Cadastro Positivo do cartão do Nubank – o que é isso?

Você sabe o que é o cadastro positivo do Nubank? Bom, o cadastro é algo que precisa ser feito para solicitar o cartão e usar os serviços. Já o fato de ser positivo é extremamente importante para que o Nubank aprove seu pedido e te dê a liberdade de usar tais serviços.

Esse assunto é importante, portanto, porque vai te ajudar a entender por que, como e de que forma ter o cadastro positivo para melhorar o seu score financeiro e ter o cartão Nubank, o serviço Reward e o acesso a outros serviços da empresa.

Cadastro Positivo do cartão do Nubank – o que é isso?

Cadastro positivo no Nubank

Para você descobrir se é um cliente premium, saiba que já liberaram essa função no aplicativo – é só ir no aplicativo do Nubank e em “meus dados“. Vai aparecer uma tela e você deve entrar em “alterar a senha do aplicativo“, “atualização cadastral“, “atualizar renda mensal“.

Por fim, você clica em “ativar cadastro positivo“.

E o que aparece em seguida? Possivelmente, o seguinte: “O cadastro positivo é um serviço que usa seu histórico de pagamentos para melhorar seu crédito no mercado“.

Muita atenção para esta frase, ok?

Porque se seu histórico de pagador não for bom e você esquece umas contas alguma vez ou paga atrasado, o cadastro positivo pode te ferrar ao invés de te ajudar. Então, ele vai de mocinho a vilão bem rapidamente.

“Aqui no Nubank podemos usar esses dados para aumentar seu limite no roxinho – Gostaria de ativar seu cadastro positivo agora”?

E aí, o que você acha?

O Nubank diz mais: “os seus dados serão armazenados pelo nosso parceiro Boa Vista Serviços“.

O importante é notar que o Boa Vista é como o SPC e o Serasa, órgãos de defesa ao crédito e cada empresa pode usufruir de um tipo de cadastro positivo. No caso do Nubank, eles escolheram o Boa Vista.

“Se preferir, você pode fazer isso depois em Ativar Cadastro Positivo na seção Meus Dados no app. Leia também os termos de uso“.

E tem o botão de clicar para ativar o cadastro positivo.

“Em breve poderemos usar seus dados positivos para melhorar sua experiência“

Eles vão ver se você paga tudo em dia. Não só as faturas do Nubank, mas todas que estão em seu nome. É para isso que a consulta no Boa Vista serve, entende? Enquanto o Nubank verifica apenas o histórico das compras no cartão Nubank, o Boa Vista consegue checar outros cartões também.

Além dos carnês, boletos, investimentos, financiamentos, etc.

“O que ganho ao participar do Cadastro Positivo”?

Agora, vamos olhar as seções Dúvidas do Cadastro Positivo para ver o que o Nubank nos explica sobre isso. Mesmo porque já ficou bem claro como participar, né.

“Ao participar do Cadastro, esse boletim da sua vida financeira te ajudará a ser reconhecido como um bom pagador no mercado“.

Se é mau pagador, o conselho que dou é não fazer o cadastro justamente porque o Boa Vista vai checar tudo. E aí, você queria aumentar o seu limite. No entanto, se o seu histórico é ruim, o Nubank pode não fazer isso – ao contrário: começa a restringir o uso.

“Aumentando suas chances de conseguir um financiamento ou um crediário com juros menores. No Nubank, queremos usar o cadastro para oferecer condições de crédito mais vantajosas para nossos clientes e para convidar ainda mais pessoas que atualmente estão na nossa lista de espera”.

E continua: “É bom para todos, para você e para quem vai te fornecer crédito“.

Lógico que é bom para quem fornecerá crédito porque terão mais informações suas, sobre praticamente sua vida financeira inteira. Desde quando você era estudante e teve o 1º cartão crédito até agora, com os financiamentos.

Essa parte das informações que estarão no Cadastro Positivo é interessante de ler porque aqui inclui tudo mesmo: pagamento de parcelas de crédito, cartão, empréstimos, financiamentos, contas de energia, de água, etc.

Só que aí vem o porém: “Pagamentos feitos à vista, em dinheiro ou no cartão de débito, investimentos e poupanças não são considerados no seu Cadastro Positivo“.

Ué, por que não entra? Porque é só pelo CPF que eles registram a conta. E geralmente quando se paga algo à vista, ninguém dá o número do CPF lá, né.

Porque no cadastro positivo do Nubank dá o direito de puxar dos outros fornecedores e ler que a conta foi paga quando isso acontece na função de crédito ou com uso de cartões de crédito ou quando há emissões de boletos, esse tipo de coisa. Entendeu?

“Fazer parte do Cadastro Positivo aumentará meu limite“?

“Por ser uma iniciativa recente, precisamos de mais algum tempo para conseguir usar o Cadastro Positivo em decisões de aumento de limite. Estamos trabalhando nisso a todo vapor.“ Beleza. Não respondeu nada sobre o que queríamos saber.

Então, qual é o direito do consumidor para este caso? Lembrando que você pode ativar o cadastro e também pode sair do Cadastro Positivo. Quais são seus direitos?

“Acessar gratuitamente suas informações positivas e solicitar a retificação delas. Cancelar a sua participação. Pedir que suas informações não sejam consultadas em determinados períodos ou entre pessoas específicas. Ter suas informações utilizadas somente para os fins definidos por lei.“

Nós lemos no app do Nubank as principais dúvidas sobre o Cadastro Positivo. E muita coisa ficou mais clara, aqui.

Cuidado!

Agora, o que queremos é que você tenha cuidado ao sair por aí ativando o seu cadastro positivo do Nubank. Isso porque se o seu score é baixo e pensa em aumentar seu score de crédito, o Cadastro Positivo é uma boa alternativa apenas se você paga suas contas em dia.

E você precisa colocar algumas contas no seu nome para os registros serem feitos, como a de luz, de energia, da internet, do telefone, do celular, etc. Não adianta abrir o Cadastro Positivo e não ter nenhuma conta no seu nome.

Para quem tem um bom score financeiro, abrir o cadastro positivo pode ser bom sim. Mas, para quem não é e tem restrição no nome, o ideal é ficar longe disso por enquanto!