Confira 5 dicas para aprender com os erros e se recuperar da falha

ANÚNCIO

A gente até poderia usar um termo que tem sido dos mais falados nos dias de hoje: resiliência. No entanto, vamos trazer o assunto para a realidade e falaremos de modo bem popular: você vai ver como aprender com os erros e se recuperar da falha – o que é digno de um líder.

Em resumo, saiba que estamos falando de uma característica humana que tem a ver com a nossa capacidade de “se recuperar”. Afinal, todo profissional vai errar ou tomar uma decisão errada algum dia. O que muda é como ele lida com isso.

ANÚNCIO

E isso é o que poderá dizer se você é um bom líder ou não. Até mesmo porque ser resiliente é uma característica intrínseca a um líder de verdade. Abaixo, temos 5 dicas de especialistas que vão te mostrar se você está no caminho certo.

1 – O momento sozinho

Ter um tempo de silêncio pela manhã é essencial para garantir uma autorreflexão. E isso vai ser importante para pensar sobre as decisões diárias que se tem ao liderar uma empresa.

N o início da manhã, você vai ter mais chances de encontrar as melhores repostas. Inclusive, poderá fazer atividades como ter uma lista de gratidão, realizar meditações guiadas, praticar uma atividade física, ouvir podcasts ou audiolivros. Tudo isso é feito por grandes empresários.

ANÚNCIO

Inclusive, há pesquisas que indicam que iniciar o dia cedo e apressado pode trazer a sensação de ineficiência. Aproveite o início do novo dia para respirar, manter a atenção no presente e começar suas atividades de forma positiva.

2 – O copo meio cheio

Muitas vezes, os grandes testes da vida são como tempestades repentinas. Nessas horas, é preciso muita força mental para permanecer focado nos objetivos. Lembre-se que toda situação pode ser aproveitada e nenhuma situação é permanente.

Sendo assim, mesmo em momentos difíceis, podemos estimular nosso cérebro a selecionar as memórias por acontecimentos bons. Dessa forma damos um boost na energia positiva e conseguimos ter um olhar otimista sobre os acontecimentos.

Como muitos especialistas dizem, saiba que manter uma atitude positiva é fundamental para tomar as melhores decisões.

Júnior, Pleno e Sênior – saiba a diferença entre eles

3 – O tempo passageiro

Para aprender com os erros e se recuperar da falha, a próxima dica é sobre você saber que o tempo é passageiro e, definitivamente, tudo passa.

Todas as vezes, a gente quer resolver tudo rapidamente. No entanto, quando a gente atravessa as fases difíceis, temos que considerar que o tempo vai ser capaz de curar tudo que ficou como ferida.

Perder o emprego, ficar sabendo de uma doença grave e coisas do tipo vão acontecer. Assim como imprevistos como a quebra do carro, um acidente de trânsito, etc. No entanto, o que muita é como sabemos lidar com isso.

Todo mundo tem uma próxima chance de se recuperar de tudo isso. Inclusive, você enquanto um líder, também tem.

Conheça os 5 brasileiros mais influentes do LinkedIn

4 – A procrastinação

Procrastinar é viver em estado de adiamento, isto é, sempre deixar para amanhã ou depois. É muito comum na vida dos brasileiros, que sempre deixam para depois os investimentos, o regime, a atividade física.

Por outro lado, o que pouca gente sabe é que essa procrastinação pode inibir progressos em diversas áreas de nossa vida. Inclusive, na hora de se tornar um líder de sucesso. Assim sendo, no trabalho, a procrastinação nos deixa com a constante sensação de atraso.

O resultado é que isso gera acúmulos não administráveis, prejudica nossa produtividade e dificulta a possibilidade de ascensão profissional. Evite cair nessas armadilhas que sempre acontecem através de jogos, da TV e outras formas que existem para te entreter.

aprender com os erros e se recuperar da falha

5 – O sorriso

A última dica para aprender com os erros e se recuperar da falha é manter o seu senso de humor mesmo diante de tempos difíceis. Especialistas dizem que o riso alivia o estresse e ajuda você a controlar as coisas. Para um líder, isso é fundamental.

E nem precisamos de muito para saber que quem sorri vive mais tempo e parece mais jovem também. Sorrir aumenta a longevidade, contribui para manter o sistema imunológico forte, reduz a pressão arterial e ajuda o corpo a relaxar.

Logo, o hábito de sorrir ajuda nossa mente a mover-se para um espaço mais positivo.

ANÚNCIO