Descubra 5 atividades para fazer em casa no tempo livre

ANÚNCIO

É claro que viajar é algo que vale para qualquer ocasião. No entanto, em alguns momentos da vida a gente não vai conseguir realizar isso. Logo, separamos aqui algumas atividades para fazer em casa no tempo livre e que podem te ajudar a pensar nas próximas aventuras.

Isso quer dizer que mesmo que esteja fazendo o isolamento social e colaborando para diminuir a propagação de um vírus no mundo, você pode aproveitar o seu momento para se conhecer, para estudar, para aprender algo novo e para, simplesmente, passar o tempo.

ANÚNCIO

Talvez você não tenha notado ainda, mas é quando estamos focados em nós mesmos que os melhores pensamentos surgem na nossa vida. É esse momento que nos faz refletir sobre algo ou alguma ideia e sobre nós mesmos. E sim, isso nos torna pessoas melhores.

As atividades para fazer em casa no tempo livre

Pensando nisso tudo, a gente separou aqui algumas ideias bem criativas e inteligentes de você passar o tempo livre de acordo com as regras dos órgãos de saúde – e que podem colaborar para você planejar a sua próxima viagem.

1 – Leitura

A leitura é algo muito indicado para quase tudo na vida: ela costuma acalmar e, ao mesmo tempo, nos leva para lugares incríveis. Por isso, também é uma forma de viajar sem sair de casa, né? Então, não teríamos como começar essa lista de forma diferente.

ANÚNCIO

Use o seu tempo livre para ler. E leia tudo o que quiser. Livros e revistas, reportagens e matérias de jornais, gibis e histórias em quadrinhos. Obviamente, você pode pôr em dia aquela lista de livros que você deixou para trás.

2 – Finanças

A próxima dica de atividades para fazer em casa no tempo livre é você colocar as suas finanças pessoais em dia. Afinal de contas, com a correria do dia a dia, a gente sempre esquecer de anotar um gasto, pagar uma conta ou até mesmo de se planejar para o futuro.

Mas, a verdade é que fazer essa verdadeira faxina financeira e um balanceamento das contas é importante de tempos em tempos. E o tempo livre é ótimo para isso porque você ocupa a cabeça de um jeito totalmente produtivo.

Ah, curiosamente, saiba que o brasileiro é um povo que tem muitas dívidas – são mais de 62 milhões de endividados atualmente. Além do que o problema com o dinheiro é a 2ª causa de divórcios em toda região nacional. Por isso, todo cuidado é pouco, né.

3 –  Exercícios

A prática da atividade física também é recomendável para quem está com tempo livre. Aliás, não apenas para quem está ocioso, né. Isso é algo recomendável para todo mundo, inclusive, é recomendado na prevenção e no tratamento de diversas doenças.

Sendo assim, considere que você pode pensar em vários exercícios, desde aqueles que são feitos com materiais simples, como cordas, colchonetes, cadeiras, pesos até aqueles que só exigem o movimento físico, como alongamentos e corridas.

Ah, alguns estudos afirmam que a atividade física pode ajudar você a produzir alguns hormônios que têm a ver com a criatividade, pensamento crítico, reflexões. Por isso, também acaba sendo uma ótima forma de passar o tempo, né.

Aliás, mesmo que a meditação não seja considerada uma atividade física de alta intensidade, saiba que ela também pode ser ótima para você colocar os seus pensamentos em dia. Assim como o pilates, que é um tipo de alongamento, isto é, de baixa intensidade.

atividades para fazer em casa no tempo livre

4 – Autocuidado

O próximo ponto que trouxemos aqui é sobre o autocuidado. O nome é simples e objetivo. Autocuidado é o cuidado que você tem ou deveria ter consigo mesmo. Então, leve em conta que isso é fundamental para você sincronizar corpo e mente.

Além do mais, isso é muito mais fácil e barato do que você imagina. Um banho quente demorado pode ser uma forma de se cuidar. Assim como se dedicar a dormir bem durante a noite ou se alimentar bem, também. Além de ouvir uma música que você gosta.

Hoje em dia, são muitas as formas de se cuidar sem precisar gastar. Talvez você possa até pensar em jogos mobile. No entanto, nesse caso, apenas tome cuidado porque há uma linha muito tênue entre o prazer e o vício.

5 – Habilidades

A última das atividades para fazer em casa no tempo livre que trouxemos aqui é sobre você praticar habilidades que você gosta. Isso vai além de ficar o dia todo maratonando na Netflix – apesar disso ser totalmente possível.

Mas, você pode pensar em estudar música, que é algo que todo brasileiro gosta muito. Ou você pode pensar também em cozinhar mais vezes ao dia e preparar aqueles pratos que você adora. Além de fazer cursos online em quaisquer áreas.

Hoje em dia, a gente tem uma grande opção desses cursos gratuitos, desde aqueles de corte e costura até mesmo os mais técnicos, como de computação ou planilhas. Ah, curiosamente, a gente já havia criado uma matéria muito parecida com essa, que fala do que fazer no tempo ocioso, veja aqui.

Bônus – o planejamento da próxima viagem

É claro que não citamos esse tópico acima porque você, provavelmente, já deve ter pensado nisso, não é mesmo? De qualquer forma, aqui está um lembre para você que não pensou ainda. Considere que esse é um ótimo momento para você planejar as próximas viagens.

Então, dá para fazer o seu planejamento do ponto de vista da análise dos gastos, da escolha do seu roteiro ou do destino, na busca por hotéis indicados, por espaços que são atrativos turísticos e tudo mais que envolve a sua viagem. Use o seu tempo livre para isso.

ANÚNCIO