Amigo Secreto – 5 motivos para você fazer isso na sua família

ANÚNCIO

Você pode achar que esse assunto não tenha nada a ver com dinheiro, mas tem. Tem a ver, especialmente, com economizar dinheiro. Porque em todo final de ano, mesmo com o 13º salário, as contas ficam muito altas.

São as viagens, os gastos com presentes, com o panetone, com as festas, roupas novas e uma infinidade de coisas. Isso sem contar que nos meses seguintes ainda tem os impostos anuais, como o IPVA do carro e o IPTU da casa.

ANÚNCIO

E para não ficar falando apenas dos gastos, vamos trazer uma solução que você vai achar meio boba no começo, mas que depois com certeza vai começar a ver com outros olhos: o amigo secreto ou amigo invisível.

Leia este conteúdo de forma leve para entender que uma brincadeira pode gerar muito mais do que sorrisos e a aproximação com seus amigos e familiares: pode gerar também a economia de dinheiro!

O amigo secreto

O amigo secreto é aquela boa e velha brincadeira, onde várias pessoas de um mesmo grupo que aceitam participar se inscrevem e depois cada uma tira um papel. No fim das contas, o nome da pessoa que estava no seu papel é quem vai receber o presente.

ANÚNCIO

Então, todo mundo tira o nome de alguém. E, alguém sempre dá um presente para ganhar outro. Pode acontecer de uma pessoa tirar a outra que também a tirou. Pode acontecer de homem tirar mulher, avô tirar neta, pai tirar filha, etc.

O fato é que é uma brincadeira muito tradicional aqui no Brasil.

E as regras dessa brincadeira variam de geração para geração. No mais comum, os preços dos presentes são estabelecidos antes do início da brincadeira e a data para realização da entrega dos presentes também.

Ah, tem uma coisa importante: ninguém pode falar para a outra pessoa quem a tirou até a entrega do presente. A ideia é fazer esse suspense até o dia chegar. E essa é a grande graça do amigo secreto.

Os gastos de natal

Antes de falarmos alguns motivos que provam porque o amigo secreto é uma boa ideia para economizar dinheiro, vamos entender os gastos que estão “embutidos” junto com o natal na vida de quase todo mundo.

No natal, o que tem? Tem de tudo um pouco: festas e presentes, comidas e bebidas, viagens e brincadeira. E, quase sempre, ao chegar no fim do ano é que vem o problema: a falta de dinheiro para pagar tudo isso.

A época do ano é a melhor para o comércio, que tende a vender mais. Porque todo mundo quer comprar uma lembrança para quem faz aniversário ou para quem gosta muito, como tios, primos, mãe, pai, filhos, sobrinhos, afilhados.

E nesse vai e vem de lembrancinhas é que estão acumulados os grandes gastos, que mais tarde podem vir somados aos juros, parcelas atrasadas, limite estourado e tudo de ruim que há no mercado financeiro e no seu cartão de crédito.

Assim, se existe uma forma de economizar dinheiro no natal… E existe!

Amigo Secreto - 5 motivos para você fazer isso na sua família

Economizar dinheiro no Amigo Secreto

Existem alguns pontos muito interessantes que fazem o amigo secreto ser uma ótima opção de escolha para o natal em família… E o natal econômico!

1 – preço estipulado

O 1º deles é que os preços dos presentes são estipulados e ainda que exista uma variação, geralmente, ela é bem pequena. Então, se o preço é de R$ 30, ninguém vai gastar R$ 50 na hora de comprar o produto.

Isso porque mesmo que você goste muito da pessoa poderia causar constrangimento na brincadeira, já que a taxa estabelecida é a mesma para todo mundo.

2 – um único presente

Outra vantagem econômica é que ao participar do jogo, todo mundo vai ganhar presente e você não tem que se preocupar com alguém que, teoricamente, não iria ganhar o presente de fim de ano.

Para o seu bolso isso é ótimo: você só tem que comprar um presente sem ficar comprando para todo mundo porque isso também traria constrangimento para outras pessoas.

3 – você ganha o que quer

Também é comum que cada pessoa dê indicações do que gostaria de ganhar. Dessa forma, você acaba ganhando algo que goste – e mesmo que não goste, quase sempre dá para trocar de presente, por outro de mesmo valor, na loja.

Então, é mais ou menos como se você se desse um presente de fim de ano.

4 – família unida

Mais um benefício é que a família fica mais unida né. Isso porque as vezes você está distante de um primo, mas ao sair com ele, você se aproxima simplesmente ao pensar no presente que ele gostaria de ganhar.

E como vai ter uma data para entrega dos presentes fica claro que a reunião vai acontecer, mesmo que seja difícil conseguir organizar o horário de todo mundo.

5 – compra consciente

Um último ponto interessante é que os participantes terão uma compra consciente porque mesmo que tenham que pesquisar preços e opções, ele sabe exatamente o que vai comprar, sem que precise ficar andando em diversas lojas de diferentes setores.

Se é para comprar um par de meias, ele vai direto às lojas que vendem isso. E não precisa passar pelo setor de alimentação ou eletrônicos, por exemplo.

Amigo secreto é uma alternativa

Ao final deste conteúdo não temos a ideia de que você saia correndo para organizar o seu amigo secreto em família, mas comece a estudar a possibilidade, que pode ser ótima para o seu bolso e de todas da sua família.

Se é tempos de economia de dinheiro, não precisa ser tempos de economia de abraços e festas. Poupe dinheiro, mas nunca a família. O jeito é encontrar formas de ficar unidos sem precisar gastar muito e o amigo secreto é uma dessas opções!

ANÚNCIO