App do FGTS – saiba como consultar o extrato pelo celular

O app do FGTS tem sido muito procurado pelas pessoas interessadas não apenas em realizar saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, mas também por quem quer simplesmente fazer um acompanhamento do saldo ou ver o extrato de forma online.

Assim sendo, é interessante notar que a Caixa Econômica Federal criou essa ferramenta que é totalmente digital para que as pessoas possam verificar o que é de direito delas, com base nas leis trabalhistas.

Dessa forma, fique sabendo que pelo app dá para consultar saldos e fazer outras coisas, como pedir o saque ou a transferência do dinheiro para outras contas. E a própria Caixa diz: “Com o app dá para consultar os depósitos, atualizar endereço, ver pontos de atendimento”.

O que é e para que serve o FGTS

O que a gente sabe é que o FGTS pode ser sacado em determinadas ocasiões. Por exemplo: na aposentadoria. Mas, não é isso. Também dá para sacar em outros casos, como na compra de um imóvel e em casos de doenças.

Mais recentemente, também se tornou possível o saque através de incentivos do governo, no que ficou chamado de Saque Imediato e Saque de Aniversário. Sendo assim, hoje há várias formas de sacar os recursos disponíveis no Fundo.

E se você quiser saber mais sobre isso, inclusive, sobre quais as doenças permitem o saque do FGTS, leia essa nossa matéria: Saiba porque é importante consultar o saldo do FGTS.

Após isso, considere que esse conteúdo é para falar sobre o aplicativo do FGTS, que tem sido o meio mais usado para consultas de saldos e extratos do programa. Ele é confiável porque é da Caixa e é gratuito, sendo que não envolve nenhum custo para o trabalhador.

O que tem no app do FGTS

Muita gente tem optado por baixar esse aplicativo no celular por um motivo bem simples: dá para acompanhar o extrato do Fundo. Sendo assim, você fica sabendo, por exemplo, se a empresa está fazendo os depósitos mensais.

Mas, além disso, saiba que existem outros serviços gratuitos no aplicativo. Por exemplo, você pode realizar os saques liberados por rescisão de contrato de trabalho e também o saque imediato. Dá ainda para fazer upload de documentos, caso necessário.

Aliás, por esse aplicativo você pode indicar outra conta, de outro banco, para receber o crédito do seu saque. Sem contar na consulta de saldos, né.

Hoje em dia, após as atualizações dos desenvolvedores, ainda tem as vantagens: acesso pelo número do CPF, acompanhamento online e gratuito e o fato de estar disponível para todos os celulares do Android e do iOS.

Como acessar as informações do app do FGTS

A própria Caixa Econômica Federal dá um passo a passo para quem está interessado em consultar o extrato, saber o saldo e todas as informações do Fundo através do app do FGTS. Confira abaixo como fazer isso em alguns cliques.

Primeiro, o usuário deve ir até a loja de aplicativos do celular e buscar por FGTS (que foi desenvolvido pela Caixa). Depois, ele deve instalar e, após isso, fazer o cadastro. Nesse caso, vai ser preciso preencher todos os formulários com questões pessoais (nome, e-mail, CPF).

Também será preciso criar uma senha com números e 6 dígitos. Depois, o usuário tem que confirmar o e-mail que recebeu. Seguindo o passo a passo, agora é hora de abrir o aplicativo e informar o número do CPF e da senha criada. Após o login inicial, novas perguntas aparecem.

Assim sendo, elas são sobre a vida funciona do interessado. Então, você tem que respondê-las, aceitar as condições de uso do programa e a partir disso poderá usar o aplicativo gratuito do FGTS para desfrutar das informações.

Dúvida na hora de criar a senha?

Nesse passo a passo falamos sobre uma etapa que é a de criar uma senha, correto? Se você tiver com dúvidas sobre isso, saiba que existe um vídeo da Caixa que explica como concluir o primeiro acesso e criar essa senha.

Além do vídeo, você também poderá ligar no telefone da Caixa para tirar dúvidas, que é o 0800-726-0104 ou o 3004-1104 para capitais. Inclusive, sobre senhas, a Caixa diz: “Nunca forneça sua senha para ninguém, nem por telefone, nem por e-mail e nem mesmo por quaisquer outros canais”.

Como baixar o app do FGTS no celular

O caminho para baixar o aplicativo do FGTS no seu celular é muito fácil. Se você tem um Android precisará ir até o Google Play. Mas, se tem um iPhone, então, o passo é ir até o App Store, que é a loja do sistema iOS. Você também pode baixar no Windows Store.

Nessas plataformas, você deve buscar pelo nome de “FGTS” e depois verificar se o desenvolvedor é a Caixa Econômica Federal – isso porque há vários outros apps com nomes parecidos, mas que não são oficiais.

App do FGTS

Então, se confirmar tais informações, aí é só você fazer a instalação dele. Lembrando que o passo a passo para começar a suar já foi mencionado acima. Incluindo a criação de uma senha de primeiro acesso.

Bônus – adesão pelas mensagens de celular

O FGTS também tem um serviço de envio de mensagens por celular. Assim sendo, o trabalhador pode optar por receber informações a partir do seu NIS (Número de Identificação Social) e de uma senha criada.

O aviso SMS vai informar sobre o valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com os juros e a liberação de saque, quando forem disponíveis. Lembrando que a adesão também dá direito ao extrato bimestral em papel em casa. Saiba mais sobre esse serviço no site da Caixa.

Não há posts para exibir