Previdência Privada ou Tesouro Direto para uma aposentadoria rica?

ANÚNCIO

Uma dúvida comum entre as pessoas que estão querendo se aposentar é escolher entre Previdência Privada ou Tesouro Direto. Afinal, qual é a melhor opção, entre elas, para ter uma aposentadoria rica? Nós vamos descobrir. Ou, pelo menos, tentar.

Antes de qualquer coisa, vamos lá: você conhece quais são as diferenças que esses 2 tipos de investimentos apresentam? Para que você tenha um entendimento melhor sobre eles, nós vamos explica-los separadamente. Bora lá?

ANÚNCIO

E isso é importante porque dessa forma você conseguirá saber qual é a melhor opção de acordo com a sua realidade: tempo para se aposentar, valor para investir, tipo de perfil.

Entenda o Tesouro Direto

Diferente do que uma boa parte da galera imagina, o Tesouro Direto não se trata de um produto proveniente do mercado financeiro. A verdade que ele é um programa criado pelo governo federal em 2002, em parceria com a Bolsa de Valores.

Logo, ele é um título público de renda fixa. E, de forma simplificada, é como se você fizesse um empréstimo para o Estado que, em contrapartida, oferece uma taxa de rendimento anual, que muda de acordo com o papel que está investindo.

ANÚNCIO

O intuito dele era trazer mais investidores para os títulos públicos, tanto que ainda criaram um sistema para poder investir pela internet, deixando o acesso ainda mais democrático e popular. Os investidores podem escolher entre 3 formas de investimentos.

Assim, temos as opções: pré-fixados, pós-fixados e híbridos. Além de uma variedade interessantes dentro dessas 3 formas de investimento, outro grande ponto que atrai muitos investidores é a liberdade de poder investir com pouco dinheiro, mais precisamente R$ 35.

Entenda é a previdência privada

Já as Previdências Privadas são aplicações financeiras criadas exatamente para complementar aposentaria das pessoas. Assim, não nos restam dúvidas de que se trata de um produto financeiro que preza o longo prazo.

Ele pode ser um plano fechado ou aberto. O primeiro caso, também recebe o nome de fundos de pensão e são acessíveis somente a funcionários de algumas empresas específicas. Como eles não possuem fins lucrativos tendem ser mais baratos, apenas com taxas administrativas.

Os planos abertos não têm restrições, qualquer um pode aplicar. A emissão deles fica por conta de instituições financeiras e são espalhados pelas corretoras de valores, de seguros e até mesmo pelos grandes bancos. Mas, é uma boa para ter uma aposentadoria rica? Veremos.

As vantagens do Tesouro e da Previdência

Apresentamos e falamos um pouco sobre cada um dos investimentos, certo? Mas, agora vamos comparar as vantagens de ambos, para ficar mais claro como eles podem ser usados.

Tesouro Direto

O primeiro ponto positivo para o Tesouro Direto é o fato de poder comprar seu primeiro título público com apenas R$ 35. Além disso, ele tem uma boa flexibilidade com as 3 formas modalidades de títulos distintas.

Logo, a rentabilidade pode ser fixa, com base na Selic ou no IPCA também. Além disso, há opções com cupons semestrais, que podem ser reinvestidos. Outra coisa é que dá para vende-los quando você quiser.

Por fim, saiba que o Tesouro Direto tem uma grande capacidade de valorização e ainda é o investimento mais seguro do país.

Previdência Privada

Agora falando da Previdência Privada, saiba que ela apresenta uma maior diversificação de fundos que o Tesouro Direto, tendo até alternativas mais agressivas.

Você pode abater o IR (Imposto de Renda) em até 12% do total da sua renda, se você investir em PGBL (1 dos seus tipos de investimento). Em longo prazo, sua alíquota é baixa, sendo cobrado somente 10% de IR durante 10 anos de investimento.

Veja qual a reserva necessária para a aposentadoria (calculadora online)

Outra vantagem é se ver livre do come-cotas. O investidor tem liberdade de poder trocar de instituição, fazendo portabilidade, quando achar interessante. E não se preocupe com a gestão dos ativos, pois a instituição irá ceder um profissional para fazer essa função.

E por fim, destacamos que a Previdência Privada é uma excelente opção para se aprender a poupar, pois ela incentiva muito para que seus investidores estejam sempre economizando para conseguir alcançar seu objetivo.

Qual é o melhor para a aposentadoria rica

Os especialistas costumam dizer que não existe um investimento melhor que o outro. Mas, sim, um investimento mais adequado do que outro para cada situação.

Sendo assim, mesmo o Tesouro Direto sendo o mais seguro do país e mais barato, pode ser que a previdência seja melhor. Isso porque ela é pensada no longo prazo.

Quer saber como planejar a aposentadoria aos 30 anos? Veja esse guia rápido

Além do mais, os fundos de Previdência Privada costumam ser melhores para investidores que estão em busca de fazer uma reserva financeira para daqui alguns anos e não querem ficar queimando a cabeça para gerenciar essa grana.

Sendo assim, além de acumular recursos para a aposentadoria, esse tipo de investimento também poder ser utilizado para alcançar outras metas que apresentem um prazo máximo acima de 6 anos.

aposentadoria rica

No entanto, para quem quer investir para o futuro, mas ainda está incerto sobre o tempo de deixar o dinheiro guardado ou quer ter mais rendimentos do que a previdência, então, o Tesouro pode ser a melhor opção.

E para você, qual é a melhor opção de aposentadoria rica? Comente.

ANÚNCIO