Veja como se aposentar de forma independente

ANÚNCIO

O fato é que planejar os gastos financeiros mensalmente não é uma das missões mais fáceis hoje em dia. Afinal, são muitos gastos: boletos, impostos e custos que muitas vezes estão sempre aumentando. Mas, a boa notícia é que dá para se aposentar de forma independente.

No entanto, preparar e planejar os gastos para a aposentadoria também não é tão simples como somar 1 mais 1. Pode parecer fácil, mas não. Ainda assim, é muito possível. Ainda mais para quem tem foco e determinação. E sim, você pode aposentar rico, viu.

ANÚNCIO

A nossa ideia com este conteúdo é mostrar como você pode conseguir se aposentar e atingir a sua independência financeira – desde que aprenda fazer uma organização financeira. Por isso, vamos pôr as luvas nas mãos, as botas nos pés e vamos à luta.

Mas, o que é ser independente?

Antes de qualquer coisa é muito importante você entender o que é atingir a independência financeira. Afinal, falaremos disso o tempo todo, né. Então, nada como você saber exatamente do que estamos falando.

Saiba que existem algumas interpretações equivocadas sobre isso. Por isso, bastante atenção. A primeira coisa que é preciso saber é que atingir a independência não significa que nunca mais irá trabalhar. Ok?

ANÚNCIO

Por outro lado, você pode conseguir a liberdade de poder trabalhar com aquilo que quiser e receber uma boa grana para isso – claro, sem ser obrigado a se submeter a serviços que não gosta e ou não ganhar o suficiente para pagar as suas contas.

Em outras palavras, você passa a ser o responsável por sua vida financeira e sem muitas complicações. Logo, se aposentar de forma independente é você conseguir chegar nessa fase da vida fazendo o que gosta e ganhando bem, combinado?

Saiba diferenciar a sua independência da riqueza

O segredo para descobrir se você tem a sua independência financeira é notar se você ganha um salário que pode suprir os seus gastos, ter uma vida confortável e ainda ter uma porcentagem para fazer novos investimentos.

Se você tem uma vida assim, com certeza, é independente ou está chegando bem perto disso. Portanto, ser independente não é ser rico, mas sim conseguir escolher a melhor situação para sua vida sem ser refém de patrão ou de péssimos salários.

No caso da aposentadoria, a gente fala de ter um salário que permita a você fazer tudo isso sem ter que trabalhar, obviamente. Então, já pensou receber uns R$ 10 mil ou R$ 20 mil de aposentadoria? Isso te tornaria independente, não? Mas, como conseguir? Vamos descobrir.

Comece o seu planejamento

Obrigatoriamente, você tem que se planejar para se aposentar de forma independente. E quanto antes você começar a investir na sua aposentadoria melhor será, pois ela é um investimento longo que vai permitir juntar dinheiro ao longo dos anos.

Só que para planejar seu financiamento e a futura independência, algumas coisas precisam ser analisadas.

Para isso, é fundamental descobrir o quanto do seu salário poderá destinar para isso, a idade que pretende ter ao se aposentar, quanto planeja receber e quantos anos ainda serão necessários trabalhar. Anotou isso? É muito importante.

Depois, trace metas e objetivos realistas, pois não adianta querer gastar muito mais do que seu orçamento mensal permite para se aposentar. E saiba que quanto mais perto estiver da aposentadoria, mais caro ficarão as prestações também.

Faça a sua própria aposentadoria

É muito mais cômodo que o governo escolha quanto você vai pagar e quanto irá receber. Não acha? O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) faz o pagamento da aposentadoria de muita gente. Porém, nem sempre é um bom valor. Aliás, quase nunca é.

Portanto, essa escolha já se mostrou não ser a melhor, tanto é que a previdência social precisa urgente passar por uma reforma para contornar uma situação que está ficando insustentável. Isso é o que dizem os especialistas.

aposentar de forma independente

Além de tudo, existem várias opções de investimentos para a aposentadoria hoje em dia, no Brasil. Elas vão desde as previdências privadas que são altamente seguras, mas rendem pouco até mesmo a bolsa de valores, que podem render muito, mas são arriscadas.

Outra opção para fazer seu investimento é nos fundos imobiliários, pois você poderá ganhar duas vezes: a primeira é que seu patrimônio será submetido a uma valorização e depois receberá parcelas de lucros mensais.

Sobre a aposentadoria independente, você também pode gostar de ler isso:

Pense em uma aposentadoria moderna

Aquela história de aposentar e parar de trabalhar por sem muito velho ou não ter mais mercado para o próprio está ficando cada vez mais ultrapassada. Voltar a trabalhar e buscar um novo espaço também faz parte de ser um aposentado independente.

E note que estamos falando de um trabalho que seja algo que você goste de fazer. Como dar palestras, dar consultorias para pessoas, viajar, vender, etc. Só que para chegar nesse patamar, o seu planejamento financeiro deve ser feito com responsabilidade e organização.

Então, basicamente para se aposentar de forma independente, você tem que ter um projeto de aposentadoria que seja bem executado. Resumidamente, você terá o dinheiro certo para conseguir pagar todas suas contas com a sua renda e outra parte para continuar investindo.

Por outro lado, você também pode se aposentar e nem precisar de trabalhar. Isso não importa muito. O que importa mesmo é que você consiga somar todo patrimônio que precisa para ter uma vida financeira tranquila e apenas com os rendimentos dos investimentos.

Isso sim é viver de juros e se aposentar de forma independente do governo ou de outras coisas.

ANÚNCIO