Calendário do Bolsa Família – aprenda como consultar online pelo aplicativo

Você sabia que dá para consultar o calendário do Bolsa Família sem ter que ir até a agência da Caixa? Sim, é verdade. E nem na lotérica você precisa ir. Aliás, nem precisa sair de casa. Pelo aplicativo gratuito você pode consultar o dia de pagamento e até mesmo o saldo do programa.

O app grátis foi criado pela Caixa e está disponível para celulares iOS e Android. O download é simples e a partir de alguns dados pessoais já dá para começar a fazer as consultas da onde você estiver e sem ter que pagar nada por isso – você só precisa ter o app e estar conectado.

Nos próximos tópicos, você vai ver as informações sobre o calendário do Bolsa Família, sobre o aplicativo gratuito desenvolvido pela Caixa e também como fazer a instalação no seu celular.

O calendário do Bolsa Família

O calendário do Bolsa Família é atualizado anualmente pelo governo federal e pela Caixa Econômica Federal. Sendo assim, para cada mês do ano há um dia certo de pagamento que é feito. Logo, o beneficiário não pode fazer o saque dos recursos antes dessa data.

Por isso mesmo é que é muito importante saber sobre o calendário do Bolsa Família, que indica os dias certos dos pagamentos. Bom, mas quais são essas datas? A verdade é que elas vão acontecer a partir do último número do cartão do Bolsa Família do beneficiário.

Então, para cada número há uma data correta. Por exemplo, em abril de 2020, os beneficiários que possuem final 1 no número do cartão começaram a receber o benefício no dia 16. Enquanto isso, o final 2 recebeu no dia 17 e o final 3 em 20 de abril. E assim por diante.

Em resumo, “o dia do pagamento vai ser definido a partir do último número do NIS. Observe no seu cartão o número e confira no calendário o dia que você vai receber em cada mês”, informa a Caixa.

Mas, observe que para cada mês há uma data certa. Portanto, qual é a saída? Uma boa ideia é ter um aplicativo de celular gratuito que mostre esse calendário online e a qualquer momento, não é mesmo? A boa notícia é que esse aplicativo existe e vamos falar dele abaixo.

O aplicativo do Bolsa Família

Agora que você sabe da importância do calendário do Bolsa Família, a próxima etapa é saber como baixar o aplicativo do programa no celular para fazer a consulta do dia do pagamento. Aliás, no próximo tópico você também vai ver que dá para fazer outras pesquisas pelo app.

Basicamente, sobre o aplicativo, o que você tem que saber é que ele foi criado pela Caixa, que é o banco responsável pelo pagamento desse benefício social. Além do mais, ele está disponível de graça para quem tem um celular com o sistema Android ou iOS.

Veja o que a própria Caixa fala sobre ele: “permite o acesso ao calendário de pagamentos, sobre a situação do benefício, a consulta das últimas parcelas”. Além disso tudo, você ainda fica sabendo qual é a agência da Caixa mais perto de você – para fazer os saques.

O aplicativo é bom? Uma forma de saber sobre a utilidade e aplicação do programa é analisar o que os usuários falam sobre ele. No Google Play Store, que é a plataforma de apps do Android, ele tem uma nota 3,8 de um total de 5, o que mostra que é indicado.

Como baixar o app

E é o próprio banco que explica, em uma espécie de passo a passo, como baixar o aplicativo e começar a usar no celular. Sendo assim, seguindo a ordem, você tem que abrir o aparelho, ir até a loja de aplicativos, buscar o app do Bolsa Família.

Depois, você instala no seu aplicativo, aceita os termos e condições. Após a instalação, você pode abrir o programa e começar a usar. Se você tiver alguma dúvida sobre esse processo, que é simples, dá para saber mais no site da Caixa também.

Inclusive, vamos deixar os links corretos do app do Bolsa Família para quem vai baixar:

Aqui demos um passo a passo muito simples para quem quer baixar o aplicativo. Agora, se você quer um guia mais completo, saiba que também já fizemos um conteúdo assim. Lembrando até mesmo que o app também pode ser baixado no Windows Phone.

Também dá para consultar o saldo

Quando você está entre as famílias selecionadas pelo programa, você passa a ter direito a receber o pagamento do Bolsa Família. Porém, nem sempre a gente sabe se tem saldo disponível para o saque, não é mesmo?

Então, considere que você pode usar o aplicativo do programa, que citamos acima, para ver não apenas o calendário do Bolsa Família, mas também para consultar o saldo disponível. Lembrando que o dia do pagamento vai depender do último número do cartão.

Além disso, cada tipo de benefício tem um valor. E ele vai depender de qual tipo de benefício a sua família está enquadrada. Basicamente, o benefício pode ser o básico (auxílio de R$ 89 mensais) ou variável (valor que pode chegar até R$ 205 no mês).

Por fim, saiba que em caso de dúvidas, a Caixa também deixa o seu canal de atendimento por telefone disponível, que é o 0800-726-0207.