Saiba o que fazer se você receber uma cédula de dinheiro manchada

ANÚNCIO

Talvez você nunca tenha passado por isso. Aliás, isso seria ótimo. Mas, por outro lado, pode ser que tenha passado. Então, temos um problema. O fato é que é preciso considerar regras importantes se você tiver em mãos uma cédula de dinheiro manchada.

O motivo é bastante simples: as manchas rosas nas cédulas de dinheiro quer dizer que elas são provenientes de roubos. Com isso, o Banco Central tem uma regra que deve ser seguida para que você não perca o dinheiro. Continue lendo para descobrir a regra.

ANÚNCIO

Até mesmo porque mesmo que você nunca passou por isso, pode ser que aconteça no futuro. Inclusive, o noticiário está cheio de notícias sobre assaltos a caixas eletrônicos. Logo, cédulas manchadas tendem a aparecer mais no mercado.

As manchas nas cédulas

Primeiramente, vamos entender o que significa as manchas nas cédulas de dinheiro. Ok? Aliás, o melhor jeito de explicarmos é trazendo aqui o exemplo da explosão de caixas eletrônicos. Quando isso acontece, as máquinas soltam tintas para marcar as cédulas.

Portanto, a ideia é tornar as cédulas inutilizáveis para que os assaltantes não tenham eficácia nas suas ações.

ANÚNCIO

Para a Febraban, que é a Federação Brasileira de Bancos, esses dispositivos que soltam tintas são bastante úteis. Tanto é que a tinta colorida torna as cédulas inutilizáveis em casos de ataques de bandidos. Os jatos de tintas são instalados pelos próprios bancos.

Atualmente, mais de 75% dos caixas eletrônicos possuem essa tecnologia. O prazo para que isso chegue aos 100% está previsto para o ano de 2021.

Mas, e quem recebe uma cédula de dinheiro manchada?

Nesse caso, o nosso foco tem que estar no BC, que é o Banco Central. Isso porque é esse órgão que é responsável por criar as regras do setor financeiro nacional. Então, vamos entender essa regra, que é muito clara e simples.

A ideia do BC é evitar que o produto de uma ação criminosa possa ser injeto na economia. Por isso, a dica número 1 é que o consumidor sempre cheque o seu troco para evitar pegar uma cédula de dinheiro manchada. Portanto, aqui vale a ideia da prevenção.

“É importante verificar se o dinheiro tem manchas rosadas. Se tiver, recuse receber essa cédula”, diz o banco. Isso também vale para quem vai sacar dinheiro no caixa eletrônico, independente se for no banco, no posto de combustível, no comércio.

SPC Brasil ensina como economizar dinheiro no dia a dia

A explicativa é que esses pontos são abastecidos com notas usadas também. Portanto, nem sempre você vai pegar uma cédula cheirando nova.

Faltou atenção?

Mas, vamos imaginar que tenha faltado atenção da sua parte. Aí, mesmo sem querer querendo, você pegou uma cédula manchada. O que fazer nesse caso? A dica é procurar a agência do banco no qual você tem uma conta corrente e apresentar a nota.

Dessa forma, o banco será obrigado a trocar o dinheiro com manchas de forma rápida e sem recusas. Está na lei. Inclusive, a regulamentação é do Conselho Monetário Nacional e também do Banco Central do Brasil.

Agora, atenção: esses órgãos determinam que os bancos façam a troca de cédulas disponibilizadas em terminais eletrônicos. Inclusive, o banco responsável pelo caixa eletrônico poderá ser punido.

Sem conta bancária?

Agora, vamos supor que você tenha apenas contas digitais e não conta corrente em um banco físico. Dessa forma, como trocar a cédula de dinheiro manchada? Você deve procurar uma agência bancária, mesmo sem conta corrente.

O mesmo vai valer para quem receber benefícios sociais, como é o caso do Bolsa Família ou do Auxílio Maternidade, por exemplo. Aliás, a pessoa não tem que tirar o extrato da conta e nem fazer o boletim de ocorrência. Basta ir até a agência e pedir a substituição.

Pegou a nota manchada no comércio?

Saiba o que fazer se você receber uma cédula de dinheiro manchada

No entanto, pode ser que você tenha pego a nota no comércio. Nesse caso, obviamente, a responsabilidade não é do banco. Inclusive, a situação fica um pouco pior para você. Mas, ainda assim, o procedimento é o mesmo.

Você deve ir até uma agência bancária qualquer e entregar a cédula. O banco será responsável por anotar todos os dados pessoais e vai enviar a nota para a análise do Banco Central. A partir disso, podemos ter algumas respostas.

Por exemplo, se a mancha não vier de mecanismo antifurto, o cidadão terá o seu dinheiro de volta. Mas, se for feita por esse tipo de dispositivo, aí o cidadão não terá o reembolso. Infelizmente, não há um prazo certo para ter esse retorno.

No entanto, considere que caso a mancha não seja resultado do dispositivo, o banco tem 24 horas para depositar o valor na sua conta corrente. Mas, se não for correntista, o prazo sobe para 3 dias.

Já se a cédula foi manchada pelo dispositivo, a instituição tem 3 dias úteis para comunicar o cliente de que ele não receberá o valor da cédula manchada.

Mais informações!

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, saiba que o BC tem uma página na internet onde cita as cédulas inadequadas à circulação. Lá, além das cédulas manchadas, ele também cita aquelas que estão rasgadas, danificadas, cortadas ou suprimidas.

ANÚNCIO