O celular quebrou e vai comprar outro? 3 dicas para economizar dinheiro!

O celular se tornou um produto indispensável no dia a dia de muitas pessoas. Seja para falar diretamente com alguém, pagar contas, entrar nas redes sociais ou trabalhar, por exemplo. Só que com a crescente do uso dele, também cresceram os problemas que ele apresenta.

A tela quebra, a bateria ruim ou os travamentos… Quem ainda não passou por isso vai passar porque são acontecimentos ruins, mas comuns na vida de quem tem um celular.

Este conteúdo é para você que está nessa situação e quer saber como é possível economizar dinheiro quando isso acontecer, afinal, nem sempre temos o dinheiro em mãos para comprar um novo – mesmo porque isso também não é bom para o meio ambiente!

Então, se você é alguém preocupado com o mundo e com o seu bolso, descubra maneiras de economizar dinheiro quando um problema surgir no seu aparelho celular e leve em conta que nem sempre a troca imediata por outro novo é o mais recomendável e menos ainda, o mais barato!

1 – A tela do celular

Hoje em dia um dos acidentes mais comuns com o celular (queda ao chão) resulta em uma tela quebrada ou trincada ou com riscos. Enfim, quase sempre a tela cai para baixo (como o pão com manteiga).

Quando isso acontece, o que o consumidor faz? Além de chorar, ficar com muita raiva e um aperto no coração, ele leva o bendito aparelho em uma assistência técnica autorizada para consertar. Depois, vê que o valor é bastante alto e pode representar até 30% o valor do bem.

Em seguida, como o valor é alto demais, o que ele pensa em fazer? Comprar um novo, afinal, já saiu novas atualizações e se é para gastar dinheiro, então, já troca logo. Só que estamos falando em economizar dinheiro, então, essa não é a ação mais sensata a se fazer.

“Apesar de a grande maioria das assistências técnicas trocarem tudo, em 95% das quedas e quebras da tela, a troca seria necessária apenas no vidro e não no LCD inteiro”, diz uma especialista no assunto chamada Tatiana Moura.

Isso quer dizer que dá para recuperar boa parte da sua tela, o que gera uma economia de 70%. A saída aqui é encontrar uma assistência técnica boa e que faça esse tipo de trabalho.

E é o próprio consumidor que pode saber se existe realmente a necessidade da troca da tela toda, sendo que basta observar se a tela tem manchas, se tem riscos e se está com o touch funcionando. Se isso tudo não acontece, então, não precisa trocar o LCD!

E a própria especialista fala que mesmo que exista a necessidade da troca da tela toda, com a LCD, então, é preciso consultar os preços. Se o valor do serviço ficar acima dos 30% do valor do aparelho, a troca não vale a pena.

O jeito é estudar os preços e tomar mais cuidado da próxima vez!

2 – A bateria do celular

O 2º grande mistério que acontece é sobre a bateria do celular… Será que ela foi feita para durar ou para não durar? Afinal, a bateria do celular sempre fica ruim, viciada, acaba e aí é preciso trocá-la também, o que representa um bom gasto no orçamento financeiro.

A mesma técnica especialista no assunto citada acima também fala sobre isso – contando que uma bateria comum de celular tem 500 ciclos “de vida” e isso quer dizer que toda vez que o carregamento atinge 100% ela perde 1 ciclo desse.

Para economizar dinheiro e não ter que ficar trocando a bateria, a saída é começar a estudar isso com pequenas atitudes simples e diárias.

– “As pessoas têm o costume de colocar o celular na tomada mesmo quando ele está com uma porcentagem alta ou mediana de bateria. No entanto, o ideal é deixa-la acabar por completo para depois carrega-lo”.

Fazendo isso, você não desperdiça a bateria. Agora, nem todo mundo tem a paciência e inteligência para fazer isso, né.

E, ao não fazer isso, é provável que a bateria fique insustentável ou estufada necessitando de uma troca imediata – porque se não o celular pode carregar demais e explodir – sim, isso realmente pode acontecer.

“É preciso observar isso porque pode chegar uma hora que o celular nem vai ligar mais. Aí, é a hora de trocar o quanto antes”. O fato é que o indicado é levar em uma assistência de confiança para que a bateria nova seja original para evitar gastos desnecessários de novo.

3 – O celular travado

Outra das reclamações mais comuns é sobre o travamento do celular, que acontece quando ele para de funcionar e a tela congela. Só que nem sempre o fato de o celular travar constantemente significa a troca do aparelho por outro – porque tem solução mais barata!

A especialista conta que quando isso acontece, no que é chamado de congelamentos repentinos, o consumidor deve investigar os motivos de o fato estar acontecendo, já que nem sempre vai necessitar da substituição imediata por outro aparelho mais novo.

A dica é investir quando isso acontece, ver as configurações do aparelho, a memória ram e de espaço, os aplicativos… E outra coisa importante é quanto ao sistema operacional, “quando o sistema é atualizado ele corrige falhas, portanto, uma ideia é atualizar sempre”.

O fato é que sempre tem um jeito de economizar com o seu celular, levando em conta que o cuidado e o zelo com ele são fundamentais para esse processo de “manter a vida útil do seu aparelho saudável”.

Gostou das dicas? Então, indica pros amigos!

Não há posts para exibir