Aprenda a usar os benefícios do cartão de crédito

ANÚNCIO

É bem comum as pessoas falarem que o cartão de crédito é uma forma fácil de endividar. Tanto é que ele é considerado o vilão número 1 das famílias endividadas. Porém, também dá para usar os benefícios do cartão de crédito e fazer dele um verdadeiro mocinho da história.

Até mesmo porque o endividamento costuma acontecer com pessoas que não possuem controle financeiro e sai comprando qualquer coisa no cartão sem se importar. Se esse não é o seu caso, saiba que você tem tudo para usar o cartão de forma inteligente e vantajosa.

ANÚNCIO

No entanto, se você for alguém equilibrado e centrado na utilização dessa forma de pagamento, a chance de fazer dívidas é mínima. Aliás, estamos aqui para falar justamente do contrário, que são os benefícios e as vantagens de se ter e usar um cartão.

Contudo, não se esqueça que o maior de todos os benefícios que um cartão de crédito pode lhe proporcionar só podem ser alcançados com bom senso. Logo, não adianta aprender tudo que vamos lhe mostrar e fazer o uso errado e ainda culpar o banco.

Saiba que seu cartão é uma ferramenta poderosa

O cartão de crédito é um facilitador de pagamento, pois através dele é possível fazer pagamentos sem a necessidade de ter dinheiro vivo (em espécie) na sua carteira naquele momento da finalização da compra.

ANÚNCIO

Tanto é que não é por menos que ele recebe o nome de “dinheiro de plástico”. Esse grande aliado gera uma bastante segurança e agilidade ao pagar qualquer conta ou comprar objetos.

Ele também pode ser usado como facilitador de compras grandes, pois algumas empresas apenas dividem parcelas de compras mediante a apresentação de algum cartão de crédito. Compras grandes é o mesmo que compras de valores altos, acima dos R$ 300, por exemplo.

Sabendo disso, vamos ao próximo tópico para conhecer melhor dos benefícios do cartão de crédito, já considerando esses aqui que foram citados nesse tópico.

Conheça o funcionamento do cartão de crédito

Como ele é uma ferramenta para transferir o dinheiro para outro destino é preciso fazer depósitos de dinheiro no seu cartão para que esse benefício seja utilizado. Mas, não são depósitos antecipados. Você usa o crédito do banco e depois paga o banco. Entendeu?

É assim que um cartão de crédito funciona. No momento que você optar por uma instituição financeira para solicitar o cartão, saiba também que ele vem com uma bandeira e a partir dela você recebe o benefício de um limite de dinheiro para ser gasto durante um mês.

Mas, não é a bandeira que vai determinar o seu limite e sim o emissor, que pode ser um banco, por exemplo. Obviamente, quanto mais pontuação positiva você tem, maior o seu limite. E isso também vai depender do seu salário e outros fatores.

Depois que quitar o valor que você gastou, o banco irá liberar seu limite novamente.

Veja como usar o cartão como um organizador de finanças

Como falamos no início desse texto, não sabendo utilizar seu cartão fatalmente se envidará, mas se usar seus benefícios corretamente conseguirá organizar suas finanças de uma forma que nuca imaginou fazer.

Muitas pessoas vivem perdendo a noção do quanto gastam e quanto ainda lhe restam para gastar do salário do mês. Isso é um baita problema. Logo, uma solução para isso é colocar algumas contas para serem pagas no cartão de crédito.

E por que isso seria bom? Porque você concentra o pagamento em um único dia. Ou seja, dessa forma, você pode ter um fechamento da fatura próximo ao dia que você recebe o salário. Então, quando receber o dinheiro, você já paga tudo de uma só vez.

No entanto, o cuidado está em não gastar mais do que o seu salário permite. Se você gastar acima do que pode pagar vai ter um problemão porque os juros do cartão de crédito são bem alto, viu. Um dos maiores do mundo inteiro.

Aprenda a usar os recursos do seu emissor

Mais uma coisa para entender os benefícios do cartão de crédito é você saber que os seus gastos do mês poderão ser consultados no seu extrato mensal. Isso é possível através dos aplicativos gratuitos que etmos disponíveis hoje em dia.

Ou pelo próprio caixa eletrônico, se você ainda não é alguém que faz o uso das tecnologias.

Conheça 4 opções de cartão de crédito sem anuidade para economizar

Além dessas contas fixas, toda compra que você efetuar aparecerá no seu aplicativo, podendo assim, consultar quando quiser o valor que já gastou naquele mês e quanto ainda pode usar do seu dinheiro sem estourar seu limite mensal.

O banco te mandará até mensagem através do seu aplicativo toda vez que utilizar seu cartão, lhe ajudando a conter seus gastos.

Reconheça a segurança de andar com o cartão

Imagine que você saiu para pagar uma conta apenas com dinheiro. Chegando na lotérica descobriu que perdeu seu dinheiro no caminho, se não der sorte e encontrar, infelizmente não ter como resolver seu problema.

benefícios do cartão de crédito

Só que perder o dinheiro na rua não é o mais comum e sim ser assaltado. Portanto, não se recomenda andar com dinheiro em mãos hoje em dia. Logo, o cartão é uma forma segura de pagar contas porque ele exige senha e a apresentação do documento do usuário.

Por outro lado, no caso de perder o cartão, você pode bloquear ele rapidamente ligando para o banco e evitando que pessoas mal-intencionadas faça o uso dele.

O cartão Polishop chegou. Conheça os benefícios exclusivos

Clonagem de cartões!?

Você pode estar pensando que existe um grande perigo de clonagem de cartão. Não vamos tampar os olhos com a peneira, isso é verdade e realmente pode acontecer.

Entretanto, se comprovado que alguém está usando irregularmente seu cartão, o banco imediatamente cancela aquele cartão e depois de certo prazo estorna toda aquela grana.

Em caso de fraudes de pessoas que conseguem retirar alguma quantia do seu cartão sem a sua permissão é possível reaver esse dinheiro com o banco porque ninguém pode deixar alguém usar o seu cartão sem apresentar um documento pessoal.

ANÚNCIO