As Principais Ações para Ficar de Olho em 2017

 

Antes da gente começar, eu queria convidá-los a conhecer o nosso blog! Muitas pessoas ainda não sabem que a gente tem esse blog. E esse blog é muito bacana. Eu vou passar aqui para vocês terem uma ideia da carinha do blog, de forma geral.

Diariamente, são publicados conteúdos muitos bons, tá? Vocês conseguem acessar também o nosso curso gratuito! E ficar por dentro dos melhores eventos do setor, como o 100 Graus Ebulição Instantânea, do qual o Trovó será um dos palestrantes.

Tem matérias sobre tudo, praticamente. Sobre Renda Fixa e Variável. Tem muita informação aqui dentro! Eu vou deixar, na descrição do vídeo, o endereço do blog. Basicamente é: trovoacademy.com/dinheiro!

Esse vai ser o endereço oficial do blog! Eu vou deixar abaixo, na descrição do vídeo para que vocês possam olhar e aprender mais.  Lá tem muita coisa bacana, principalmente para quem está iniciando e quer conhecer um pouquinho mais sobre mercado financeiro.

Tudo está em uma linguagem bem simples e bem tranquila, com diversos exemplos. Então, assim, vocês conseguem ver muitas coisas. Todo mundo está convidado a conhecer o nosso blog! Vale a pena vocês passarem aqui e começar a acompanhar diariamente!

Algumas pessoas mandaram e-mails para mim perguntando: “Trovó, como eu pego o código das ações para eu poder ver o termômetro do mercado”?

Se você está chegando agora no nosso canal, dá uma voltadinha nos vídeos anteriores principalmente no “Você e otário ou quer Ficar Rico – parte 1 e 2” onde eu explico o que é esse termômetro.

“Trovó, qual é a melhor ação para eu investir em 2017? Qual é a melhor oportunidade de investimento”.

Então, para isso, é importante que vocês saibam primeiramente quais são as principais ações que a gente costuma trabalhar. Se vocês forem ao Google, vocês vão colocar esse link e ele vai mostrar para vocês uma composição de carteiras chamada IBRX 50.

O que significa isso? É o código das 50 ações de maior liquidez!

O que é que é maior liquidez? São aquelas companhias que têm maior movimentação de compra e venda.

O tempo todo você não vai ter dificuldade para comprar a ação e nem dificuldade de vender a ação! Quanto tempo leva para comprar uma ação? Essas 50 aqui, via de regra, levará menos do que 5 segundos, ou seja, é rápido mesmo!

E como se você tivesse uma loja e você falasse assim ó “Estou vendendo isso” e em 5 segundos o seu produto conseguisse ser vendido! Por isso, é um mercado fantástico esse de renda variável!

Ele é bom por causa disso: você não precisa ter uma loja, você pode ser dono de diversos produtos. Então, hoje você pode ser o dono de uma petrolífera e amanhã o dono de uma empresa de siderurgia, depois de amanhã ser dono de uma empresa de papel e celulose e assim vai ser de muitos ramos, dos quais você pode ser acionista.

Além disso, você não precisa ficar preso a essa empresa. Se essa empresa deu lucro, eu contínuo com ela; se deu prejuízo, eu corto e troco de ramo. Afinal, são mais de 500 empresas que vocês podem escolher e dentre essas 500 existem 50 que vocês não vão passar apertado.

Conhecendo do Mercado de Ações

Geralmente, o código das companhia é composto de 4 letras e 1 número no final, que pode ser 1 ou 2. Aprenda a comprar ações em 3 passos e saiba tudo sobre a Bovespa.

Nosso primeiro exemplo é a ABEV3 e para os bebedores de cerveja, vocês sabem do que eu estou falando, certo. E o código para você estar negociando essa ação é ABEV3, da empresa Ambev.

Embaixo tem o BBAS3, que é o código da empresa Banco do Brasil. Todo mundo conhece e aqui vão ter as 50 empresas de maior liquidez. Então, é dessa forma que vocês nunca vão errar em saber se aquela empresa é segura para investir ou não!

Mas, não é porque é segura que você vai ganhar dinheiro. Você precisa ver se essas empresas estão a favor daquilo que você quer fazer.

“Trovó, eu quero comprar uma ação em 2017, qual eu devo comprar”? Você precisa ver no termômetro se essa ação está valorizando. Se ela estiver desvalorizando, aí é certeza que você vai ficar de fora, então, se aqui tem 50 empresas e 50 códigos, você pode analisar o termômetro.

Todas as empresas estão aqui, desde empresas varejistas à empresas de aviação, empresas de petróleo, empresas de siderurgia, tem muita coisa conhecida aqui.

Drogasil subiu 350% em 3 anos. Veja!

Essa carteira muda, tá? De vez em quando sai uma empresa e entra outra no lugar, mas 90% da IBRX 50 são as 50 empresas com maior liquidez. Só para repetir: o que é liquidez mesmo? É você comprar e vender uma ação num prazo rápido. Quando eu falo rápido é menos de 5 segundos! É rápido mesmo, tá!

Temos aqui algumas conhecidas, como a Vale, Banco do Brasil, Bradesco, Pão de Açúcar, Sabesp, Lojas Americanas, Lojas Renner, Itaú, Embraer… Tudo que é conhecido! Aqui estão as grandes marcas e vocês podem ser acionistas.

Precisa ficar muito tempo com a ação? Não! “Qual é o tempo mínimo para ficar com uma ação, Trovó”? Não existe isso! Você pode ficar com uma ação agora e daqui à 3 minutos já vender no lucro. Então, ao contrário do que as pessoas pensam, você não precisa ficar um tempo mínimo com a ação. Isso é um mito, tá pessoal. Nem um tempo máximo.

Então, como eu falei, você pode ficar com uma ação tanto por alguns minutos – essa operação é chamada de Day Trade. É quando você compra uma ação e vende no mesmo dia, ou seja, dentro do mesmo dia.

A minha filosofia é a de que não dá para você ficar muito tempo preso em uma ação porque você está perdendo o custo de oportunidade. O tempo que você fica amarrado nessa ação, você poderia estar investindo em outra, a não ser que essa ação esteja mostrando para mim que, realmente, em longo prazo estará tudo ok.

Vamos pegar algumas da IBRX 50 e vamos analisar o termômetro para ver se tem alguma que se encaixe, tá?

Aqui está o nosso termômetro! Eu vou gravar um vídeo só sobre o MT5! O MT5 é essa plataforma aqui. Ela é gratuita, então, no próximo vídeo, eu vou explicar para vocês como funciona essa plataforma. Inclusive, aqui tem capital científico: vocês conseguem treinar com 100 mil reais fictícios. Isso é muito bacana: vocês podem colocar o código das principais ações e podem treinar, tá bom?

Reprodução: Google

Reprodução: Google

As Principais Ações para Ficar de Olho em 2017

1 – Banco do Brasil (BBAS3)

Vamos pegar aqui o código. Vamos ver, aqui, vou pegar o código aqui e ver o que tem de interessante. BBAS3! Vou pegar o Banco do Brasil, tá. Para o longo prazo ela está legal. Vou colocar a linha aqui para facilitar para vocês.

Se você viu o vídeo 1 e 2 (Você e otário ou quer Ficar Rico) sabe que nele eu explico que esse tipo de comportamento é um comportamento de indefinição. Está travada a ação.

Então, não é o tipo de ação que você quer investir para longo prazo. Por quê? Porque ela não está valorizando. Ela sempre ficou assim? Não! Ela está assim desde 2009, mas em algum momento lá atrás ela chegou a dar uma subidinha.

Não é o melhor exemplo! Essa aqui, por exemplo, para o longo prazo não está legal. Então, é um bom exemplo de ação para você investir em 2017? Para comprar e largar não, não.

2 – Gerdau (GGBR4)

E vamos pegar aqui a Gerdau – GGBR4. “Poxa Trovó, a Gerdau está exatamente o oposto: ela está caindo. Olha só, desde 2008 que ela só cai e eu vou comprar para 2017”?

Não. Está desvalorizando o preço, tá? Vou puxar uma linha para vocês enxergarem isso aqui. Estão vendo a linha branca: está apontando para baixo. Isso significa o que? Que o preço está caindo. Essa ação da Gerdau, apesar dela ser uma das 50 com maior liquidez para comprar por longo prazo, não está legal.

É uma empresa forte, você consegue comprar e vender com muita facilidade, mas para 2017 não está boa.

3 – Hypermarcas (HYPE3)

Também está enroscada. “Poxa Trovó, está tudo uma porcaria. E para longo prazo não está legal. Sempre foi ruim assim”? Não. Mas, desde 2008 ela não sai do lugar. Está terrível!

4 – Petrobras (PETR3 e PETR4)

A Petrobrás, comentei no vídeo passado, para 2017 está boa para comprar. Vamos colocar uma linha para que vocês possam ter uma ideia de para onde está indo o preço.

Para onde está indo o preço? Para baixo, então está caindo. A ação da Petrobrás, com o passar dos anos, e desde 2008, está desvalorizando. “Trovó, mas na semana passada subiu”. A ação subiu, mas você não vai ficar comprado por uma semana, estamos falando aqui de ações para longo prazo, tá!

5 – Kroton (KROT3)

KROT3 é outra empresa. Nós vamos dar uma analisada aqui. Também está enroscada. De 2008 a 2014 ela subiu muito. Vamos aumentar o zoom para vocês enxergarem. Isso aqui é o tipo de ação que você quer investir. Vocês estão vendo? Está valorizando. Olha a linha branca aqui, está apontando para cima. O preço está valorizando, então de 2011 a 2014, uma baita empresa.

Só que agora isso acabou, né. Essa alta aí terminou e agora o mercado enroscou. Está enroscado aqui nessa região. Então, enquanto estiver nessa região aqui, a gente não vai fazer nada entre a linha branca e a linha azul clara. Desde 2013 que ela está enroscada.

6 – Embraer (EMBR3)

Embraer – EMBR3. Nossa! Essa está ridícula! O que aconteceu com ela de 2011 a 2015? “Poxa Trovó, subiu pra caramba”. Foi muito boa para ganhar com a alta. A linha branca lá, apontando para cima, está vendo? Eu estou mostrando aqui o preço. E para onde o preço está indo, continua assim?

Não! Esse é o tipo de empresa que vocês podem investir por um longo prazo, só que nesse momento, ela não está assim. Ela está assim. Já está apontando para baixo. Olha o preço! Então, desde 2015 que ela está só caindo.

“Mas está barata a ação, Trovó”. Não. Nesse momento está desvalorizada. Barato estava aqui. Aqui que está barato ó. Deixa eu colocar outra cor aqui que fica mais fácil de enxergar. Onde está a setinha azul, está vendo, aqui está barato. Aqui está barato, setinha azul. Está barato o preço. Desconto. Agora aqui, não. Agora está desvalorizando.

Falaremos mais sobre isso aqui nos próximos vídeos do canal. É um assunto super complexo, então, eu quero que vocês vão se familiarizando com o mercado de ações.

Basicamente, para resumir hoje: o convite para vocês estarem conhecendo nosso blog está abaixo na descrição desse vídeo, vale a pena estar acompanhado. Está muito bacana o blog.

Aguardem os próximos vídeos!

Minicurso Gratuito

Oi, aqui é o Trovó! E eu sei que você acompanhou nosso vídeo e ficou pensando nisso!

Eu resolvi criar um curso de 4 vídeos, gratuitos – ou um minicurso como você queira chamar. Sobre os 5 segredos que a maioria dos investidores não sabem como aplicar no mercado financeiro.

Para participar é muito simples: basta clicar nesse banner aqui abaixo, cadastrar seu e-mail e fazer parte deste minicurso, tá bom?

E não se esqueça de curtir este vídeo e compartilhar com os amigos!

Um abraço e até o minicurso, tchau.