Aprenda como baixar o app CNH Digital para evitar o pagamento de multas de trânsito

ANÚNCIO

Você já passou por aquele momento que percebe, depois de dirigir por vários quilômetros, que saiu de casa sem estar com a CNH em mãos, na carteira ou na bolsa? O grande problema é que isso está contra a lei e pode gerar uma multa bem salgada para o seu bolso.

Para quem já passou por isso ou ainda passa, agora tem um novo jeito de evitar esse esquecimento e de evitar as multas também: a CNH Digital. Um dos passos para que isso funcione é baixar o aplicativo oficial.

ANÚNCIO
Aprenda como baixar o app CNH Digital para evitar o pagamento de multas de trânsito

Mas, se você não sabe exatamente o que é preciso fazer para ter esse aplicativo e participar desse programa, fique tranquilo porque nós vamos te contar em detalhes. Continue a leitura deste artigo e descubra mais sobre o assunto!

O que é a CNH Digital

A carteira digital de trânsito ou CNH Digital tem a mesma validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que é usada obrigatoriamente por todo mundo que dirige veículos aqui no Brasil.

A única diferença é que se trata de um documento digital, isto é, não fica impresso. Então, onde ele fica? No seu celular. É isso mesmo: o assunto já não é novo, mas para muita gente pode até parecer estranho. Sim, agora é possível carregar a sua CNH no smartphone.

ANÚNCIO

Basicamente, ela é uma versão digital da carteira de habilitação. Há pouco tempo, o aplicativo do documento passou a ser válido também para o Registro de Licenciamento do seu Veículo, o CRLV.

Então, por isso, muita gente quer aprender a baixar o app: já que ele evita que a pessoa leve multas ao esquecer os documentos impressos em casa. Afinal, é muito mais difícil esquecer o documento físico do que deixar o celular em casa.

Vantagens da CNH Digital

Além do principal motivo, que é o de evitar que as pessoas deixem de andar com o documento obrigatório, a CNH Digital ainda tem outras vantagens.

Uma delas é o fato de evitar multas porque ninguém merece gastar dinheiro com multas de trânsito, certo? É um dinheiro que você nunca espera e que pode afetar drasticamente o seu orçamento financeiro. Então, o aplicativo acaba sendo benéfico para o seu bolso.

Outra coisa é que dá para compartilhar as informações do aplicativo e evitar a impressão de documentos. Assim, ele garante mobilidade, praticidade e comodidade ao brasileiro.

É necessário ter o app para a CNH Digital?                                        

Sim. A verdade é que você deve verificar se o seu estado já está apto a usar o programa da CNH Digital, já que nem todos fazem uso desse programa no momento.

Depois disso, você tem que saber se a sua CNH impressa tem o ícone de QR Code no verso. Afinal, é ele que vai ser usado para autenticar as informações durante o cadastro no formato digital. Vale ressaltar que as CNHs emitidas a partir de maio de 2017 já possuem essa tecnologia.

Então, sabendo disso e tendo interesse, você já pode baixar o aplicativo, que vai ser usado sempre que você quiser acessar a sua CNH Digital em alguma ocasião específica.

E como baixar o app?

Essa informação é simples: você vai ter que ter o app no seu celular para usar a CNH Digital e vai ter que passar por um cadastro também. Quanto ao aplicativo em si, considere que basta fazer o download para começar a usar.

Então, você vai na sua loja de apps do celular, procura a opção da Carteira Digital de Trânsito e verifica se foi desenvolvida pelo SERPRO. Depois disso, você baixa, instala e começa a usar.

Acesse o aplicativo aqui para baixar no Android ou aqui para instalar no iOS.

ANÚNCIO