Alta do Dólar – o que isso muda para você?

Você já ouviu falar diversas vezes sobre a alta do dólar, não é verdade? Mas, o que isso tem a ver com a sua vida e de que forma influência no seu bolso? Se não sabe a resposta, continue lendo.

Porque hoje a gente vai entender como é importante ver a questão do dólar e como a oscilação dele frente ao real pode influenciar na nossa vida.

Afinal, você já deve ter percebido que o dólar está dando o que falar nos últimos meses, não é mesmo? Com a mudança de governo no Brasil e no mundo, ele se altera quase que diariamente.

E, de fato, ele marcou presença no top 3 dos investimentos e foi tema de muitas conversas em todo mercado – seja o financeiro, o econômico, ou qualquer outro.

Por conta das suas oscilações e alta, saiba que a prática pode ser exemplificada para o caso de você ir viajar para outros países ou para quem gosta de investir em fundos cambiais.

Então, se provavelmente você está bem confortável, certo de que  o dólar não tem nada a ver com sua vida, atente-se à moeda americana porque sim, ela está muito relacionada às suas finanças pessoais.

E mesmo que você se encaixe nessas características, saiba que mesmo assim o dólar influência na sua vida, seja na hora de comprar uma TV nova ou de pedir um cartão de crédito e assim por diante.

O dólar

O dólar ele não está atrelado apenas a situação econômica dos Estados Unidos, o seu país de origem. O fato é que essa é a moeda mais comercializado no mundo.

Assim, ele também é influenciado por outras grandes economias como, por exemplo, a economia chinesa, que costuma manter uma ativa relação de troca entre produtos nacionais e norte- americanos.

Exatamente por isso, o dólar sofre variação de acordo com os acontecimentos do lugar em que está sendo  negociado.

Se um país está passando por instabilidade política e financeira ou até as 2 juntos, a volatilidade do valor da moeda é quase certa em virtude das incertezas presentes no contexto em que está inserido.

Quando ocorreram as manifestações pela busca da Reforma Política em 2014 aqui no Brasil, por exemplo, todo esse cenário gerou desconfiança do mercado em relação à economia brasileira.

O resultado foi que os investidores externos perderam confiança e começaram retirar os dólares do mercado nacional. Consequentemente, pela diminuição da oferta, a moeda passou a ter um valor bem maior aqui no Brasil.

Para quem não lembra, em 2014, o dólar super valorizou no Brasil.

Mas, não é só isso!

As negociações de importação e exportação entre países, que geralmente acontece com base no dólar e as operações de reservas internacionais administrado pelo Banco Central, também fazem com que a moeda norte americana tem o seu valor afetado em relação ao real.

O Consumo

Muitas coisas que consumimos são negociadas em dólar e quando ele sofre alterações nos preços, os produtos também têm valores alterados isso altera completamente o planejamento mensal das empresas e das pessoas.

No caso de grandes altas da moeda estrangeira existe tendência de inflação e aí o valor dos itens consumidos sofrem impactos.

Eles são sentidos no mercado, especialmente, de matérias-primas importadas, como o trigo, que ficam mais caro do que quando vendidos para a indústria brasileira.

Assim produtos feitos com este ingrediente (como os pães, bolos e massas) costumam ficar mais caros também e pesam mais no bolso do consumidor final, que é você, eu, nós.

O fato é que se a moeda subir em relação ao real, tudo fica mais caro. E aí vale citar o Café, o Açúcar, Derivados de Soja e outros atraentes do mercado internacional.

O Lado Positivo

Os produtos brasileiros no exterior eles ficam mais baratos e competitivos. O que acaba sendo ótimo para quem vende para fora do Brasil.

A produção nacional também acaba beneficiado já que com os produtos importados custam mais caro e os consumidores tendem a adquirir mais itens brasileiros.

Isso aquece a economia que ainda promove aumento de empregos.

O turismo é outro mercado influenciado: se as passagens aéreas das viagens internacionais ficam mais caros, a tendência é que os brasileiros prefiram curtir o estilo do próprio país.

Mas, precisa de bastante atenção para entender tudo isso!

Dicas!

A dica é ficar de olho nas notícias para compreender como anda a situação do país e das grandes economias ao redor do mundo, isso vai te ajudar a tirar proveito da situação e comprar moeda caso você precise com uma cotação mais baixa.

Se você está se programando para estudar fora do país ou viajar ou então fazer um turismo, outra boa dica é começar a comprar de forma programada uma moeda estrangeira.

Evite deixar para a última hora, pois podem existir acontecimentos inesperados nas economias e isso pode afetar o valor de um dia para o outro.

Outra coisa importante: evite ao máximo usar o cartão de crédito nas compras no exterior porque além do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) ser bastante alto, a taxa de câmbio utilizada será a do dia do pagamento da fatura e não da compra!

Assim, existem variações que podem ocorrer e aumentar consideravelmente a sua conta.

Para resumir tudo isso o dólar tem tudo a ver com a sua vida, tá? Aprenda a estuda-lo para fazer as melhores e mais econômicas escolhas!

Não há posts para exibir