Cartão do Cidadão – saiba como consultar o saldo e sacar o dinheiro

ANÚNCIO

O cartão do cidadão é um cartão que tem a função de habilitar o saque de recursos e benefícios sociais e trabalhistas. Por exemplo, quem tem direito ao PIS, ao FGTS e ao Seguro Desemprego pode usar o cartão do cidadão para fazer o saque nos caixas eletrônicos.

Assim sendo, todo mundo que tem direitos trabalhistas e sociais pode ter o cartão. Porém, nem todo mundo sabe como solicitar o cartão, como consultar o saldo que tem na conta e nem mesmo como efetuar saques de benefícios usando o cartão.

ANÚNCIO

O conteúdo de hoje é para tratar desses assuntos. Você vai ver que com uma ligação gratuita você já pode pedir o seu cartão e, inclusive, cadastrar a sua senha. Por outro lado, você também pode fazer isso pela internet, através do site da Caixa.

A Caixa Econômica Federal é o banco responsável por fazer a maioria dos pagamentos e dos benefícios sociais aos trabalhadores brasileiros. Por isso, é o banco responsável pelo cartão do cidadão. Continue lendo para saber tudo sobre o cartão.

Para que serve o cartão do cidadão

O cartão do cidadão foi criado para facilitar o acesso aos serviços e benefícios sociais e trabalhistas dos brasileiros. Assim sendo, ele é usado em todos os canais de atendimento autorizados pela Caixa.

ANÚNCIO

Dessa forma, tem direito ao cartão todo trabalhador com direitos, que tenha a carteira assinada, por assinado.

Por outro lado, quem tem uma conta corrente na Caixa também pode receber os benefícios diretamente pela conta, sem que exista a necessidade de ter o cartão.

A verdade é que ninguém é obrigado a ter o cartão do cidadão hoje em dia. No entanto, ele é de grande utilidade para o recebimento de benefícios sociais ou trabalhistas. Assim sendo, poderá ser usado para agilizar o recebimento do PIS ou do abono salarial, por exemplo.

Como fazer o cartão do cidadão

Se você tem o direito e o interesse em fazer o seu cartão do cidadão para facilitar na hora de receber os benefícios, saiba que você só precisa entrar em contato com a Caixa. E você pode fazer isso pessoalmente, em uma das agências, ou pelo telefone 0800-726-0207.

Se você não sabe onde tem uma agência da Caixa, saiba que no site do banco dá para encontrar a mais perto de você. Durante o atendimento, você vai precisar apresentar o seu número de NIS.

Depois de fazer o cartão, você vai precisar criar a sua senha. E você pode fazer isso em uma casa lotérica ou através do número 0800 informado acima. No entanto, saiba que para a criação da senha será preciso informar vários dados pessoais.

Entre eles: a carteira de identidade, a carteira de habilitação, a carteira de trabalho e previdência social, a identidade militar, a carteira de estrangeiros, o passaporte.

Como consultar o saldo do cartão do cidadão

A Caixa Econômica Federal tem uma página online que é para quem quer, justamente, fazer a consulta do saldo do cartão do cidadão. Nela é preciso inserir o login e a senha.

O detalhe é que essa senha não é a mesma do cartão, mas sim do serviço da Caixa. Então, se você nunca fez isso antes poderá criar a sua senha de primeiro acesso na tela inicial. Esse cadastro é muito simples e requer algumas informações pessoais.

Também vai ser necessário comprovar os dados e isso poderá ser feito pelo e-mail que é enviado para você. Depois, você volta para a página inicial, faz o seu login com a senha e tem na tela o seu saldo do cartão do cidadão.

Lembrando que você também pode fazer essa consulta por telefone. O número da Caixa fica disponível de segunda à sexta-feira, das 8 horas às 21 horas e aos sábados é das 10 horas às 16 horas. O número gratuito é o 0800-726-0207.

Como sacar o saldo que existe no cartão

Cartão do Cidadão – saiba como consultar o saldo e sacar o dinheiro

Agora que você sabe como fazer a consulta online do seu saldo de benefícios, o próximo passo é aprender sobre o que é preciso fazer para fazer a retirada do dinheiro, não é mesmo?

Saiba que isso também não é nada complicado. O primeiro passo é você saber sobre qual programa aquele saldo é referente. Mas, de um modo geral, os pagamentos são feitos na Caixa, portanto, se você tem saldo já pode retirar o dinheiro.

E é aí que entra a importância do uso do cartão do cidadão. Com ele em mãos, você poderá fazer saques até mesmo em caixas eletrônicos, correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas.

Sem o cartão do cidadão, você também pode sacar os seus benefícios. No entanto, vai precisar seguir outras dicas. Por exemplo, terá que ir até um caixa de atendimento do banco, aguardar a fila e fazer a sua retirada. Ou se você tiver conta na Caixa poderá receber por débito.

O aplicativo da Caixa

Para terminar o assunto de hoje, saiba que a Caixa também tem um aplicativo que costuma funcionar muito bem para quem quer consultar os saldos, os benefícios e até mesmo a situação cadastral. Ele é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Para baixar o aplicativo, o consumidor precisa acessar a sua loja de aplicativo e seguir as instruções citadas na tela. Para quem tem o iPhone, a página é a App Store. Já para quem tem um Android é preciso acessar a Play Store.

ANÚNCIO