As 6 melhores dicas para ter mais dinheiro em 2017

ANÚNCIO

Para o próximo ano, todo mundo esperar ganhar um pouco mais de dinheiro do que ganhou em 2016. Isso é claro, ainda mais se levarmos em conta a atual conjuntura econômica do país, onde pessoas ficaram com elevadas dívidas e outras milhões, sem emprego. Para muitos, 2016 não foi um ano bom e a pressão ficou toda em cima deste ano, que, pelo menos, para os mais otimistas, parece ser um ano financeiramente positivo.

No entanto, a pergunta que fica, e que não quer calar, é: “Como conseguir mais dinheiro em 2017”? Nossa equipe não faz uso da bola de cristal, mas selecionamos as 6 melhores dicas para você conseguir alcançar esse objetivo. Vamos detalhar cada uma delas e, se você as seguir, com certeza terá mais dinheiro do que teve no ano passado.

ANÚNCIO

Vamos começar?

1 – Melhores Investimentos de 2016

O ano mudou, mas é sempre muito bom saber qual foi o melhor investimento do ano que passou. E, claro, também qual foi o pior. Afinal de contas, é com os erros do passado que aprendemos sobre os acertos do futuro.

ANÚNCIO

Os títulos públicos tiveram altos juros e inflação, por conta da recessão econômica. O que isso quer dizer? Que quem fez empréstimo, pagou mais caro e quem investiu em Renda Fixa, foi beneficiado. Já para 2017, mesmo com a expectativa de queda de juros, essas rendas continuarão sendo atrativas (veja a opinião dos especialistas). Importante saber que quanto maior o prazo da aplicação, melhor será o seu desempenho, como é de praxe.

Em outro campo, os fundos cambiais tiveram desempenhos negativos por conta da volatilidade do mercado internacional e também do Brasil. Donald Trump e Operação Lava Jato são as palavras chaves nesse contexto.

Sabendo disso, listamos os 5 melhores e os 5 piores investimentos de 2016!

Os melhore foram:

  1. Tesouro IPCA+ 20135 (NTN-B Principal) – 47,81%
  2. Tesouro Prefixado 2021 (LTN) – 38,69%
  3. Tesouro IPCA+ com juros semestrais 2050 (NTN-B) – 34,2%
  4. Tesouro Prefixado com juros semestrais 2021 (NTN-F) – 32,79%
  5. Fundos de Ações Indexados – 32,65%

Convite de 1 milhão de reais – IMPERDÍVEL!!!

E os que tiveram pior desempenho, foram:

  1. Fundos Cambiais – 15,56% negativo
  2. Ouro – 12,32% negativo
  3. Fundos Multimercados do Exterior – 0,44%
  4. Fundos de Ações de Investimentos no Exterior – 0,79%
  5. Poupança – 7,57%

As informações foram produzidas pelo Exame.com e atualizados pela Anbima, com informações do BM&FBovespa, Thomson Reuters, Banco Central do Brasil e Tesouro Nacional.

2 – Aprender como sair das dívidas

Se você que viu o tópico acima achou tudo muito confuso é porque ainda não conhece muito sobre o mercado financeiro. Mas, calma lá. Isso não é um grande problema. A partir de agora, vamos dar os tópicos de acordo com aquelas pessoas que ainda estão receosas à começar um investimento.

E, para tal, o primeiro passo é aprender a sair das dívidas.

Faça um levantamento honesto de todas as suas dívidas, principalmente aquelas que são destinadas aos bancos e instituições que cobram juros altos. Dê prioridade ao pagamento dessas dívidas e se não puder quitar todas de imediato, estabeleça um prazo curto.

Temos uma regra infalível para você quitar suas dívidas usando apenas 20% do seu salário. Quer conhecer? Clique aqui.

3 – Saber quanto ganha e quanto gasta

Esse tópico até poderia vir antes dos outros porque é extremamente importante. Você precisa saber qual valor que entra e qual sai do seu orçamento mensal. É essencial saber para onde o seu dinheiro está indo. E espero que não seja para o ralo, né.

Reprodução: Google
Reprodução: Google

O ideal é manter o diagnóstico constantemente e não fazer dele apenas uma tarefa periódica. Manter a vida financeira em controle pode te trazer benefícios inimagináveis, tal como uma vida amorosa pacífica.

Se você ainda não tem um norte para começar o orçamento financeiro pessoal, nós temos uma dica muito bacana, que saiu, inclusive, em outros grandes portais do mercado financeiro. É a técnica dos envelopes. Conhece? Então, conheça!

4 – Novas Fontes de Rendas

Bom, esse não precisa de muita explicação. Se você quer ganhar mais dinheiro nesse ano, precisará de novas fontes de rendas. Opte por aquilo que você faz de melhor, seja um trabalho artesanal ou uma prestação de serviço. Você não precisa sair do seu emprego necessariamente e pode, ao menos tentar redirecioná-la.

5 – Investir

Como já visto no tópico 1, as Rendas Fixas são uma ótima oportunidade para 2017. E enriquecer é receber juros e você só faz isso investindo dinheiro. Se você tem dinheiro na poupança, por exemplo, poderia colocá-lo na Renda Fixa. Os riscos são muitos parecidos e a rentabilidade é maior.

Além de investir dinheiro também é importante ter uma reserva financeira. Oras, como fazer tudo isso? Veja o vídeo abaixo!

6 – Educação Financeira

O mercado do dinheiro ainda te assusta? O que significa esse lance de economia? Orçamento organizado? Para responder essas perguntas e nortear os seus conhecimentos acerca do tema, uma das melhores opções disponíveis são os livros.

Educação Financeira: o que falta para sairmos das dívidas e começarmos a investir?

Por isso, com apoio da Exame, listamos 7 títulos que foram lançados no ano passado e que trazem lições sobre as finanças. Confira as sugestões:

  1. A graça do dinheiro – The New Yorker/Robert Mankoff
  2. Empire of Things – Frank Trentmann
  3. Dinheiro compra tudo? Educação financeira para crianças – Cássia D’Aquino
  4. Fora da Curva: os segredos dos grandes investidores do Brasil – e o que você pode aprender com eles – Pierre Moreau, Florian Bartunek e Giuliana Napolitano
  5. O que é Previdência Social – Luciano Fazio
  6. Como viajar sozinho em tempos de crise financeira e existencial – Hermés Galvão
  7. Eu vou te ensinar a ser rico – Ben Zruel

Alternativa: Se você é mais descolado e não é daqueles muito chegados à livros, tem outras opções. E a melhor delas é o curso online. A Trovó Academy disponibiliza um workshop inteiramente gratuito e gravado pelo Trovó, que deixa a linguagem do dinheiro super leve. Você aprende sem ter que fazer muito esforço.

O curso é online e grátis, você só precisa se cadastrar no banner abaixo. Também pode entrar nesse link e cadastrar o seu e-mail, para receber, diariamente as melhores dicas do mercado.

Com informações da Exame

ANÚNCIO