Saiba quando andar de Uber é mais barato para você

ANÚNCIO

A gente, apesar de os aplicativos de transporte serem já bastante conhecidos, tem dúvidas sobre o fato de valer a pena ou não. E a gente criou este conteúdo justamente para te ajudar a pensar nisso. Mas, pensar de uma forma mais didática. Assim sendo, a gente vai ajudar você a descobrir quando andar de Uber é mais barato.

Portanto, considere que este é um conteúdo que vai te ajudar a estar mais bem preparado para tomar as melhores decisões no futuro. Isso porque nem sempre temos muito tempo livre para pensarmos e refletirmos sobre cada decisão que temos que tomar, né.

ANÚNCIO

Saiba quando andar de Uber é mais barato para você

E, para finalizar essa introdução, saiba que não estamos querendo fazer propagandas ou anúncios gratuitos para o Uber. A gente usou esse aplicativo como base porque ele é um dos mais conhecidos. Mas, a gente poderia estar falando de qualquer outro, com certeza.

As considerações iniciais

Existem duas considerações iniciais que precisam ser feitas ante de qualquer coisa. Uma delas é para dizer que não estamos considerando aqui a confiabilidade dos aplicativos, apenas os valores que são cobrados neles.

ANÚNCIO

Então, se você acha que é arriscado demais ou não tem segurança, tudo bem. Agora, se você acha que está tudo e não há problemas em andar de Uber, então, vamos tratar da questão financeira. Até mesmo porque o nosso foco é fazer as contas, né.

A outra consideração tem a ver com o fato de que não estamos comparando o Uber com outros aplicativos de transporte de pessoas. Por isso, quando a gente falar em Uber, você pode entender como qualquer app desses, ok? E existem vários disponíveis no Brasil.

A nossa comparação é feita a partir do uso de outros tipos de transportes, como os moto taxistas, o ônibus, a locomoção com carro próprio, bicicleta, etc. Essa é a ideia.

Assim sendo, vamos às nossas atuais opções e possíveis variáveis de quanto usar o Uber.

Uber ensina como ganhar dinheiro aos domingos – R$ 190 no dia

Para ir trabalhar ou estudar

A primeira pergunta é sobre andar de Uber é mais barato de para ir trabalhar. E já vamos adianta que, de um modo geral, isso não vai compensar para você que é trabalhador que recebe o vale transporte.

Isso porque independente da distância, o Uber vai ser mais caro. E apesar da comodidade que ele traz, saiba que no fim do mês o seu vale transporte não vai ser suficiente para bancar esse gasto – ou essa mordomia, como queira chamar.

Agora, vamos imaginar uma situação onde a gente tem alguns imprevistos. Seja em um dia que você perdeu a hora de acordo, está com algum problema físico (como dores nas pernas) ou algo do tipo. Nesse caso, que é eventual, aí sim ir de Uber pode ser bom.

Entenda que pode ser bom porque é mais cômodo e não porque é mais barato, ok?

Ah, e essas mesmas dicas vale para quem está pensando em contratar o Uber para ir para lugares mais frequentes, como em cursos diários ou em aulas de universidades, por exemplo.

Para ir em uma balada ou festa

Uma próxima possibilidade de uso do Uber é para quem está pensando em se divertir. Sendo que, geralmente, isso acontece em baladas, festas, barzinhos, casa de amigos, etc. Nesse caso, de modo também geral, dá para considerar que vale a pena.

E vale a pena por vários motivos. Um deles é porque é uma saída eventual. E, além disso, o Uber te cobra um preço fixo que, quando comparado com outros custos, pode ser mais viável do ponto de vista financeiro. Ainda mais se você more em uma cidade movimentada.

Por exemplo, saiba que ao ir para uma balada, você terá o gasto do combustível, manutenção do carro e também do estacionamento. É bem raro que você encontre bons lugares para estacionar perto desses lugares.

Além disso, temos ainda o diferencial de que você poderá ter problemas se consumir álcool. Já que isso vai te tornar inválido para pegar a direção, né. Então, falando de modo geral, costuma valer a pena!

Para viajar para outras cidades

Obviamente, aqui também temos um ponto de vista relativo sobre andar de Uber é mais barato. Mas, temos que pensar no seu proposito e objetivo da viagem. Se é um bate e volta para uma balada em uma cidade bem perto de você pode até ser que valha a pena.

Mas, se é uma viagem para a casa de amigos ou familiares, onde você vai ficar vários dias e não pretende ir para baladas, aí pode ser que compense mais você ir de carro. Até mesmo porque dá para dividir o gasto da viagem com outras pessoas, né.

E o jeito é fazer as contas. Mesmo porque você pode ter custos com pedágios e a revisão do carro. Se isso acontecer, talvez o Uber seja uma boa ideia. Faça simulações – tanto da revisão como do Uber – para saber a melhor resposta.

Bônus – Carona Solidária

Saiba quando andar de Uber é mais barato para você

Para terminar este conteúdo, a gente pode citar aqui também uma coisa que está em alta no nosso país. É o famoso “carona solidária”. Esse movimento tem acontecido muito em empresas e universidades.

O que acontece é que a pessoa pode entrar em contato com outras pessoas da mesma empresa ou escola e combinar a carona. Daí, dá para dividir os custos ou revezar. Isso costuma minimizar muito o gasto com o transporte.

E, acaba sendo uma opção viável para pessoas que moram perto e vão para destinos próximos. Pense nisso também como alternativa para economizar dinheiro.

ANÚNCIO