Cartão de Crédito Pré-Pago: será que vale a pena solicitar?

Você já deve ter ouvido falar sobre os cartões de crédito pré-pago, não é mesmo? Se não os conhece com esse nome, provavelmente, os conhece como sendo os cartões para negativados!

Bom, será que esse tipo de cartão de crédito é bom? Vale a pena solicitar o cartão pré-pago? Afinal, para que serve essa modalidade que cada vez mais tem sido oferecida dentro do mercado financeiro no Brasil?

É para responder todas essas perguntas que criamos este conteúdo. Portanto, hoje você vai aprender o que de tão simples e eficaz existe dentro de um cartão de crédito pré-pago.

Ou seria o cartão de crédito para negativados?

O nome não importa. O que você precisa saber de verdade é como ele funciona e porque ele pode ser uma boa alternativa para você que está em busca de um melhor controle financeiro do seu orçamento mensal.

O que é o cartão pré-pago

Essa 1ª parte do texto é para você entender exatamente o que é o cartão de crédito pré-pago porque apesar de o nome já indicar o seu objetivo, muita gente não consegue entender o seu real funcionamento.

Mas, na real, aqui não há segredos.

Você já ouviu falar dos planos de telefonia pré-pago, não é mesmo?

O que eles fazem?

É um plano onde o consumidor opta por fazer uma carga inicial e depois vai usando os créditos em ligações ou serviços e diminuindo esses créditos.

Quando o crédito termina, o que o consumidor faz?

Ou fica sem usar os serviços e telefonemas ou tem a opção de recargar novamente o plano.

Isso é um plano pré-pago de um celular.

E, sem surpresas, o cartão de crédito pré-pago funciona da mesma forma.

Então, o consumidor pode solicitar o cartão e fazer uma carga inicial para ter créditos o suficiente para realizar compras e pagar com base no que ele pretende: no débito ou no crédito, em várias vezes.

Ah, sendo assim, um cartão pré-pago não parece ter vantagens frente a outros cartões de crédito comuns do mercado financeiro, não é mesmo?

Mas, há sim suas vantagens.

Cartão de Crédito Pré-Pago: será que vale a pena solicitar?

Por que é um cartão para negativados

O fato de ser um cartão para negativados é sim uma boa vantagem.

E isso acontece porque hoje em dia é muito difícil você ter a chance de solicitar o cartão de crédito nos grandes bancos se você estiver com problemas financeiros e com a restrição do nome em órgãos com o SPC e o Serasa.

Portanto, se você estiver com o nome sujo muito dificilmente vai conseguir ter um cartão tradicional.

Já o cartão para negativados pré-pago é possível para todas as pessoas, independente da situação financeira ou da restrição do nome em qualquer órgão que seja, desde o SPC até a Receita Federal.

E o melhor você não sabe: depois que você carrega o seu cartão pré-pago, isto é, coloca os créditos nele, você pode usá-lo como se fosse um cartão de crédito comum: parcelando compras, tendo benefícios das bandeiras e organizando a vida financeira.

Custos do cartão pré-pago

Outra vantagem que tem sim que ser vista com base em outros cartões de créditos mais comuns no mercado atual é o fato de ter custos reduzidos, especialmente no que tange a anuidade do cartão.

Os cartões mais tradicionais custam valores anuais, no que é chamado de taxa de anuidade.

Já no pré-pago não existe essa taxa. Alguns emissores cobram uma taxa de manutenção, mas nem todos.

O ideal é que o consumidor análise a tabela de tarifas de cada emissor do cartão. Na maior parte dos casos, os custos são reduzidos a zero na anuidade e também para as cargas ou recargas.

O importante é considerar que você pode solicitar o cartão sem anuidade, o que acaba sendo uma grande vantagem frente aos produtos ofertados no mercado, que podem custar até mais do que R$ 500 em um único ano.

O que o consumidor precisa se atentar também é ao fato de que essas tarifas não existem ou são reduzidas, porém, existem as taxas de juros que podem ser cobradas em casos específicos, como no atraso do pagamento da parcela, por exemplo.

Então, aí sim é preciso muito cuidado ao solicitar o cartão para negativados pré-pago.

Cartão de Crédito Pré-Pago: será que vale a pena solicitar?

Vale a pena solicitar o cartão

Agora, ao final do conteúdo, a questão que fica é: será que vale a pena ter o cartão de crédito para negativados do tipo pré-pago ou não?

O ideal é você analisar a sua atual situação financeira, sendo que o cartão pode sim ser solicitado se for agregar valor a sua vida financeira.

Quer ver um bom motivo que as pessoas podem estudar para solicitar esse tipo de cartão, que não tem anuidade e é ótimo para o controle de gastos?

No caso de filhos que recebem mesada.

Os cartões pré-pagos são bons nesse caso porque os responsáveis pelos filhos podem fazer cargas mensais, no valor da mesada e fica por conta do filho organizar esse valor.

Claro que é uma maneira muito inteligente de aplicar a educação financeira.

Agora, para os negativados, pedir o cartão pré-pago pode ser bom.

Mas, desde que essas pessoas entendam que o cartão não deve ser usado de forma desenfreada. Ele deve ser usado de forma inteligente.

O que é usar um cartão de forma inteligente?

É você ter em vista que pode parcelar compras necessárias!

Nada de comprar tênis caros e de marcas…

Estamos falando em parcelar a compra de itens totalmente necessários.

Por exemplo, você está com problemas no mercado financeiro e ficou doente. Nesse caso, o cartão pré-pago poderia te ajudar porque você teria  a chance de comprar os remédios e pagar ao longo dos meses.

Todo cuidado é pouco!

Agora, tenha muita atenção porque se está com o nome sujo porque usou o cartão de crédito sem pensar, saiba que pedir um novo cartão não vai resolver o seu problema.

A questão tem que ser estudada e você precisa entender mais sobre a educação financeira.

O cartão de crédito é apenas uma forma de pagamento e não quer dizer que você tenha ganhado esse dinheiro do céu, tá bom?

O dinheiro é seu e você continua tendo o mesmo salário, sendo que o cartão permite uma compra parcelada, nada mais do que isso. Combinado?

Da redação