Como se Aposentar Investindo Dinheiro na Bolsa de Valores

Conseguir se aposentar com ações não acontece da noite para o dia, mas quem começar agora talvez não precise esperar 40 anos como eu esperei. Não podemos confiar no sistema atual, você precisa fazer a sua própria aposentadoria, senão será um aposentado indigente”.

Todo mundo quer ter uma aposentadoria confortável… Para alguns, nem precisa ser aquela da imagem do velhinho sentado na cadeira de praia e bebendo água de coco.

Poderia ser, pelo menos, algo que desse para pagar as contas, o convênio médico e que ainda sobrasse algo para levar o neto para passear no parque de diversões.

Porém, com a Nova Reforma da Previdência e com o rombo econômico que está o país, dificilmente isso será possível. Conseguir se aposentar já é difícil e receber uma boa aposentadoria, quase impossível.

Não vamos criticar partidos políticos, nem governantes. Mas, queremos alertar você, contribuinte, que pode fazer tudo diferente e ter uma aposentadoria dessa – tranquila – sem ficar dependente do Governo Federal. Quer saber como? Investindo na Bolsa de Valores, por exemplo. Confira como!

Sobre Investir na Bolsa de Valores

Luiz Barsi é conhecido por ser um megainvestidor que investi constantemente na Bolsa de Valores. Ele ficou rico dessa forma e soube fazer o que era preciso para manter seu patrimônio.

Entre os muitos conselhos, um deles é: formar uma carteira previdenciária, que tenha ações de poucas empresas sólidas e que tenham histórico de pagar bons dividendos. O foco, portanto, não é lucrar com a oscilação do mercado e sim com os dividendos.

“O cidadão que especula na bolsa não ganha dinheiro, só patrocina a bolsa”.

O objetivo tem que ser adquirir ações de boas empresas e prosseguir comprando os papéis. “É importante estabelecer uma filosofia cuja busca seja montar um portfólio previdenciário”.

Sobre Pagamento de Dividendos, leia o texto a seguir:

O que são Dividendos e como Ficar Rico recebendo lucros em 7 Passos

A Estratégia de Barsi

Para o especialista, o investimento em ações tem que ser feito com o objetivo de criar uma carteira de empresas sólidas, que tenha bom histórico de resultados e de pagamento de dividendos.

“Procuro escolher projetos futuristas que tenham em seu bojo sustentabilidade a médio e longo prazo”.

O histórico da empresa, pensando dessa forma, é muito importante e influencia – ou deveria influenciar – diretamente na tomada de decisão de compra.

Não tenho hábito de investir em negócios sem histórico”.

Além disso, tem um segredinho: “quando eu compro uma ação, não vendo”, garante Barsi. Claro que isso não quer dizer que você não precise fazer ajustes na sua carteira de investimentos ao longo do tempo. Só que o foco também não deve ser o lucro com a valorização do preço dos papéis.

Hora Certa de Comprar na Bolsa de Valores

O melhor negócio de Barsi – um dos melhores – foi investir dinheiro em ações da Camargo Corrêa, isso ainda na década de 1970. Ela já afirmou várias vezes, em entrevistas, que na época as ações foram leiloadas na Bolsa e ele as comprou por pouco mais de 1 reais.

“Eu achei que o papel merecia o investimento, avaliei o negócio e era sólido. Na minha visão, não é a Camargo Corrêa que depende muito do governo, como falam, mas o governo que depende muito da Camargo Corrêa”.

Depois, quando vendeu os papéis, obteve um dos maiores lucros, em porcentagem, de toda sua carreira de investidor.

Mas Barsi também teve negócios não bem sucedidos – BID e Banco Nacional.

“Nunca perdi, devolvi parte do que ganhei. Nunca considerei uma perda, mas sim uma diminuição de patrimônio. Isso não abalou minha fé e cultura em prosseguir investindo em projetos bons e com futuro”.

E continua: “os momentos de mais oportunidades para adquirir ações são aqueles em que a economia é acometida por crise e nossos políticos são exímios em criar crises”.

Cautela é Fundamental, diz Barsi

“A oportunidade de comprar a ação é a de participar de um projeto”.

Portanto, para aproveitar as oportunidades do mercado, Barsi diz que é preciso ter muita cautela. Mesmo porque as crises são momentos em que se deve analisar os indicadores, como preço e patrimônio, além da sustentabilidade financeira e o histórico de resultados da empresa.

E se você está pensando na aposentadoria, Barsi comenta de algumas que podem ser levadas em consideração. A ação da ordinária da Vale é uma delas, considerando que a empresa se prepara para ingressar no Novo Mercado – B3 – e que a companhia tem um projeto de diversificar a sua atuação.

Fabio Schvartsman, o novo CEO, é um gestor austero e compromissado em remunerar os acionistas.

Além da Vale, tem a Klabin, antiga empresa da Fabio, que tem um setor totalmente favorável, considerado perene e necessário para qualquer país. Além de setores fundamentais, como de energia, saneamento, telecomunicações, mineração e siderurgia.

Investimento – Mercado Financeiro: Como Investir em Ações Online

Com a chegada da internet, muita coisa no mundo mudou, começando pelos hábitos de comportamento quando pensamos no dinamismo das redes sociais que aproxima pessoas, amplia as relações, divulga negócios e tudo o mais, considerando somente o aspecto positivo, que é o que interessa.

Do mesmo modo, a tecnologia trouxe benefícios para todos os segmentos e o setor financeiro não poderia ficar de fora. Hoje em dia, as possibilidades de gerar negócios pela internet, facilitou muito a vida das pessoas, mas antes não era assim.

No início, quando a internet chegou ao Brasil, era muito cara e sem graça, isso mesmo, não é exagero, os mais jovens talvez nem saibam como era o esforço para se ficar online, ainda bem que isso já passou.

No mercado financeiro também tudo ficou mais fácil, agora você pode abrir conta em um banco, transferir dinheiro entre contas, fazer parcelamento de dívidas, enviar declaração anual do Imposto de Renda, investir em ações na Bolsa de Valores e muito mais. Continue Lendo..

Com informações da Globo