Cartão Clonado – como evitar e o que faze se isso acontecer!? 7 cuidados!

Você sabe quais são os melhores cuidados para não ter o seu cartão clonado? Pode não parecer, mas esse tema é muito importante de ser discutido hoje em dia, quando se fala tanto em clonagens e fraudes!

E é aquela velha história: você acha que nunca vai acontecer com você até que… Acontece!

Então, é hora da gente pensar sobre como evitar e como se prevenir para não ter o nosso cartão de crédito clonado. E por isso, a produção de hoje!

Entendendo a transformação

No passado, tínhamos as cédulas de dinheiro. Isto é, as notas.

Claro que elas também sofriam com as ações dos bandidos. E não era raro encontrar os casos onde elas eram falsificadas.

Tinha muita gente que tinha dinheiro falso nas mãos e passava para outros.

Depois, vieram os cheques, ou seja, também teve muito clone de cheques e você já deve ter ouvido falar de alguns deles por aí.

E, agora, temos o cartão de crédito e o cartão de débito, que são tradicionais, digitais ou mesmo eletrônicos. Só que tem coisas que não mudam: e eles também estão sendo clonados.

A verdade é que qualquer que seja o sistema usado sempre vai ter alguém querendo burlá-lo.

E o cartão, por se tratar de dinheiro, precisa ser usado com cuidado. Por isso, listamos uma espécie de dicas a serem tomadas para evitar esses transtornos. Confira.

1 – Habilitando o cartão…

Sobre habilitar o seu cartão de crédito.

Ao liberá-lo, você vai definir junto a operadora que todas as operações que nele existir estão aprovadas porque você autorizou o uso.

Assim, você receba uma mensagem, seja por SMS ou por e-mail. Se isso não acontecer, fale com o seu banco e peça essa opção de recebimento de mensagens, que muitas vezes é gratuita.

E essa regra também serve para os cartões adicionais.

2 – O contato da central de atendimento!

Outra coisa é sobre ter sempre o número da central de atendimento no seu celular ou até mesmo com alguém que você confia porque se alguma coisa não estiver parecendo muito bem, você vai ligar e fazer o contato diretamente.

Aí, você pode contar o que está acontecendo e o banco pode bloquear o cartão até que o problema se resolva.

3 – Atualizando o cadastro…

Isso é muito importante: tenha sempre o  seu cadastro atualizado na central do seu banco porque eles vão te ligar em caso de alguma compra ou alguma movimentação suspeita!

E, por sinal, sempre esteja atento para receber estas ligações.

4 – Cuidados com a senha!

Por se tratar de um meio de compra eficaz, que representa o nosso dinheiro, nunca de a senha para ninguém.

Lógico, também anote essa senha em algum lugar seguro para que você caso venha esquecer você possa pesquisar. Só que tem que ser um lugar seguro mesmo e nunca no próprio cartão.

No telefone, nunca passe a senha para ninguém. Nunca mesmo!

Ao entrar em uma loja, fazer uma compra e pagar com seu cartão, evita te dar o cartão para alguém na hora de passar na maquininha.

E evitar de digitar a senha na frente das outras pessoas também.

5 – Usando o caixa eletrônico…

Muita atenção nisso: quando for usar o caixa eletrônico para sacar dinheiro.

Antes de entrar ao banco, toma cuidado para ver se você não está sendo seguido.

Evite também pedir ajuda e comunicar com pessoas estranhas nesses momentos.

Você já deve ter visto na internet os caixas eletrônicos clonados, onde se coloca uma máscara em cima daquela máquina de saque, ou seja, estão clonando toda a sua movimentação. E isso é um problema!

Aí, tem outra coisa: as vezes o seu cartão vai ficar preso no caixa, né. Se acontecer isso, você procura algum agente bancário ou liga para operadora do cartão e não saia de lá até resolver.

6 – As compras online!

Mais um dos problemas que tem causado a clonagem dos cartões tem a ver com as compras pela internet.

Principalmente quando você acaba passando os seus dados e do dados do cartão, como a data de validade, etc.

Essa compra pode ser sim daquele objeto ou serviço que está pagando, mas pode ser algo que efetivamente pessoa está usando para outras compras também.

As vezes não é aquela empresa, mas são os hackers!

Páginas como da Americanas.com, Submarino, Magazine Luiza são sempre hackeadas. E ficam muito parecidas com as originais.

Tem pessoas más nos dias atuais, que estão vasculhando toda sua vida financeira e pegando o seu dinheiro sem você notar.

Para que você possa ter o mínimo de segurança, você deve ter o seu computador com os antivírus atualizado e sempre ficar atento ao alguma movimentação.

Mesmo porque você está entrando em um ambiente que muitas vezes é um ambiente eletrônico e muito arriscado. E se você sentir que tem alguma coisa errada, desconecte imediatamente!

Muitas atenção as lojas virtuais: porque tem que ter aquele cadeado, sistema de segurança, que indica que é um site seguro.

7 – Olhando a fatura do cartão…

É preciso que você confira tudo que você comprou e que está na fatura do cartão.

Tenha um tempo especial para isso, já que é fundamental porque você pode ter problemas.

Quando alguém clonar o seu cartão, eles compram muito similar aquilo que você vem consumindo para você não perceber que ele foi clonado.

Então, as vezes você nem percebe. Lembre-se que todo cuidado é pouco!

Não há posts para exibir