Descubra esses 5 aplicativos de GPS off-line – que funcionam sem internet

ANÚNCIO

Você está em busca de alguns aplicativos de GPS off-line? Sabe que são apps de celulares que funciona mesmo quando você não tem acesso à internet, né? E isso pode ser ótimo porque nem sempre o seu sinal de 3G ou 4G vai estar bom.

Considere, portanto, que vários aplicativos gratuitos permitem essa função de “baixar mapas off-line”, o que permite o uso deles mesmo sem o acesso à internet. E a gente tem uma lista com 5 desses programas que você pode instalar para usar o recurso sem custos.

ANÚNCIO

Descubra esses 5 aplicativos de GPS off-line – que funcionam sem internet

Eles costumam ser muito usados quando a pessoa não quer perder a rota de viagem quando está dirigindo em estradas, onde o sinal de internet móvel é bem fraco ou inexistente. E até mesmo quando se tem o sinal, usando a opção off-line você economiza os dados móveis.

1 – Google Maps

O mais conhecido de todos os aplicativos de GPS off-line é o Google Maps. Apesar de o Waze também ter sido “comprado” pelo Google, o Maps é o mais conhecido e mais usado hoje em dia, ainda mais por brasileiros que possuem o hábito de viajar.

ANÚNCIO

Na lista dos GPS off-line ele é um dos melhores também. Isso porque ele tem o recurso de mapa off-line tanto para o sistema Android como para o iOS.

E para usar essa função, o usuário quase não tem problemas. Basta ir no menu do app e ativar o “Mapas Off-line”. Aí, você seleciona o seu mapa e enquadra toda a área que quer usar. O aplicativo gratuito vai fazer o download do mapa e isso vai permitir o uso sem internet.

Inclusive, o programa vai te mostrar quanto isso vai representar de espaço no seu aparelho, o que dá em média 70 MB. O mapa off-line poderá ser usado por 30 dias e após isso ele terá que ser atualizado.

2 – TomTom Go Brasil

Outro aplicativo de GPS dos mais usados no país é o TomTom. Ele é bem focado aqui no Brasil, portanto, não é dos melhores para quem vai viajar para outros países. Mas, a boa notícia é que também tem a função de mapas off-line.

O armazenamento dele é muito grande, sendo que o mapa Sudeste, por exemplo, leva mais de 500 MB da memória do seu celular. Agora, para quem quer usar um app internacional, para viagens ao exterior, aí dá para baixar o TomTom World, só que ele tem um custo.

3 – GPS Brasil

Mais um dos aplicativos de GPS off-line que temos disponível no país é o GPS Brasil. Ele permite o uso sem internet porque já traz o mapa brasileiro instalado. Assim, dá para traçar rotas e buscar estabelecimentos por perto mesmo sem internet.

Agora, se você quer baixar mapas de outros lugares fora daqui, aí vai ter que desembolar alguns valores. E isso vai depender da localidade e da extensão do mapa. O aplicativo é gratuito, mas tem esse custo do TomTom Internacional.

Por exemplo, o custo para ter um mapa off-line da África é de R$ 239,99. Já se for da Argentina ou do Chile ou da Colômbia, o custo é de R$ 79,99.

Samsung Galaxy J6 – Display Infinito de 5,6″ – Melhor preço do Brasil

4 – Maps.me

O Maps.me também tem o serviço da navegação off-line. Por isso, é outro dos apps de GPS que você pode ter no seu celular. Só que ele funciona de forma bem diferente. Assim, ele tem uma pasta com 23 mapas que estão pré-carregadas no país.

E aí, quanto o app conecta ao Wi-Fi, ele baixa a área correspondente. Além disso, o usuário pode optar por fazer downloads de outros mapas também, que não façam parte desses 23 pré-carregados. Só que isso precisa ser feito manualmente.

As áreas salvas no celular vão até 40 MB, o que vai depender da região. A boa notícia é que eles podem ser apagados a qualquer momento, esvaziando a sua memória. Ele também é um aplicativo gratuito.

5 – Here WeGo

O último dos aplicativos de GPS off-line que vamos citar aqui como opção para você é o Here WeGo. Se você não ouviu falar ainda desse programa, saiba que ele era o antigo “Here Maps”. E ele traz mapas pré-definidos para baixar em vários estados nacionais.

E, como todos citados aqui, ele também é gratuito e tem versões para iPhone ou para smartphones com Android. Os arquivos baixados para serem vistos sem internet podem pesar até 670 MB. E dá para baixar mapas de outros países.

O único detalhe é na hora de usar essa função: é preciso marcar a opção de “usar aplicativo off-line” antes de começar a usar. Sendo que esse tipo de navegação funciona no modo carro, só que permite trajetos a pé ou de transporte público.

Como baixar os aplicativos?

Se você ficou interessado em algum desses aplicativos gratuitos ou em vários, saiba que o processo de download será o mesmo. O primeiro passo é visitar a sua loja de aplicativos (se for um Android é no Google Play e se for um iOS é no App Store).

Em seguida, você tem que encontrar o programa e confirmar se é o correto, com base no desenvolvedor e nos comentários. Depois, você só precisa instalar, sendo que eles não têm custo para isso. E aí tem que verificar se há custos internos. Depois é só usar, seguindo as recomendações que deixamos acima em cada tópico.

Uma ótima ideia, inclusive, é testar um app antes de colocar ele na sua viagem, na prática. Baixe-o e teste em caminhos que você já conhece para saber se você se adapta à forma com que ele funciona. Isso gera ótimos resultados.

ANÚNCIO