Veja o que você precisa saber sobre a assistência funeral familiar

A verdade é que ninguém gosta de perder um ente querido. Porém, a morte é algo que não pode ser evitada em boa parte dos casos. Para quem sabe disso, pensar na assistência funeral familiar é algo comum. Afinal, é uma ideia a ser considerada.

Infelizmente, nós precisamos pensar em dar uma despedida digna para aquela pessoa que nos trouxe tantas alegrias em vida. E mesmo tentando fugir desse momento, uma hora ele chega e não vamos mentir para você: até na hora da morte o custo é caro.

Por exemplo, será preciso escolher uma funerária, comprar um caixão, perguntar sobre a disponibilidade do velório, procurar por belas flores, transportar o corpo do ente querido, ainda mais se precisar viajar entre cidade ou até cruzar estados. Tudo isso pode acontecer.

Agora, imagina ter que correr atrás de tudo isso com aquele luto e sensação de vazio? Nessas horas é que se entende a importância de fazer um plano de assistência funerária. E se você não entende, saiba que tudo que você precisa saber sobre isso está nas próximas linhas.

O que é a assistência funeral familiar

Atualmente, a dúvida mais comum que temos é: assistência funeral é o mesmo que auxílio funeral? Essa confusão é bem comum de acontecer. No entanto, é importante que você saiba diferenciar cada um desses serviços.

A assistência funeral é muito mais completa que o auxílio funeral, que muitas corretoras tentam vender para os clientes. Então, vamos explicar cada um desses serviços para que fique bem claro. Bora lá?

O Auxílio Funeral

Começaremos falando sobre o auxílio funeral. Ele se trata de uma cobertura que a empresa contratada ou seguradora tem a obrigação de reembolsar os gastos que seu cliente tiver com o funeral.

Mas, para que tenha todo esse dinheiro gasto de volta, será preciso guardar todas as notas fiscais. Por isso, exija seu documento sobre em todas as compras ou serviços que contratar para o enterro.

Contudo, haverá um teto de gastos, ficando a encargo de a família pagar o excedente. Esse valor estará assinado no contrato. Por isso, dê uma lida antes de começar a solicitar caixão, flores e tudo mais.

Outra coisa que é importante saber é que essa cobertura não irá a dar assistência para a família com outros trâmites que acontecem durante o velório, assim como transporte e o trabalho de preparar o corpo. Todas as escolhas devem ser feitas pela própria família.

A Assistência Funerária

A assistência funerária familiar já trabalha de outra forma. O serviço oferecido é mais completo que o anterior, prestando um atendimento para a família e ainda busca facilitar todos os processos que irão acontecer durante o funeral.

Neste caso, não haverá nenhum tipo de reembolso e nem escolha de empresas para fazer o velório, isso porque a seguradora irá se responsabilizar por tudo.

Mas, não pense que a seguradora irá decidir de acordo com os próprios gostos ou preços. Assim, ela seguirá as escolhas do segurado, que estarão especificados no contrato que ele deve ter assinado quando procurou pelo plano.

A assistência desse plano é muito além de financeira, como acontece com o auxílio. Assim, a família da pessoa que partiu terá todo um amparo na ajuda da organização desse momento infeliz.

A seguradora ainda fará a assessoria para formalidades administrativas do sepultamento ou na cremação. Além dos serviços de comprar o caixão, coroa de flores, ornamentação na urna, paramentos, mesa de condolências, horários do velório, registro do óbito e carro funerário.

Os tipos de assistência funeral

Quando for assinar um plano de assistência funeral é possível escolher entre Assistência Funeral Individual e Assistência Funeral Familiar. Então, também vamos explicar esses tipos de serviços. Entenda tudo para escolher o melhor plano para você.

I – Assistência Funeral Individual

No primeiro caso, como você deve imaginar, a única pessoa que será contemplada é o titular contratado. Os valores de pagamento variam de acordo com a quantidade de coberturas assinadas e acordadas entre as partes.

Esse preço pode ser encontrado por R$ 2.500. Mas, apenas de forma inicial, sem os acréscimos.

II – Assistência Funeral Familiar

Já no plano de Assistência Funeral Familiar, além do dono do contrato, a assistência também vai para os familiares. Entre eles, esposa, marido, filhos ou algum outro parente que queira incluir. Porém, existem critérios. Um dos pontos de exclusão é a idade. Dessa forma, em um exemplo atual, pessoas com mais de 70 anos não conseguem fazer planos assim.

Guia do Seguro Viagem – Tudo o que você precisa saber

Também é preciso informar localidade onde mora, para saber se os planos podem atender aquela região. Isso porque a notícia da morte pode ser comovente para muita gente. E quanto mais informações antecipadas, melhor.

O plano de assistência funerária vale a pena?

A resposta é individual para cada pessoa e para cada família. De fato, se estiverem dispostos a correr atrás de tudo com a partida de alguém querido, não vale a pena o plano.

assistência funeral familiar

Mas, se querem aproveitar os últimos momentos sem se preocupar com todos os detalhes do sepultamento, assinar uma assistência funerária pode ser uma boa alternativa.

Não há posts para exibir