Tem 20 anos? Veja como ter uma Carreira de Sucesso em 7 Passos

ANÚNCIO

Se você tem 20 anos ou um pouco mais, provavelmente, deve estar em início de carreira e deve ter como um dos itens da lista das suas metas o de alcançar o sucesso financeiro nos próximos anos. Afinal, quem nunca sonhou com uma carreira de sucesso logo no começo da vida profissional? A verdade é que, na maioria das vezes, isso leva mais tempo do que imaginamos…

Ah, mas tudo bem se pensarmos que você ainda tem muito tempo para aprender coisas novas e tentar ser o profissional que tanto almeja. Agora, vamos estipular um prazo: 10 anos. Vai, você concorda que ter uma carreira de sucesso em 10 anos é um bom começo, não concorda? Para isso, consultamos 7 dicas propostas pelo site The Everygirl, que ensina como construir uma carreira de sucesso. Curte só!

ANÚNCIO

1 – Metas Flexíveis: Você ainda é jovem. Isso quer dizer várias coisas, entre elas que você terá um bom tempo para se dedicar à vida profissional, o que será ótimo para que você consiga manter o foco nesse objetivo. Porém, é preciso metas: Aonde você quer chegar? Em qual cargo você pretende chegar?

Guie-se em um longo objetivo e caminhe em direção à isso com pequenos passos. Porém, lembre-se que a vida pode trazer eventos inesperados, o que significa que, obviamente, você tem que se adaptar à novos objetivos de tempos em tempos e não só isso, você precisa ser flexível quanto à isso. Seja fiel, mas seja também, flexível!

ANÚNCIO

2 – Faça algo que Goste: Já descobriu sua paixão? Se não, faça isso enquanto é tempo. Agora, conforme os psicólogos e especialistas, é o momento de você tentar, errar e se descobrir no mercado de trabalho. Se não fizer isso agora, você não terá condições para fazer isso depois. Pensa com carinho: se você começou a trabalhar com aquilo que não quer, mude de direção porque, com certeza, existe uma profissão que lhe deixará mais feliz.

“Os 20 anos são a idade perfeita para explorar as possiblidades que sua carreira oferece”. Isso porque quanto mais você procrastina, mais tempo e energia você gasta com algo que não é a sua verdadeira paixão. Por isso, se você quer tentar algo novo, não tenha medo, converse com pessoas da área, especialize-se e vá adiante!

3 – Rede de Contatos Profissionais: Não importa qual é a área, sempre vai existir pessoas especializadas no assunto e que estão dispostas à passar adiante as suas experiências. E, para além disso, ter uma boa rede de contatos será fundamental para chegar aonde você deseja. Atualmente, existem muitas formas de fazer isso, uma delas é pelo LinkdeIn, mas não só. Confira alguns meios de conseguir um bom grupo de amigos profissionais.

  • Twitter: É preciso, no mínimo, tomar cuidado para não atirar no próprio pé já que essa rede social é a queridinha de reclamações por expor as indignações das pessoas para com a vida.
  • Reunião de Família: Pode acreditar! É um networking que pode ser muito bom para o seu negócio. Na época, o Marketing nem tinha esse nome, mas temos que sua vó pode saber muitas coisas sobre ele. Afinal, qualquer conversa sobre o tema pode fazer surgir algum insight.
  • Trabalho Atual: É aqui você pode manter uma rede de contatos profissionais. Isso será possível se você seguir a regra de sair um pouco da zona de conforto. Marque Happy Hour com o pessoal do trabalho e fale sobre inovações, ideias e deixe o assunto fluir.
  • Eventos Sociais: Desde projetos voluntários até casamentos, palestras e workshops… Em todos os lugares existem pessoas que quando juntas podem fazer daquele momento uma grande oportunidade. Você só não pode tirar o foco do evento para sobrepor o seu netwoking, ok? Tenha modos!
  • Na fila do pão: ou do banco, que seja. Esses momentos, normalmente impacientes, é uma oportunidade de networking. Afinal, por mais complexo que seja, o networking é apenas uma conversa, que pode, involuntariamente, acontecer em qualquer lugar. Surpreenda-se.

4 – Marca Pessoal: Também é chamado de Personal Branding ou Marketing Pessoal e nada mais é do que você fazer a própria propaganda da sua carreia. Para isso, é preciso ser ativo nas redes sociais, MAS de maneira profissional. Então, aproveita algumas oportunidades e escreva para blogs ou voluntaria-se.

Tem 20 anos? Veja como ter uma Carreira de Sucesso em 7 Passos
Reprodução: Google

5 – Conhecimento: É fundamental que se tenha conhecimento para ter sucesso profissional. Isso vale para qualquer área e para qualquer função. Mesmo aquelas atividades mais simples, exigem conhecimento, se não for o técnico, deve ser o de concentração, de habilidade ou de qualquer área. O importante é conhecer sobre e saber sobre o assunto. E com 20 anos, você tem todo potencial para conseguir isso. Então, leia, pesquisa e escute com atenção todos os feedbacks e as críticas, que só te farão crescer.

6 – Desempenho: Conforme os especialistas, um dos melhores conselhos é anotar todas as estatísticas profissionais que vão acontecer durante a carreira. Isso porque depois, quando você for fazer uma grande analise da sua evolução profissional, não vai conseguir lembrar-se de tudo, se não tiver anotado. O melhor exemplo sobre isso vale para o pessoal que trabalha com vendas e tem metas a ser batida. Assim, depois de algum tempo é possível ver o nível de evolução.

Esse registro adequado pode ser feito de forma, como em um arquivo do Google Docs, por exemplo.

7 – Arrisque: Assuma o risco enquanto há tempo. Porque arriscar, vamos combinar, vai ser uma decisão difícil a ser tomada em qualquer momento da sua vida, mas, se é feita aos 20 anos, e se algo der errado, você ainda terá muito tempo para recuperar a positividade. Arriscar-se é fundamental para crescer. A dica é: não se contentar com o que já tem e buscar sempre aquilo que é justo e confortável para o seu perfil.

Ainda sobre esse assunto de ter vinte e poucos anos, as meninas do blog Finanças Femininas fez um artigo muito bacana sobre “as 8 coisas que eu queria saber sobre dinheiro aos 20 anos” e nós vamos reproduzir uma parte. Confira.

Você É Otário Ou Quer Ficar Rico? – PARTE 2

8 Coisas que eu queria saber sobre Dinheiro aos 20 anos

Essas coisas, que vão ser ditas mais adiante, elas… Como podemos dizer? A gente sempre soube delas. Na verdade, nunca demos a atenção que precisava. Isso envolve vários fatores, seja pelas expectativas altas demais ou pela confusão mental da época da vida, que envolve questões pessoas e profissionais.

Nesse momento da vida o conselho é inestimável. Por isso, mesmo que o assunto pareça chato, é preciso dar atenção e entender cada ensinamento.

1 – Tudo que entra, sai: É isso! Seja pelo seu primeiro emprego ou pela sua primeira mesada… Tudo que entra, sai. O hábito de não controlar as finanças pode te levar ao descontrole desde essa época e tudo isso pode ser revisto com atenção em itens como os gastos excessivos aos finais de semana ou com compras desnecessárias. O conselho é: “Não gaste tudo que tem em conta e fique de olho no seu consumo com o Cartão de Crédito”.

2 – Tudo que vem fácil, vai fácil: Dinheiro fácil não existe não, amigo! Então, já vai o conselho: “Dê valor ao dinheiro que chega na sua conta bancária”. Essa lição só é aprendida, na maior parte das vidas, quando o seu dinheiro começa a ser fruto do seu próprio trabalho porque é aí que nasce a necessidade do esforço, do planejamento e do valor. Se você ganha dinheiro dos pais ou de herança ou se ganhou uma bolada na loteria, provavelmente, pode ser que você não tenha controle sobre suas finanças.

3 – Não vale a pena trabalhar apenas pelo dinheiro: Nós sabemos que você já fez muitos planos para quando ganhar muito dinheiro. Inclusive, já deve ter imaginado também que quando pegar o 13º salário vai querer comprar algo bem caro, afinal, você merece, né? Mas calma lá, jovem. O que acontece, na prática, é que só o dinheiro não é capaz de te deixar feliz. O conselho? “Ter dinheiro é bom sim, mas ele não pode ser o objetivo final”.

4 – Colher os Frutos demora mais do que Imaginamos: Isso é tão verdade que não deveria estar em um texto apenas para jovens de 20 anos. É muito complicado ter a noção exata de quanto levará para termos os resultados que esperamos na nossa carreira. Assim, se você tem 20, vai acreditar que aos 25 terá uma vida mais tranquila. Se tem 25, vai pensar que com 35 é que isso vai acontecer. Mas, cuidado com as frustrações. O conselho é: “Trabalhar duro e investir em si mesmo, com foco e com paciência para que os frutos nasçam no seu tempo”.

7 Atitudes para Ficar Rico que todo mundo sabe, mas só os milionários fazem!

5 – Quem não arrisca, não petisca: A sua juventude é algo que te trará muitas lembranças. E é o exato momento para você explorar aquilo que ainda não conhece, mas que pode lhe abrir novas portas. Se a sua escolha não der certo, não se culpe. “Os erros de hoje, exatamente de quando você tem 20 e poucos anos, são os que mais vão lhe trazer experiências no futuro”. Acredite.

6 – Tempo vale mais do que Dinheiro: “Não espere a vida passar para perceber o quanto o seu tempo é valioso”. Cara, dica de ouro essa aqui. A maior parte das pessoas gastam toda a energia que tem em todo o tempo que tem para trabalhar cada vez mais e ganhar mais dinheiro nesse tempo. Mas, é preciso por na balança os motivos de ganhar esse dinheiro.

De que adianta trabalhar tanto se não vai reservar um tempinho para pode usufruir de tal ganho? Trabalhe sim, e muito, mas saiba reconhecer a hora de pausar e curtir a família, os amigos.

7 – Analise o que Você Precisa Ter: Você está fazendo estágio e recebendo uma bolsa de 1 mil reais, daí, logo no primeiro salário, vai lá e compra um tênis de 900 reais em 10 pagamentos de 90 reais. Então, mesmo sendo apenas 90 reais por mês, você gastou quase o salário todo em único tênis. Acha que está certo isso? Você realmente precisava de um tênis desse valor?

Essas situações são muito comuns e, digamos, precipitadas. “Com seu dinheiro em mãos, avalie o que é realmente necessário e faça uma reserva de emergência, além do controle dos gastos”. Esses são passos certos para você prosperar.

8 – Na fartura, muitos amigos. Na dificuldade, só os verdadeiros: Essa é uma situação muito comum e costuma acontecer, infelizmente, corriqueiramente. É aquela pessoa que está em todas as festas, sempre cercada de gente, que banca a noite para todo mundo, empresta dinheiro, dá carona…

Tem 20 anos? Veja como ter uma Carreira de Sucesso em 7 Passos
Reprodução: Google

Mas, na hora do vamos ver, são poucas as que permanecem do lado. Se você é mão aberta e tem muitos amigos por isso, tome cuidado. “É cilada, Bino”. O conselho, infeliz conselho, é: “O dinheiro pode trazer amizades que não valem a pena”.

A Melhor Dica para Cuidar Bem do Seu Dinheiro

A verdade é que precisamos dar a devida importância ao nosso dinheiro. Se nós não sabermos como controlar nossos gastos, nós vamos ficar, sempre, presos à nossas crenças e não vamos nos abrir para aprender tudo o que precisamos sobre isso. E a questão é muito simples: é só pedir ajuda.

E aqui, entenda pedir ajudar como buscar conhecimento. Fale com pessoas que realmente entendam do dinheiro. Saia da boiada. Hoje, a maioria das pessoas está endividadas, então, sinceramente, o conselho dessas pessoas você pode ignorar. Você precisa crescer, financeiramente falando.

Equação do Sucesso? Trabalho + Otimismo = Muito Dinheiro

A sua única obrigação é perguntar aquilo que ainda não sabe . Não há problema nenhum em perguntar o que não sabe, o problema está em quando você não sabe e continua sem saber. Tire suas dúvidas. Aprenda que não existe dúvida boba ou banal, o que existem são dúvidas não respondidas por vergonha de não ser perguntadas.

Reconheça as suas deficiências quando o assunto é o dinheiro. Essa é a Melhor Dica para o Seu Sucesso Financeiro.

Com informações do Finanças Femininas

ANÚNCIO