O aumento da energia elétrica e o impacto no bolso do consumidor!

A energia está subindo mais do que 10% e a pergunta que a gente faz hoje é: qual o impacto disso no seu bolso, no bolso do consumidor brasileiro?

Porque a gente sabe que a energia elétrica é importante, é fundamental e é uma despesa essencial  em nossa casa. Correto? Agora, e com esse aumento, como é que faz para pagar a conta?

No Brasil, em média, a energia elétrica subiu mais do que 10% e tem lugares que subiu mais do que 15%. É muito dinheiro!

Lógico que isso traz impacto para o seu bolso e para o seu orçamento financeiro mensal, não é verdade?

Isso porque em algum lugar esse dinheiro fará falta em seu orçamento. Se você tira R$ 20 ou R$ 50 daqui, então, vai precisar repor lá e no fim das contas… Vai faltar dinheiro!

Assim sendo, chegou o momento de você buscar por essa redução de gasto. É só fazer as contas: se o valor subiu, então, você tem que baixar economizando a energia.

Mas, como fazer isso?

Como economizar energia elétrica em casa?

O primeiro passo é o seguinte: saiba que é preciso que todos da família estejam sensibilizados da importância dessa economia e do quão significativa ela pode ser para todos.

Como é que você faz isso? Criando hábitos, criando bons hábitos, diga-se por sinal.

Até você mesmo tem hábitos que não são saudáveis, como o banho demorado, o uso do ferro em tempo prolongado e o fato de deixar a borracha da geladeira possibilitar a saída de ar gelado.

Aliás, toda família tem hábitos de consumo muito elevado, acima do normal.

As pesquisas já comprovam que todas as famílias brasileiras tem um excesso de despesa de 30%.

Enquanto isso, a energia elétrica chega até 50% a mais na conta. Ou seja, dá sim para reduzir, ao menos, metade do que você gasta e isso é comprovado por estudos!

Você se lembra do apagão? Lembra disso? Onde tinha lá uma campanha do governo falando assim: “vamos reduzir a energia elétrica em 40%”. E eles te davam bonûs por isso?

Essa época passou e o que aconteceu? As pessoas até fizeram e ganharam esse bonûs reduzir até metade do valor da conta de energia elétrica. Só que depois que passou a fase da escassez, também passou a fase da economia.

Ou seja, não falavam mais dessa redução no consumo e todo mundo voltou a consumir um valor com excesso nessa energia elétrica.

Você já parou para pensar de que maneira você poderia reduzir a energia elétrica da sua casa?

O aumento da energia elétrica e o impacto no bolso do consumidor!

As medidas a serem tomadas!

Tem sim várias maneiras que você tem para economizar dinheiro com isso.

Desta forma você está economizando a energia, ajudando o planeta e, além disso, o seu orçamento mensal também é reduzido.

Mas, como fazer isso?

Diminuindo tempo do seu banho, por exemplo. Essa é uma ideia bem bacana, ainda mais em casas onde tem muitas pessoas.

Dá para passar roupas tudo de uma vez, ligando o ferro somente uma vez ao invés de ligar e desligar vários dias seguidos.

Outra dica é evitar usar a energia das 18 horas a 21 horas, que é o momento onde a taxa é mais elevada e o consumo é maior também. Então, é uma forma inteligente de economia de energia.

Também dá para evitar deixar luz, televisão e ventiladores ligados a toa. Diminuir a abertura da porta da geladeira, entre varias outras formas que você pode usar e que custam barato porque não custam nada…

Trata-se de mudanças de hábitos.

Onde entra a educação financeira?

Então, será que nós somos movidos a punições ou até mesmo benefícios  bônus?

Porque é só falar em apagão que a gente economiza. Aí fala em tarifas mais caras e a gente economiza… mas, quando não se fala nada, a gente não economiza.

A verdade é que não precisamos mais disso.

Por isso, a educação financeira tem esse papel representativo de reduzir e baixar esses gastos. Simplesmente porque isso oferece um benefício especial: para o seu bolso!

Mas, como? Todos nós teremos que estar envolvidos nesse propósito.

Então, você precisa ter esse motivo sim e chamamos esse motivo para as crianças também.

Porque não propor a todos da família desenvolvendo aquele momento muito mágico de economizar energia e economizar dinheiro para que no final do ano dê certo ir para a praia?

Entenda que você vai precisar de motivações – e as crianças também!

Quanto custa cada um dos seus sonhos?

Se você fizer as contas, você vai descobrir como está gastando esse dinheiro que poderia ser usado para fins totalmente prazerosos, como uma viagem com a família no fim de ano!

E esse custo que não te permite a viagem está no excesso de energia, água, telefone… E outros gastos domésticos que podem ser diminuídos.

Vamos pegar essa tal de energia elétrica e vamos derrubá-la?!

Então, quais seriam esses sonhos? Logicamente, diversos!

Seus filhos devem ter sonhos assim: videogame novo que acabou de lançar, aquela viagem com a escola… Mesmo porque Todos nós temos sonhos e muitas vezes acabamos se esquecendo deles.

Então, vamos pegar esse momento e fazer com que essa redução da energia elétrica seja para que esses sonhos se transformem em realidade.

O propósito deste conteúdo é te convidar para fazer uma reunião familiar!

Mas, tudo na sua casa precisa ser revisto e isso pode ser agregado como valor para o seu objetivo de vida. A energia está cara, mas dá para economizar dinheiro e realizar sonhos.