Banco mais Reclamado do Brasil faz mudanças estruturais para atender clientes digitais

A lista dos bancos mais reclamados do 1º trimestre de 2017 já saiu e, como era de se imaginar, o Banco do Brasil foi o campeão, ocupando a 1ª posição, conforme informações do Banco Central, divulgadas na sexta-feira (5).

O fato já era esperado, ao menos pelos especuladores, porque o Banco do Brasil já havia anunciado, no fim do ano passado, o fechamento de mais de 400 agências no país e uma “conversão” de 400 postos de atendimento, em um plano que focava no corte de custos e tinha a finalidade de recuperar a rentabilidade da instituição.

Quanto à pesquisa do Banco Central, o índice é obtida pela divisão da quantidade de reclamações pelo número de clientes total do banco, multiplicado por 1 milhão.

Assim, com essa fórmula, o Banco do Brasil chegou ao índice 25,84 sendo 1.536 reclamações consideradas procedentes ao período.

Entre as reclamações mais frequentes estão o débito em conta não autorizado pelo cliente, a oferta de informação de produtos e os serviços de forma inadequada.

Na 2ª posição ficou o Bradesco (índice de 25,82), seguida da Caixa Econômica Federal (24,61), Santander (21,87) e Itaú Unibanco (18,66).

Notícia para Ler Agora“Itaú Unibanco compra 49,9% da XP Investimentos”… O que isso quer dizer?

“Itaú Unibanco compra 49,9% da XP Investimentos”… O que isso quer dizer?

Ainda sobre a pesquisa, vale salientar que essa é a 1ª vez que o Banco Central faz a listagem com base em números trimestrais, sendo que anteriormente o levantamento era mensal, passando a ser bimestral e agora trimestral.

“A experiência da área técnica é que um mês para a publicação do ranking é um tempo escasso para melhorias e também para próprio Banco Central fazer um trabalho de persuasão junto às instituições financeiras”, garantiu o diretor de Relacionamento Institucional e Cidade do Banco Central, Isaac Sidney.

“A experiência tem mostrado que ampliar o período de divulgação do ranking é receber massa crítica de informações com maior e melhor qualidade que permita realmente identificar a causa raiz dos problemas no relacionamento com o cliente”, finalizou o representante do banco.

Em nota à imprensa, o Banco do Brasil disse que aproveita as manifestações dos clientes e dos usuários para melhorar o atendimento e que já implementou medidas para que possa tornar possível ao nível histórico do ranking e ficar fora dos 4 primeiros colocados.

Abaixo confira algumas informações importantes sobre o Banco do Brasil: como será que esse corte de custos e de agências influencia o cliente?

Reestruturação do Branco do Brasil

Até fevereiro deste ano, das 402 agências que serão fechadas conforme comunicado do banco, 185 já estavam “fora do ar”. Além dessas agências, o Banco do Brasil também informou que vai transformar 379 agências em postos de atendimento e excluir 31 superintendências regionais.

  • “Verificamos que haviam agências muito próximas”, esclareceu o banco, em nota.
Banco mais Reclamado do Brasil faz mudanças estruturais para atender clientes digitais

Reprodução: Google

Com essa mudança estrutural, a instituição financeira quer economizar mais de 750 milhões de reais, recursos que, conforme boatos, deverão ser usados para investir parcialmente na expansão e melhoria do atendimento digital.

Do total, 450 milhões de reais são referentes à reestruturação organizacional e 300 milhões de reais com redução de despesas como serviços com terceiros, locação, condomínio, deslocamento, transporte, energia, gás, água, segurança e outros.

Conforme o banco, o número de correntistas que usam computadores e celulares para realizar operações bancárias básicas é cada dia maior. Portanto, essa economia de dinheiro vai permitir que as operações sejam adequadas à esse novo perfil.

  • Esses novos clientes têm consumido cerca de 40% mais produtos e serviços do que as agências físicas.

“Esse movimento é, olhando para frente, para deixar o Banco do Brasil mais forte, para fazer o seu papel de banco comercial e também fazer o seu braço social enquanto banco de fomento. Em nenhum lugar onde o banco só tem uma agência vai deixar de estar presente”, disse Paulo Caffarelli, presidente do Banco do Brasil.

Assim sendo, na contração das agências fechadas, o banco afirma que vai abrir 255 novos escritórios ou agências digitais ainda em 2017. Atualmente, a instituição já conta com 245 unidades desse tipo em funcionamento, que conseguem atender á 1,3 milhão de clientes.

Para o secretário-geral da Contraf, a presença de agências bancárias em pequenas cidades contribui para o dinamismo regional, facilitando o acesso da população aos produtos bancários.

“Na verdade, são 781 agências bancárias que estão sendo fechadas. Na maioria dos casos, transformar agências em postos de atendimentos é a mesma coisa que fechá-las, pois esses postos não tem autonomia: não operam linhas de crédito e financiamento, sendo que têm apenas caixas eletrônicos e, quando muito, um único funcionário”, critica.

Ao mesmo tempo, o Banco do Brasil afirma que toda cidade onde a instituição atua contará com, ao menos, um posto de atendimento e garantiu que os funcionários serão transferidos para locais próximos.

Carlos de Souza, secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), a reestruturação é feita “às pressas” e isso afeta todos.

“O país ainda não dispõe de acesso à internet de qualidade que justifique fazer uma reestruturação assim às pressas, em poucos meses. Isso poderia ser feito gradualmente, minimizando os impactos e evitando prejuízos aos trabalhadores e aos clientes”.

Como Começar a Usar o Banco pelo Internet Banking

Antes de qualquer coisa é preciso tomar as devidas medidas de segurança, como rever as instalações do antivírus e do firewall, mantendo-os atualizados. Depois, se for feito pelo computador, é interessante que não se use o Internet Explorer, que costuma ser menos seguro do que os seus concorrentes. Por fim, não é indicado fazer essas operações em computadores ou redes públicas, já que os dados podem ficar gravados e ser acessados por outras pessoas.

Visto isso, basta seguir os passos:

  1. Solicitar uma Senha que será utilizada online. Essa não é a mesma senha usual do banco, e sim outra, que é solicitada diretamente com o gerente da sua conta ou um funcionário responsável,
  2. Depois, é preciso acessar o site do seu banco e instalar as medidas de segurança para que as ações sejam realizadas sem risco. Normalmente, são plug-ins,
  3. Agora sim, você está apto à usar o serviço online e para acessar a conta, você tem que digitar a conta, a agência e o usuário e a senha que foram enviadas pelo gerente,
  4. Dentro do site, é possível selecionar quais serviços forem de seu interesse, como pagamentos, transferências ou consultas.
  5. No caso de aplicativos para celulares, é preciso cadastrar, além da senha eletrônica, um Token, que é um dispositivo que permite a troca da senha rapidamente e é utilizada para movimentações maiores, acima de 200 mil reais.

Com os devidos cuidados tomados, é possível utilizar as tecnologias como uma solução eficiente para a realização das movimentações bancárias.

Como fica o Cliente do Banco do Brasil?

Como as entidades dos funcionários pediram atenção para esses fechamentos, o Ministério Público do Trabalho (MPT) afirmou que vai acompanhar a reestruturação de perto.

A Coordenadoria Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública (Conap), do MPT, já promoveu 2 audiências de mediação com representantes de entidades sindicais e do banco.

Para Cláudio Gadelha, coordenador da Conpa, a reestruturação tem impacto não apenas para os empregados das instituições, mas para toda a sociedade. Na opinião dele, apesar dos transtornos, não há, até o momento, ameaça de demissões.

Portanto, para os clientes das agências que serão fechadas serão enviadas correspondências e mensagens de celular, visando o contato e a comunicação, além de cartazes fixados nas próprias agências.

Bancos antecipam a restituição do Imposto de Renda… 3 motivos para não fazer isso!

Isso não quer dizer que os clientes não serão pegos de surpresa. A redação da Uol constatou que, em 30 minutos, vários clientes se mostraram surpreendidos com o fechamento de mais de 17 agências em Brasília.

Para dúvidas, sugestões ou reclamações, os clientes do Banco do Brasil podem obter informações pelos números 4003-5282 ou 0800 729 5282, sendo que essa Central de Atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas à 22 horas.

Como Ficam os Serviços do Banco do Brasil?

O Banco do Brasil afirma que as suas atividades encerradas não fará com que o cliente perca seus serviços ou produtos já que é feita uma migração automática de uma agência para outra, sem que seja necessário fazer com qualquer procedimento.

No entanto, como foi notado pela reportagem, os clientes estão sendo chamados nas novas agências para acertar os dados e essa transferência.

Ainda conforme o banco, em um primeiro momento os clientes poderão continuar usando cartões com o número da antiga agência, assim como informar esse número para o acesso ao internet banking.

A mudança imediata é que o cliente que terá a agência alterada terá um novo gerente.

O banco também garante que o fechamento das agências não afetará a qualidade do atendimento na rede bancária.

Todas as justificativas do banco estão voltadas também pelo fato de que mais da metade das agências fechadas estão no estado de São Paulo porque o Banco do Brasil comprou, em 2008, o banco paulista Nossa Caixa.

Pelo mesmo motivo, Santa Catarina é o segundo lugar onde haverá mais fechamento, sendo que em 2008, a instituição comprou o BESC (Banco Estadual de Santa Catarina).

Novo Perfil de Clientes

O principal motivo da reestruturação, como falado, é a migração de novos perfis, digitais, dos clientes do banco. Tanto é que o banco relançou, com mais funcionalidades, o aplicativo Conta Fácil, que vai permitir ao cliente abrir uma conta no banco pela internet.

Por que investir dinheiro no banco não vale a pena

Os grandes bancos são vistos como instituições financeiras seguras principalmente quando o assunto é investir dinheiro e deixa-lo aplicado. Mas, essa é uma visão distorcida, mesmo que seja comum. “É um absurdo deixar o dinheiro aplicado no banco”, diz Annalisa Blando Dal Zotto, da Par Mais Empoderamento Financeiro.

“Você chega ao banco e espera que seu gerente tenha boas aplicações para você, mas a realidade é que ele geralmente acaba oferecendo investimentos com taxas absurdas que acabam com a rentabilidade. Tem banco que oferece Fundos DI, que são extremamente simples de serem geridos, com uma taxa de administração de 5%. Isso é inadmissível”, relata.

Ah, claro, se você não sabe as Taxas de Administração influenciam muito na sua rentabilidade final da sua aplicação financeira. Apesar de parecerem baixas, elas podem reduzir o seu lucro. Aí, se você somar isso com o Imposto de Renda, as coisas começam a se complicar. Claro que, ainda assim, esses investimentos financeiros ainda são mais lucrativos do que a poupança, mas é preciso atenção!

Você vai investir dinheiro em bancos? #3 Motivos para Não fazer isso se quiser Viver de Juros

Aposentadoria Incentivada

O banco também está aderindo ao Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada que é destinada ao público potencial de até 18 mil pessoas que já reúnem condições para se aposentar, com adesão voluntária.

Assim, o desligamento com a empresa corresponderá ao valor de 12 salários, além da indenização pelo tempo de serviço, que vai variar de 1 à 3 salários, dependendo do tempo. Para ter esse benefício é preciso ter no mínimo 50 anos de idade ou ter trabalhado no banco por 15 anos ou mais.

Conforme o banco, se todos os 18 mil funcionários aderissem ao programa, haveria uma redução de despesas anuais de mais de 3 bilhões de reais.

Atualmente, o BB gasta 3 bilhões de reais por ano a mais do que os bancos privados com a folha de pagamento. E, atualmente, são mais de 109 mil funcionários em todo país.

“O Banco do Brasil não está demitindo ninguém. Em função da extinção de agências, teremos redução de vagas”, tentou explicar Paulo Ceffarelli. Porém, especialistas afirmam que mais de 9,5 mil postos de trabalho serão “perdidos” com a reestruturação do banco.

Então, novamente, o presidente se explicou: “Não vai haver demissão. O que nós estamos fazendo hoje é um plano de incentivo a aposentadoria. Temos um público de 18 mil pessoas. E a adesão é discricionária. Depende do funcionário, então, nós não estamos falando nesse momento, em demissão”.

Esse plano de aposentadoria apresentado foi válido até o final de 2016, época em que quase 9,5 mil trabalhadores aderiram ao programa, mas ao que tudo indica a instituição financeira deve manter os mesmos acordos para quem desejar tal contrato.

Como Conseguir Acumular 270 mil reais no Tesouro Direto para a aposentadoria?

Adeus Bancos? Descubra por que as Fintechs estão revolucionando o setor financeiro global

Serviços Bancários são essenciais, bancos não são”, Bill Gates, em 1994, já havia alertado o mundo sobre esse movimento que hoje, em pleno ano de 2017, ganha força de forma muito veloz!

Os bancos são grandes empresas que lucram muito dinheiro a cada ano que passa. O Gerente do Banco não é o seu amigo, ele é um vendedor e, como todo bom vendedor, precisa bater metas mensais. Os bancos, em sua maioria, escondem serviços que não lhe rendem algum dinheiro e oferecer, publicamente em grandes propagandas, outros na qual ele tem grande rentabilidade. Ele se apresenta como um aliado para ajudar você a quitar a sua dívida, porém, na maior parte dos casos, ela só aumenta.

Adeus Bancos? Descubra por que as Fintechs estão revolucionando o setor financeiro global

O que diz o presidente do Banco do Brasil

Caffarelli cedeu uma entrevista ao jornal Correio Braziliense e nós vamos relatar alguns trechos ditos por ele, confira e veja o lado do banco nessa reestruturação.

– “O BB terá papel extremamente ativo, na medida em que coordena com os bancos privadas o que chamamos de fiança no período de construção dos projetos. Acabamos com empréstimo pontes que antecediam o financiamento definitivo do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). A partir de agora, o desenho prevê que tanto o BNDES quanto o FI-FGTS (Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) aportem recursos no início do programa”.

– “Temos que olhar o histórico. As 3 últimas crises duraram de 4 á 5 trimestres. Sendo que a última, de 2009, coincidiu com o crescimento do consumo em função da migração de 50 milhões de brasileiros das classes D e E para a classe C, consumindo no momento que o Brasil precisava. Nesse momento, estamos falando de uma crise que já dura 20 trimestres”.

– “Mesmo com a transformação digital, a necessidade de pessoas é cada vez maior para fazer a interação com o cliente. Hoje, mesmo com 67% das transações bancárias sendo digitais, das quais 40% é feita pelo celular, as pessoas ainda vão muito às agências”.

– “O BB, não tenho receito de afirmar, tem a melhor solução digital de todo o país. Lá atrás, investimos muito em automação bancária. São 4 mil pessoas cuidando de toda a estrutura de banco de varejo, de atacado e de governo. A nossa solução digital é a melhor”.

A Melhor Maneira de Usar o Internet Banking em cada um dos 5 Principais Bancos do País

O pessoal do TechTudo entrevistou vários responsáveis e executivos dos principais bancos do país acerca do assunto “internet banking”. Nas entrevistas, eles comentaram sobre os acessos nas suas páginas e também sobre a segurança que os usuários precisam ter. Selecionamos as principais partes. Escolha qual é o seu banco e veja o que ele diz.

1 – Bradesco

Senha: Além da tradicional, que é formada por 4 dígitos, para acessar a página do banco é preciso apresentar credenciais de segurança especificas como o Cartão Chave de Segurança, que contém um código de segurança numeral com 3 dígitos. Segundo o banco, não existem cartões iguais e o conjunto de chaves é exclusivo para cada cliente.

O teclado virtual é usado para que a senha seja digitada com segurança e o site tem uma proteção com trojans.

Dica: A dica do banco é manter o programa de antivírus atualizado, trocar a senha periodicamente e usar apenas em computadores confiáveis. A instituição bancária também fala sobre os envio de e-mails que “não é prática comum do banco entrar em contato com o cliente por meio dessa ferramenta”.

BRADESCO, SANTANDER E CAIXA ECONÔMICA FEDERAL SÃO OS BANCOS MAIS RECLAMADOS DOS ÚLTIMOS 2 MESES

2 – Itaú

Senha: O usuário deve conferir apenas o nome que aparece na tela do site e digitar a senha eletrônica. Se o nome estiver incorreto, é aconselhável não prosseguir e procurar o banco imediatamente. As senhas também são digitadas em um teclado virtual. O banco diz que não pede confirmação de dados pessoas para encerrar uma sessão.

Dicas: O Itaú aconselha os clientes a proteger os computadores utilizando softwares oficiais, sistemas operacionais atualizados, antivírus atualizados automaticamente e AntiSpam e firewall.

 

3 – Santander

Senha: Para acessar é preciso usar a tradicional senha eletrônica e o cartão de segurança com tabela de senhas. O banco diz que investiu em recursos de seguranças com o cadastramento de computador, através de um Módulo de Proteção, assim, as informações são criptografadas.

Além disso, o banco tem o protocolo SSL, que é um tempo limitado para conexão e SMS Token, para efetivar as transações.

Dicas: A dica é que os clientes não acessam a internet a partir de outros sites, incluindo os de busca como o Bing e o Google ou por mensagens de e-mail ou SMS. O ideal é sempre digitar no navegador o endereço do banco.

ADEUS BANCOS? DESCUBRA POR QUE AS FINTECHS ESTÃO REVOLUCIONANDO O SETOR FINANCEIRO GLOBAL

4 – Caixa Econômica Federal

Senha: A orientação é não definir senhas com números sequenciais ou repetidos. A Caixa oferece uma senha para internet que dá acesso exclusivo ao serviço. As transações são feitas mediante ao fornecimento de uma assinatura eletrônica, que JAMAIS é solicitada por e-mail.

A comunicação também é feita por teclado virtual com SSL e chaves criptografadas.

Dica: A dica do banco é evitar digitar a senha em celulares emprestados, já que o número pode ser facilmente recuperado na memória do aparelho.

5 – Banco do Brasil

Senha: Há senha eletrônica.

Dica: O Banco orienta os clientes a baixar um Módulo de Segurança que garante a proteção das transações. O banco diz também que é preciso verificar se na página há o símbolo do cadeado fechado, ao lado do endereço eletrônico, que garante que o site é o oficial.

Com informações da Época, Uol