Saiba quais são os 6 melhores aplicativos para alfabetização de crianças

ANÚNCIO

Em casa, os pais sempre podem ter espaços para incentivar os filhos a estudarem. Sendo assim, hoje temos uma facilidade, que veio com a tecnologia. E uma boa ideia é conhecer os melhores aplicativos para alfabetização de crianças.

A gente fez um estudo para encontra-los e você vai ver que tem diversas opções desses games que podem ser usados de forma educativa pela criança. Inclusive, eles são bem focados no processo de alfabetização – como você vai ver a seguir.

ANÚNCIO

Os 6 melhores aplicativos para alfabetização de crianças

Desse modo, a lista foi feita da seguinte forma: nossa equipe buscou no Google Play aqueles aplicativos de educação, focados na alfabetização de crianças. Então, separamos aqueles que tinham nota acima de 4 estrelas. E ordenamos a lista da menor para a maior nota.

6 – ABC Ilustrado

O primeiro dos aplicativos para alfabetização de crianças que temos aqui tem uma nota de 4,2 estrelas e é do Pedro de Moura Garcia, que é responsável por outros programas focados no público infantil.

Nesse caso, tudo funciona como um jogo de sílabas e você ainda pode optar pelo modo de jogo de formar palavras. Ao todo, são 3 níveis de dificuldade, com relatórios que apresentam os erros e os acertos em cada fase. A interface dele é bem simples.

ANÚNCIO

5 – Formar Palavras

Com a mesma nota de 4,2 estrelas, nós temos o app Formar Palavras. Ele é um jogo gratuito para auxiliar na alfabetização das crianças. Sendo assim, usa métodos fônicos, mostrando uma imagem, palavras e sílabas. Ao todo, são 4 categorias: natureza, comida, objetos e animais.

Entre todos os que vamos listar aqui, esse é um dos mais simples. Por isso, talvez pode ser o melhor para começar. Aliás, o Hilson Eduardo concorda com isso: “É muito agradável para o aprendizado da criança”.

4 – Silabando

Esse é um aplicativo gratuito para crianças que foi criado pela Apps Bergman. Ele é focado na alfabetização infantil e mais ainda nas sílabas. Sendo assim, ajuda na formação de sílabas simples até as mais completas.

Entre os recursos disponíveis temos: apresentação das sílabas, montagem das sílabas, completar palavras, escutar sílabas, tentar separar a palavra em sílabas, enumerar as sílabas. Também funciona em forma de jogo e tem uma nota de 4,2 estrelas.

Talyta Ferreira diz que “é um jogo bem completo, com muitas opções para as crianças se divertir. Trilha sonora alegre e divertida. E apesar de ter anúncios do tipo banner, isso não chega a incomodar”.

3 – ABC Dinos

Esse é um dos melhores aplicativos para alfabetização de crianças e mais conhecidos dentro da plataforma do Google Play. Ele também é indicado para crianças de até 8 anos. Sendo que é focado em quem quer aprender ler e escrever.

Entre os diferenciais, tem a descrição, as vozes em português, objetivos e jogos. Por isso, a ideia é aprender brincando. Entre os games mais divertidos, temos: escreva a letra, formulário de palavra, onde estão as letras e com que letra começa.

O mais legal é que a tecnologia se adapta à idade da criança. “Para que você não precise se preocupar se o seu filho ou filha ainda não souber ler ou escrever. Ele adapta o aprendizado e você escolha com quais letras vai trabalhar”. A nota dele é de 4,3 estrelas.

2 – EduEdu

Esse é um aplicativo focado na avaliação e nas atividades para alfabetização. Ele também poderia estar na primeira posição porque tem a mesma nota: 4,4 estrelas. No entanto, como menos pessoas deram notas, a gente optou por esse desempate.

De qualquer modo, é um programa de celular muito viável e indicado para quem tem filhos em fase de alfabetização. Ele já foi usado por mais de 100 mil alunos e funciona de forma simples: a criança faz atividades e o aplicativo explica as respostas.

Logo, é uma tecnologia pensada em crianças que estão matriculadas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental I ou alunos de pré-escola 1 ou pré-escola 2 da educação infantil. Mas, há estudos para novas atividades, para crianças a partir do 4º ano.

1 – Ler e Contar

No final da nossa lista, mas no topo dos melhores apps grátis de alfabetização, nós temos o Ler e Contar, que é outro da Apps Bergman. Ele fica na área “educativa” e é indicado para crianças de até 8 anos de idade.

Além de trazer atividades sobre o alfabeto e sílabas, também tem os números e a soma e a subtração na área da matemática. Sem contar com as línguas de sinais, vogais e consoantes, animais, cores, instrumentos musicais e muito mais.

A nota dele no Google Play é de 4,4 estrelas. E um dos comentários mais motivadores é da Rafaela Ribeiro: “Minha filha aprendeu a ler através desse app quando tinha apenas 4 anos”. A Nilc Assis gostou tanto que pediu mais aplicativos como esse: “para crianças em níveis avançados”.

Os aplicativos são gratuitos

Antes de terminar, vale dizer que esses aplicativos são gratuitos. No entanto, eles podem conter anúncios internos, além de planos ou pacotes que são pagos. Então, é interessante que os pais ou responsáveis, faça uma leitura do game antes de deixar a criança fazer o uso deles.

aplicativos para alfabetização de crianças

O mais legal é considerar que todos possuem opções grátis para ensinar as crianças. Portanto, não é preciso desembolsar nenhum dinheiro. Mas, se quiser ir além e fazer todas as atividades, nesse caso sim, pode ser que pagar pelos planos premium pode ser a melhor alternativa.

ANÚNCIO