Billions – Uma Série para quem quer aprender mais sobre o Mercado Financeiro

ANÚNCIO

A série já está na sua terceira temporada (com 36 episódios) e é disponibilizada no Netflix.

Na tradução, é “Bilionários” e assim torna muito fácil imaginar o assunto principal do enredo. Mas, calma, nem tudo é o que parece. O assunto não fala de consumo, futilidades da alta sociedade ou da vida luxuosa de alguns “falsos” milionários.

ANÚNCIO

Brian Koppelman e David Levien são criadores que surpreenderam ao trazer para a trama elementos cotidianos dos grandes negócios que pouquíssimas vezes são retratados na televisão.

Billions fala de um embate entre Bobby Axelrod, que é gestor de um bilionário fundo de investimento (Hedge Fund) e Charles Rhode, que é um US Attorney (algo como Procurador da República no Brasil).

A série lembra um pouco a temática de Wall Street, outra série de TV americana que fala do mercado financeiro e suas nuances.

ANÚNCIO

O Enredo de Billions

Axelrod é um exemplo do que chamamos de “sonho americano”. Ele nasceu em uma família pobre e trabalhou em vários subempregos até conseguir chegar à sociedade alta, tornando-se um dos mais influentes gestores de investimentos em Wall Street.

A série, de forma sutil, critica o caminho trilhado pelos agressivos e jovens investidores para conseguir os seus bônus milionários feita em transações realizadas.

Isso porque suborno, espionagem e inúmeras outras táticas obscuras e criminosas são usadas para conseguir informações de dentro de corporações e assim permitir a melhor posição nas operações realizadas.

Por um lado, temos o núcleo do Mercado Financeiro, suas transações, os egos e as inseguranças dos milionários de Wall Street e as operações nada convencionais. O procurador trabalha com vários advogados, FBI e Security Exchange Commission (SEC).

A série também fala de conflitos éticos de quem deve fiscalizar o cumprimento da lei, de forma que, em grande parte do tempo, o espectador torce pelo algoz.

Billions – Uma Série para quem quer aprender mais sobre o Mercado Financeiro
reprodução: Google

Elenco de Billions

São várias tramas paralelas que ajudam a manter o espectador entretido e envolvido com os personagens da série. Assunto como: lidar com a imprensa, educar os filhos e outros são tratados de forma acentuada. Toby Moore é um ator considerado importante, por exemplo, e faz o papel do braço direito do Procurador.

Maggie Siff e Malin Ackerman são as mulheres protagonistas, além claro dos principais Damian Lewis e Paul Giamatti.

Confira o elenco, conforme informações do Wikipédia:

Damian Lewis 

Como Robert “Bobby” Axelrod, um ambicioso gerente bilionário de um fundo de hedge chamado Axel Capital e um diplomado da Universidade Hofstra que veio de começos humildes.

Ele foi um dos sobreviventes dos ataques de 11 de setembro e paga as faculdades da faculdade dos filhos de seus colegas que morreram no World Trade Center.

Ele é extremamente caridoso e generoso em público, mas usa insider trading e suborno para aumentar a enorme riqueza de sua empresa.

O caráter é frouxamente baseado em Steve “Stevie” Cohen e seu antigo hedge fund SAC.

Paul Giamatti 

Como Charles “Chuck” Rhoades Jr., advogado dos EUA para o Distrito Sul de Nova York. Rhoades é implacável, e tem um gosto particular por criminosos ricos que tentam comprar o caminho da justiça.

Apesar de seu poder significativo como advogado dos EUA , Rhoades luta para não ser ofuscado tanto por sua esposa de maior rendimento, Wendy, como por seu pai bem conectado e muito rico.

Ele foi a Yale (como Giamatti e seu pai) e tem uma confiança cega de que seu pai é um administrador fiduciário. Em particular, ele e sua esposa se envolvem no papel do BDSM, com Chuck como o “escravo” de Wendy.

O caráter é frouxamente baseado em Eliot Spitzer e Preet Bharara.

Maggie Siff 

Como Wendy Rhoades, MD, um psiquiatra, treinador de desempenho interno da Axe Capital e esposa de Chuck Rhoades.

Ela é auto-possuída, motivada e extremamente bem-sucedida. Ela tem um forte relacionamento com Axelrod, seu chefe, com quem trabalha há mais de 15 anos.

Malin Akerman 

Como Lara Axelrod, esposa de Bobby Axelrod e uma ex-enfermeira (que mantém sua licença profissional).

Ela é de uma educação de classe baixa e de colarinho azul, mas deixou seu traseiro atrás. Ela é devotada a seu marido e seus filhos. Seu irmão Dean foi um bombeiro que morreu durante os ataques do 11 de setembro.

Lara não gosta do relacionamento estreito da Axe com a Wendy.

Toby Leonard Moore 

Como Bryan Connerty, Chefe da Força-Tarefa de Fraude de Valores Mobiliários e de Mercadorias para o Distrito Sul de Nova York e o homem do ponto de Rhoades.

David Costabile 

Como Mike “Wags” Wagner, COO da Axe Capital e do braço direito de Axelrod.

Condola Rashād 

Como Kate Sacker, um advogado assistente dos Estados Unidos no distrito do sul de Nova York.

Billions – Uma Série para quem quer aprender mais sobre o Mercado Financeiro
reprodução: Google

Por que Assistir Billions?

Short Squeeze? Chamada de Margem? Aluguel de Ações? Informações Privilegiadas? Perdas e Ganhos Estratosféricos? Stress? Agressividade?

Se você tem curiosidade sobre tudo isso, então, ver Billions já torna-se uma boa ideia.

Na série há muitos ingredientes presentes no mercado financeiro e tudo é encaixado de forma perfeita, mantendo o enredo e a boa atuação dos personagens. Billions retrata a realidade do mercado financeiro, desmistificando muitas informações incorretas que estão na boca do povo.

No mercado de fundos hedge, ser influente e ter boas fontes são requisitos imprescindíveis para ser bem sucedido, por isso, há quem vá além dos limites éticos para viver do lucro deste tipo de negociação. Mas qual é esse limite? Só quem assiste sabe!

Quem viu Gostou?

Na internet é possível encontrar várias críticas e comentários, confira alguns.

“Gostei bastante, basicamente é uma série com personagens inteligentes e beligerantes em conflito constante. A série trabalha os conflitos éticos de quem deve fiscalizar o cumprimento da lei, de forma que, em grande parte do tempo, o espectador se pega torcendo pelo algoz”, Denilton M.

“Série inteligente, intrigante, que retrata os bastidores de Wall Street e tem como cenário Nova York. Atores fantásticos com destaque para os 2 protagonistas. Personagens complexos, trama interessante e surpreendente, além de retratar mulheres fortes e donas de si. Recomendo”, Daniella M.

“Série muito boa, super inteligente e atual, acho que uma das melhores da atualidade. Os personagens são muito bons, assim como a trama, o final apenas deixou um pouco a desejar”, Helen M.

Com informações de CinemaeCerveja

ANÚNCIO