Conheça os benefícios do cartão do SUS e saiba como fazer o seu

ANÚNCIO

Atualmente, o Cartão Nacional de Saúde, também conhecido como Cartão do SUS, é uma opção de documento para quem é atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Neste conteúdo, você vai saber tudo sobre os benefícios do cartão do SUS.

Inclusive, ele é muito usado pelos usuários dos pacientes de hospitais, prontos-atendimentos, pronto socorros e consultórios médicos públicos. Assim sendo, o documento vai ser útil para que as pessoas possam agendar consultas e ter um histórico sobre os seus estados e exames.

ANÚNCIO

Para terminar a introdução deste conteúdo, saiba também que você pode se cadastrar de forma gratuita para ter o cartão do SUS. Ao passo que dá para fazer um pré-cadastro online e, depois, confirmar as informações presencialmente. A gente vai explicar o passo a passo.

Os benefícios do cartão do SUS

Nesse primeiro tópico, nós vamos falar sobre as vantagens de se ter o cartão do SUS. Assim sendo, esse é um ponto bem interessante para quem ainda não tem o documento. A primeira coisa é considerar a unificação das informações.

Isso porque você poderá integrar todos os sistemas dentro do SUS com esse único documento. Por exemplo, você vai ter a sua informação sobre vacina, prontuários eletrônicos, atendimentos médicos e medicações a partir do seu número do cartão.

ANÚNCIO

Para os profissionais da saúde, isso é bom. Aliás, para o paciente também é porque unifica as informações para que elas se tornem coerentes em cada nova consulta ou exame que será feito. No entanto, ainda existem outros benefícios, continue lendo para saber mais.

Outras vantagens

A unificação das informações leva à um histórico de cada paciente. Assim, esse é outro dos benefícios do cartão do SUS. O motivo é que os médicos e profissionais ficam sabendo se a pessoa é hipertensa, diabética, se tem alergias.

Inclusive, isso pode ajudar no diagnóstico de outras doenças também. Além do mais, todo paciente poderá marcar as consultas médicas através do seu cartão do SUS. Com o número, você poderá ir até um posto de atendimento, por exemplo, e agendar o horário.

Como fazer o cartão do SUS

Agora que você já conhece uma boa parte dos benefícios do cartão do SUS, saiba que é ideal aprender a solicitar o seu documento. E o processo é um pouco longo, apesar de ser simples. Por isso, o ideal é você acompanhar esse passo a passo que criamos.

A emissão do cartão

A primeira coisa é fazer a emissão do cartão de saúde. Para isso, você tem que ir até uma unidade de saúde mais próxima. Além do que, também vai ser preciso levar os seus documentos pessoais.

Nos postos de saúde (UBS) você pode ir de segunda à sexta-feira das 8 horas as 17 horas. O mesmo vale para os centros de saúde públicos e os hospitais que atendem o SUS.

10 Formas de Economizar Dinheiro com o Plano de Saúde

O pré-cadastro online

Além disso, você também precisa fazer um pré-cadastro online. Na verdade, esse passo não é obrigatório. No entanto, pode agilizar o processo para você ter a carteirinha do SUS.

Basicamente, ao fazer isso, você evita ter que pegar filas muito longas no atendimento das unidades de saúde. Como fazer? O atendimento online antecipado pode ser feito no Portal do Cidadão, que é um site do Ministério da Saúde.

Fazendo o cadastro

No site indicado acima, você vai precisar completar um formulário pessoal, informando o seu nome completo, o número do CPF, o nome completo da mãe, a data de nascimento e também a cidade de nascimento. Depois, tem que mostrar que não é um robô.

Então, ainda terá que informar o seu e-mail de contato, o telefone atual, o endereço da residência e outros dados que são para o cadastro. Inclusive, o seu e-mail precisa ser ativo porque você vai usá-lo para validar as informações mais tarde e ter a sua senha de acesso.

Se você for aprovado no cadastro e não ter impedimentos vai receber um protocolo eletrônico do CNS no seu e-mail. Então, o próximo passo é finalizar o cadastro.

O pedido do cartão do SUS

Conheça os benefícios do cartão do SUS e saiba como fazer o seu

Após toda parte online, que é recomendável de ser feita, você vai precisar seguir os próximos passos. Eles são: a impressão do comprovante (com o protocolo enviado por e-mail). Aí, você vai até uma unidade de saúde do SUS e solicita a emissão do cartão.

Dessa forma, você não pode esperar mais do que 60 dias para solicitar o cartão na unidade básica de saúde após o pré-cadastro, que foi feito online. E lembre-se de levar no atendimento presencial o comprovante e os seus documentos pessoais para comprovação.

Bônus – o aplicativo do cartão do SUS

Deixamos por último outro dos benefícios do cartão do SUS. Isso porque ele pode não ser interessante para todo mundo. No entanto, é uma forma muito simples e cômoda de ter acesso às informações do cartão. Inclusive, pelo app dá para pedir uma nova via do documento.

O app do SUS se chama DigiSUS e também é verificado pelo Ministério da Saúde. Ele pode ser acessado por todos os cidadãos brasileiros que possuam a carteirinha do SUS. Entre os diferenciais está o fato dele permitir informações em tempo real.

Assim sendo, você pode ficar sabendo sobre consultas, agendamentos, filas de atendimento ou de espera e também sobre os atendimentos prestados em cada uma das unidades que estão vinculadas ao Sistema Único de Saúde.

ANÚNCIO