
  • Jogos de Lençol para Carrinho
  • Capa de Chuva para Carrinho
  • Mosquiteiro para Carrinho
  • Mobile para Carrinho
  • Espelho Retrovisor para Carro
  • Protetor de Sol para Carro
  • Bolsa de Passeio para a Mamãe
  • Trocador Portátil
  • Bolsinha Térmica
  • Canguru

8 – Quarto

  • Travesseiros anti-sufocantes
  • Protetor Colchão
  • Lençol para Berço
  • Fronhas
  • Cobertores e Edredons
  • Mantas para Enrolar
  • Móbile

7 Opções de Lembrancinhas Baratas para o Seu Chá de Bebê

Você já deve ter notado que organizar esse eventinho é bem complicado, não é? Mas nada que um planejamento financeiro e organizacional não resolva. Agora, por exemplo, vamos dar dicas para você planejar suas lembrancinhas, confira.

  1. Coração de Feltro: É simples e pode ser um sachê perfumado ou um enfeito de porta.
  2. Barrinhas de Chocolate: Que podem ter embalagens personalizadas com o tema da festa.
  3. Saquinhos de Tecido: São feitos com Sagu, aqueles usados na culinária e podem ser adicionadas essências que agradam o ambiente.
  4. Prendedores de Roupas Decorados: Usados para fechar sacolinhas ou saquinhos. Além de útil é muito fofo. Você pode personalizar cada prendedor como quiser.
  5. Marcador de Livros: É feito com papel grosso ou scrap conforme o tema da festa.
  6. Esmalte: Essa lembrancinha é para sair da rotina e todas as mulheres vão adorar.
  7. Bloquinhos de Post-it: Também podem ser usados como lembrancinha, desde que tenha uma capinha e sejam usados para tomar o chá, por exemplo.

5 Temas para Inspirar Você no Chá de Bebê

Nem sempre é necessário escolher um tema, porém, caso você tenha um, tudo ficará mais fácil. A começar pela lembrancinha, pelas cores, pelas comidas, enfeites e decoração.

O mais importante, porém, é você se identificar com o tema escolhido e cada detalhe, confira algumas ideias.

1 – Chuva de Amor

É feito por corações de todos os lados e representam o sentimento do momento: o puro e verdadeiro amor. Esses emblemas podem ser feitos com feltro, cartolina ou EVA e são boas alternativas para personalizar o seu chá.

2 – Doces Sonhos

Tem a ver com a doçura dos bebês. O tema é sensível e meigo e é uma oportunidade para apostar em várias cores e diversos tons pastéis, chamados de Candy Colors, que nada mais são do que cores suaves.

3 – Entrega da Cegonha

É clássico e mostra que o bebê já encomendado. Portanto, a cegonha pode anunciar que falta pouco para ele chegar. É um tema muito especial e representa a vinda do ser humaninho que já é o amor da sua vida.

4 – Elefantes

É um dos animaizinhos preferidos pelas mamães e são figurinhas carimbadas nos chás de bebê. Esses amigos “de peso” ganharam o espaço dos antigos ursinhos e entraram no mundo infantil de cabeça. É uma temática perfeita.

5 – Flores

É indicado para as mamães mais tradicionais que esperam por uma menina. O tema é delicado, feminino e combina com várias cores, o que a torna totalmente versátil e simples de ser reproduzido.

E aí, gostou das dicas, tem alguma indicação de como deixar o seu chá ainda mais barato sem perder a elegância desta data tão especial? Deixe-nos um comentário.

Bônus: Como Fazer um Planejamento Financeiro Perfeito para a chegada do Bebê em #5 Passos?

1 – Fraldas

As fraldas vão representar um gasto constante. E é importante considerar que os valores vão se prolongar durante os 3 primeiros anos do bebê. Logo, a pesquisa de preços torna-se essencial.

Aqui já vale a primeira dica: nem sempre os pacotes maiores oferecem as maiores economias, mesmo que às vezes aconteçam. Para ter uma ideia se é compensadora essa compra, basta fazer o cálculo unitário da fralda.

Esse é um calculo difícil de ser feito, mas o pessoal do blog “Finanças Femininas” fez uma média das fraldas que as crianças usam por dia. Confira:

  • Até 2 meses de vida: de 8 à 10 fraldas por dia,
  • De 3 à 6 meses de vida: de 6 à 8 fraldas por dia,
  • De 6 meses à 1 ano: 6 fraldas por dia,
  • De 1 à 2 anos: 4 à 6 fraldas por dia.

Sendo assim, com uma média de 6 fraldas por dia durante 2 anos, vai ser preciso nada mais, nada menos, do que 4,4 mil fraldas. É uma quantidade considerável.

Reprodução: Google

Ainda que não seja um hábito comum, mas focados nas preocupações ambientais, os médicos estão recomendando a volta da fralda de pano. Agora, existem as mais modernas, que tem velcro ou botão e possuem faixas absorventes de tecido mais grosso.

2 – Fórmula de leite em pó

Esse vale apenas para os bebês que não se alimentam do leite materno. O gasto será maior, óbvio, mas para a amenizar este custo, vale comprar algumas embalagens maiores, levando em conta que o bebê estiver adaptado à marca que você escolher. O importante mesmo é fazer as contas e lembrar-se que é possível conseguir leite em pó em diversos locais, como farmácias, lojas de produtos infantis, supermercados e outros.

Mais importante que isso é ficar atento à relação do prazo de validade do produto. Oras, não adianta levar um produto barato se a validade estiver muito próxima.

3 – Plano de Saúde e Farmácia

Mesmo que você tenha um plano de saúde, nem todos os exames pré-natal costumam fazer parte do pacote, ainda mais se você preferir por coletas de sangue do cordão umbilical, ultrassom 4D, exame de audição ou teste de tipagem sanguínea. A dica é checar antes.

Daí, é preciso ficar de olho nos preços dos produtos de higiene, tais como creme de assaduras, cotonetes, algodão, lencinho umedecido, shampoo e sabonete líquido.

4 – Equipamentos e Brinquedos

Economizar dinheiro com os equipamentos também é possível e o ideal, como nos outros casos, é pesquisar. Mas, além disso, é preciso também testar os produtos, como o carrinho de bebê. O recomendável é que se manuseie os itens de segurança e se certifique de que o carrinho caberá no carro da família, por exemplo.

Para não errar e não se arrepender, a dica é comprar móveis com tons mais neutros, inclusive, eles poderão ser aproveitados por mais tempo. Quanto ao berço, por exemplo, vale pesquisar sobre aqueles multifuncionais, que se transformam em pequenas camas também. Claro que não podemos esquecer que os móveis devem ter metragens que cabem dentro do cômodo.

Se o casal também tiver planejando outros filhos, vale optar por itens que sirvam tanto para meninos quanto para meninas. E isso vale para tudo, como cadeirinha de alimentação, carrinho e mobiliário. Ah, e nunca se esqueçam dos itens de segurança: telas ou redes, travas de gavetas e protetores de tomadas.

Ah, aqui vale falar dos brinquedos também. As crianças nunca se importam com os preços dos brinquedos, afinal, isso é coisa de adulto. Os brinquedos tem que ser estimulantes, com fatores sensoriais e estimulantes. E, para economizar dinheiro e não deixar a alegria de lado, vale usar caixas de papelão e potes, por exemplo.

5 – Roupinhas

Ah, na hora de comprar as roupinhas é preciso ficar atento à estação do ano para escolher itens de acordo com o clima. É importante notar também que eles crescerão muito rapidamente e usam pouco as roupas, mesmo aquelas que eles mais gostam. Então, evite comprar de mais.

Para não exagerar nas compras e no consumismo, o ideal é fazer uma lista das quantidades de roupinhas e acessórios que serão utilizados em cada período da vida do bebê.

Com informações do financasfemininas, mildicasdemae e rico

No Responses

Add Comment