Selecionamos 6 reflexões financeiras sobre a bolsa de valores na pandemia

ANÚNCIO

A bolsa de valores na pandemia deu o que falar. De paralisações e quedas acentuadas até mesmo uma alta quase que inesperada por lado de alguns papéis. Para quem já investia lá, o momento foi certo: é hora de investir mais. Porém, há quem retirou os papéis, também.

O fato é que não existe um jeito certo ou errado de investir na bolsa de valores. Mas, existem reflexões que podem nos guiar pelos melhores caminhos. Abaixo, nós separamos frases célebres de gente que conhece do assunto.

ANÚNCIO

Obviamente, nem toda frase foi ditada agora, durante a pandemia. Porém, de um modo geral, elas acabam sendo úteis nesse momento tão “atípico” da bolsa de valores do Brasil e do mundo todo. Confira mais sobre o que dizem essas personalidades financeiras.

1 – Warren Buffett

“A menos que possamos ver como os nossos investimentos em ações perdem 50% sem entrar em pânico, não devemos investir em ações. A incerteza é o amigo fiel de quem compra ações a longo prazo”.

Aqui vale uma dica das mais valiosas, não é mesmo? Primeiro que não é porque todo mundo está comprando ações que você deveria comprar. Segundo que não é porque a renda fixa está ruim que você tem que ir para a variável.

ANÚNCIO

De modo geral, podemos pensar que o que Buffett quer dizer que você precisa ter uma boa estratégia para investir em ações, sendo que deve considerar também a possibilidade de perda, já que é um mercado que oscila muito – para mais e para menos, obviamente.

2 – Benjamin Graham

“A curto prazo, o mercado é uma máquina de voto. Mas, a longo prazo é uma máquina para pesar”.

O Graham é um carinha bem antigo, que sempre deixou muitos ensinamentos para nós. Do lado financeiro, também. Nessa frase, podemos considerar que a bolsa de valores para o curto prazo é só para especialistas, os traders. Fora isso, pense nele mais a distante.

3 – George Soros

“Se investir é entretenimento e nós estamos a divertir, provavelmente não estamos a ganhar dinheiro. Investir bem é aborrecido”.

Soros já é mais conhecido, inclusive, porque ele tem livros e um foco muito grande em ações. Logo, ele faz isso estudando muito e não brincando, como você pode ler na frase que ele citou. Bolsa de valores é coisa séria, amigo.

4 – Peter Lynch

“Toda gente tem capacidade mental para ganhar dinheiro na bolsa, mas nem toda gente tem estômago. As pessoas suscetíveis devem evitar totalmente as ações e os fundos de investimentos”.

Mais uma frase para pensar a bolsa de valores na pandemia é do Lynch, que sempre é citado nessa área. Inclusive, ele fala sobre algo que muita gente procura: “ganhar dinheiro na bolsa de valores”. Agora, você notou o que ele disse?

Mesmo isso sendo possível, você tem que ter estômago. E entenda que estômago não é apenas o órgão do corpo. É uma palavra que representa bem mais do que isso, viu. É preciso ter “conhecimento”, “coragem”, “estratégia”, etc.

5 – John Templeton

“A primeira regra de investimento é comprar barato e vender caro. Mas, muitas pessoas têm medo porque temem que a bolsa caia ainda mais. Então, podemos perguntar-nos: quando é o momento para comprar barato? A resposta é: quando o pessimismo estiver no seu ponto mais alto”.

Templeton é outro senhor dos investimentos. E muito especializado na bolsa, em ações, empresas. Para ele, a ideia de comprar barato e vender caro funciona. O duro é saber quais são esses momentos. E você, sabe?

6 – Nassim Nicholas Taleb

“Quando um investidor se centra no curto prazo, está a observar a volatilidade da carteira e não as rentabilidades. No fundo, está a deixar-se levar pelo aleatório”.

Para terminar a nossa lista de frases financeiras, temos aqui Nassim, que é um cara bem moderno, que tem sido estudado por muitos novos investidores. Ele tem um pensamento muito inteligente sobre bolsa de valores na pandemia, como está na frase acima.

A volatilidade pode enganar muita gente, mas a rentabilidade, não. E essa, por sua vez, é vista no longo prazo e nunca no curto. Entendido?

Ainda sobre frases financeiras

Se você é alguém que gosta de se inspirar em frases financeiras e acha que pode aprender com elas, saiba que temos outras. A gente já criou um conteúdo aqui com 20 delas. Inclusive, do próprio Buffett.

bolsa de valores na pandemia

Mas, além dele, também citamos outras personalidades que não são tão focados nos assuntos financeiros assim, só que possuem conhecimento sobre o mercado. Como Allan Peron, Will Smith, Natasha Muson e muito mais.

Só que nesse conteúdo o nosso foco não foi falar apenas da bolsa e sim das finanças, de um modo geral. Tem uma que achamos muito incrível, que vale citar aqui mesmo, é do Ayn Rand: “dinheiro é uma ferramenta que pode te levar onde quiser. Mas, não substitui o motorista”.

Ainda sobre a crise do coronavirus

Apesar de tantas mudanças nesses últimos meses, o que sabemos é que o mercado financeiro não parou. Sendo assim, nós sempre publicamos conteúdos atuais aqui. Inclusive, dois deles fizeram sucesso porque foram lidos muitas vezes. Veja quais são:

Como você pode ver são temas importantes. O primeiro cita aquelas ações da bolsa que surpreenderam muita gente. Enquanto o mercado todo caia, elas subiam. Curioso para saber quais são? Leia. A outra matéria é sobre um curso, para quem estava com tempo livre.

ANÚNCIO