17 ações com maior potencial de valorização em 2018 – com explicação!

ANÚNCIO

O ano começou com tudo no mercado financeiro. Acontecimentos prometem movimentar aspectos da economia nacional, como o valor da Selic. A bolsa de valores ganhou muita importância e este artigo é para falar sobre as ações com maior potencial de valorização em 2018.

Afinal, quais serão as melhores ações para 2018? É óbvio que aqui tratamos de uma expectativa e para isso estamos levando em conta vários fatores. Para sermos totalmente didáticos, vamos fazer o seguinte: primeiro explicamos esses acontecimentos que serão marcantes e, depois, citamos as ações para 2018.

ANÚNCIO

A bolsa de valores em 2017

Para confirmarmos quais as ações com maior potencial de valorização em 2018, precisamos, irremediavelmente, conferir como foi esse mercado no ano que passou – será que quem investiu nele se arrependeu?

É claro que não! As pessoas que fizeram aplicações financeiras na bolsa de valores em 2017 tiveram ótimos ganhos mesmo com os cenários desafiadores. O Ibovespa (índice mais importante da B3), por exemplo, conquistou marcas históricas com novas pontuações.

Em resumo, se em janeiro de 2017 o Ibovespa teve uma queda de menos de 60 mil pontos, considere que entre setembro e novembro a meta foi batida: com mais de 75 mil pontos.

ANÚNCIO

A oscilação aconteceu porque temos que destacar temas políticos, como os que envolveram Michel Temer e os irmãos Batista. Tudo isso sem falar da prisão de Eike Batista.

A bolsa de valores em 2018

Partindo desse pressuposto, como escolher as melhores ações para 2018? Será que há indícios do que pode acontecer na renda variável? Ao que tudo indica, a Bolsa de Valores do Brasil vai continuar ofertando as melhores opções de investimento para quem quer ganhar dinheiro rápido ou a longo prazo.

Do lado das oportunidades que devem aparecer nesse cenário de retomada, há o que os especialistas chamam de “alavancagem operacional”, que resulta na produtividade a partir de novos equipamentos, especialmente em setores como de siderurgia e infraestrutura.

Do lado da cautela, há temas como as eleições presidenciais deste ano, a Reforma da Previdência, os juros, ajustes fiscais e por aí vai.

Saiba mais sobre a reforma da previdência:

Os juros americanos e a transformação da China

Outro ponto a se considerar para descobrir quais as ações com maior potencial de valorização em 2018 tem a ver com os juros americanos.

Os eventos domésticos são sim importantes, só que a atenção dos investidores também se voltam para o cenário internacional, especialmente nos Estados Unidos. O país está em um processo de alta de juros. O que isso quer dizer? Que haverá ainda mais emoção no mercado brasileiro.

Enquanto isso, no continente asiático, a China está passando por uma transformação na sua dinâmica de crescimento. O que se espera é um ritmo sustentável que trará mais segurança quanto aos números projetados para o mercado.

17 ações com maior potencial de valorização em 2018 – com explicação!
Reprodução: Google

17 ações com maior potencial de valorização em 2018

Para você não pensar que estamos sendo tendenciosos para um lado ou outro, separamos todas as ações conforme ordem alfabética de nome e não de setor. Confira cada uma das melhores ações para 2018 e leia os motivos justificáveis.

1 – B3 (antiga BM&FBovespa) – BVMF3

Para os distraídos, a B3 é a união da BM&FBovespa e a Cetip. Com a união, essa bolsa de valores brasileira se tornou a 5ª maior bolsa de valores do mundo. Mas não é só isso que faz essa ser uma das ações com maior potencial de valorização em 2018.

Há ainda a criação de um oligopólio com uma alta barreira de entrada no mercado nacional, além de um plano de expansão para outros países da América Latina. Além disso, a bolsa de valores brasileira pode ganhar com a entrada de novas empresas (IPOs – Ofertas Públicas Iniciais) que são esperadas para este ano.

Portanto, com um preço convidativo, essa é, sem dúvidas, uma das melhores ações para 2018.

2 – Braskem – BRKM5

Esta é uma empresa que tem diminuído custos, reduzido os investimentos e gerado caixa. E aí, você quer mais o que? Tudo nos dá a entender que a expectativa é que os dividendos sejam bem robustos nos próximos trimestres.

Além disso, a queda da ação no final de 2017 fez com que o preço da ação ficasse ainda mais atrativo, tornando a Braskem uma das melhores ações para 2018.

3 – BRF – BRFS3

A BRF tem potencial para recuperar suas margens e virar a página após tantos trimestres ruins. É uma empresa barata para a bolsa de valores, em termos de valuation. Ela tem o beneficio da proteção do dólar que pode ser importante para 2018.

A troca de CEO, com a entrada de José Aurélio Drummond Jr., também influencia para manter constante chamadas de capital dos acionistas ou a emissão de dívidas.

4 – CCR – CCRO3

A empresa é uma concessionária de rodovias e de projetos de aeroportos e estações de metrô. Isso já dá a entender que, com a queda dos juros, haverá uma valorização de mercado e preços. Logo, é indicada como uma das ações com maior potencial de valorização para 2018.

Há ainda outros motivos para acreditar nisso como o aumento do tráfego de veículos nas rodovias, a retomada da economia e a participação em leilões de infraestrutura. Enfim,  é um baita de um projeto a longo prazo.

Além de tudo isso, a CCR foi uma das empresas que mais caíram no último bimestre do ano passado, como opções que foram aconselhadas para a queda da Selic.

5 – CSU CardSystems – CARD3

É uma empresa atuante no mercado de serviços de alta tecnologia e voltada para o consumo. A companhia é especialista em relacionamento com os clientes, processamento e transações eletrônicas em geral.

Também é uma das escolhas mais arriscadas deste artigo, só que, ainda assim, inclui-se nas ações com maior potencial de valorização de 2018 – analisando os resultados já entregues.

Em números, a receita bruta do último trimestre foi de 136 milhões de reais, sendo superior em 10% com a última comparação. A receita bruta teve expansão de 2,6% em relação a 2016.

6 – Eletrobras ON – ELET3

É dita como uma recomendação totalmente arriscada, ainda assim está na lista das ações com maior potencial de valorização para 2018. Isso acontece devido ao fato de que o maior fundamento dela é o avanço da privatização, que pode acontecer no início do ano.

7 – Fibria – FIBR3

A empresa passa pelo momento de “tempestade perfeita” de maneira positiva. Logo, com a demanda crescente de celulose, há uma demanda maior e isso cria expectativas de oferta mais elevadas também.

Outro ponto importante para tornar a Fibria uma das empresas com maior potencial de valorização para 2018 é o fato de ter tido ótimos resultados com o Horizonte 2, com a suspensão de licenças de produções na Indonésia.

Focada no dólar, a empresa tornou-se, ao longo dos anos, uma ótima opção de proteção aos investidores da bolsa de valores.

8 – Itaú – ITUB 4

É um dos bancos com maior ROE (retorno sobre patrimônio) do planeta e um grande pagador de dividendos também. Logo, é uma das melhores ações de 2018.

O grande desafio é fazer a migração das agências para o mundo digital, aumentando ainda mais a competição da empresa na vida dos investidores.

9 – Itaúsa – ITSA4

É uma holding de muito sucesso no Brasil e carrega o mérito de ser a controladora de um dos bancos mais rentáveis do planeta, o Itaú Unibanco. A companhia se descreve como sendo a “Berkshire Hathaway brasileira”, seria isso um exagero? Não podemos dizer, o fato é que ela é uma das ações com maior potencial de valorização em 2018.

A companhia teve um aumento histórico de volumes pagos de proventos interessantes. E tudo foi possível de ser visto após a aquisição da Alpargatas, ainda mais em termos de geração de valor porque se somou a Havaianas, Topper e Rainha.

10 – Kroton – KROT3

É uma das maiores empresas privadas do mundo no ramo da educação. A Kroton atua em todos os níveis escolares e está presente na vida de vários alunos. Hoje tem mais de 1,5 milhões de estudantes.

Em todo inicio de ano, as ações da Kroton começam a receber uma procura maior devido ao fim do recesso escolar. Portanto, é uma das melhores ações de 2018.

Em termos de expectativas, os números indicam 4 novas unidades no processo de captação, novas vagas do Fies (Financiamento Estudantil), ingresso para bolsistas, 4 novas cidades no primeiro trimestre do ano e 14 novas cidades no segundo trimestre de 2018.

11 – Localiza – RENT3

A Localiza é uma empresa líder no mercado de aluguéis e das vendas de carros semi novos em todo país. Os resultados são um dos melhores em termos de evolução do PIB entre as empresas listadas na Bolsa de Valores.

Mas, por que essa é uma das ações com maior potencial de valorização em 2018? Porque, entre outros motivos, ela deve continuar apresentando evolução durante todo o ano, levando em conta o crescimento do PIB para 2018. O valor deve ser mais do que o dobro do ano passado.

E, outro motivo que indica essa como uma das melhores ações de 2018 para a Localiza é o caso da compra da Unidas pela Locamerica. A movimentação deve anunciar uma guerra de preços no mercado.

12 – Petrobras PN – PETR4

As ações da Petrobras sempre estão entre as mais citadas, seja em época de crise politica, crise econômica ou crise das empresas. É uma companhia que oscila, mas não quebra – como dizem os analistas.

A Petrobras é uma das ações mais indicadas para o longo prazo e se tornou também um das ações com maior potencial de valorização em 2018 depois que Pedro Parente assumiu a presidência global da estatal.

Em 2 anos de mandato, ele conseguiu fazer a estatal avançar fortemente em um plano de venda de ativos, reduzindo preços, avançado em questões de governança, chegando a acordos judiciais, envolvendo acionistas e entrando em acordos com o pré-sal.

Se as ações valiam quase 4 reais em 2016 e chegaram a quase 19 no final do mesmo ano, agora com as evoluções contínuas fazem com que as ações obtidas estejam em 16 reais – ou seja, entre 10 e 15% abaixo das máximas.

É praticamente impossível passar um ano sem citar a Petrobras como ações com maior potencial de valorização em 2018.

13 – Portobello – PTBL3

É uma empresa nacional e atual no ramo de revestimentos cerâmicos. Criada em 1979, hoje tem o maior parque fabril da América Latina.

O destaque é a produção anual que ficou em torno dos 22 milhões de m² de revestimentos. A receita no acumulado do ano foi de 961 milhões de reais e a margem EBITDA atingiu os 44 milhões no 3º tri do ano passado.

E aí – é ou não é uma das ações com maior potencial de valorização para 2018?

14 – RD (antiga Raia Drogasil) – RADL3

A Raia Drogasil também está entre as queridinhas dos analistas há mais de 2 anos, quando teve alta de mais de 40%. Por que ela consegue essa fama? Porque é uma empresa líder de mercado em um setor protegido pela crise e que tem vontade de crescer, além de expertise de mercado.

A novidade é que no final do ano outro acontecimento apareceu para abrir um novo potencial de valorização – a Anvisa liberou a aplicação de vacinas por farmácias em todo pais.

E você pode achar que isso não tenha impactos financeiros, mas a noticia vai mudar o modelo de a RD se precificar no mercado. Outra empresa que está entre as ações com maior potencial de valorização em 2018.

15 – Smiles – SML3

A Smiles tem vários programas, como uma plataforma de acúmulo e resgate de milhas. A principal parceira da empresa é a GOL Linhas Aéreas.

Bom, vamos resumir: o modelo de negócios que é enxuto consegue gerar boas parcerias e inovações, mostrando resultados agressivos ao longo dos anos. Tudo isso brindou os acionistas para uma valorização também com dividendos.

Porém, aí vem a grande cereja desse bolo: um projeto de lei que envolveu a proibição dos bitcoins no país, colocou os programas de milhagens como uma supervisão do Banco Central. Após isso, as ações da SMLS3 foram derrubadas.

Logo, os analistas confiaram no fato de que a queda abriu uma excelente oportunidade para investir nessa empresa por um bom preço – ou seja, é outra ação barata da bolsa de valores. Além disso, ela também distribui dividendos.

LEIA TAMBÉM – 10 ações mais baratas da bolsa – para ganhar dinheiro rapidamente

Essa parece ser uma combinação perfeita para quem quer encontrar ações com maior potencial de valorização em 2018, não é?

16 – Taesa – TAEE11

É uma empresa do setor elétrico e chegou a ser recomendada pelo intelectual Luiz Barsi. Segundo os analistas, essa é uma boa oportunidade para os investidores.

17 – Usiminas – USIM5

Como a Petrobras, é um caso de amor com os investidores de longo prazo. Se a economia não tem ajudado o setor siderúrgico, em 2017 a empresa voltou a mostrar reação, com os preços do aço e do minério em alta.

Isso nos leva à conclusão de que é uma das empresas mais alavancadas da bolsa de valores no atual cenário. Logo, é uma das melhores ações para 2018, em termos de valorização.

17 ações com maior potencial de valorização em 2018 – com explicação!
Reprodução: Google

Vale a pena investir na bolsa de valores em 2018?

Se você leu o artigo até aqui, é óbvio que essa pergunta não faz muito sentido, afinal, listamos as ações com maior potencial de valorização de 2018. De qualquer forma, podemos trazer outros números também.

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deve crescer mais 2% neste ano. Porém, a inflação ficará abaixo do piso da meta e os investimentos vão voltar a acontecer. Eles, com certeza, serão mais eficientes do que foi nos anos anteriores.

O novo ciclo da economia pode durar mais do que um ano e as empresas com maior potencial de valorização do ano devem continuar em crescente para além de 2018. Portanto, são também as melhores ações para  longo prazo.

Todos os analistas conseguem notar que há um avanço na economia e a própria sociedade tem mais consciência política do que há um tempo. Isso vai além do “agora será diferente”.

17 ações com maior potencial de valorização em 2018 – com explicação!
Reprodução: Google

Bônus – bê-á-bá para quem é iniciante na bolsa de valores

A bolsa de valores para iniciantes é a mesma do que para os experientes. A compra das ações funciona da mesma forma, sem que haja algum benefício em particular. A única diferença é que quem já conhece o mercado sabe quais as nuances que o mercado da renda variável apresenta.

Na teoria, as ações são como pequenas fatias de uma empresa que tenha o capital aberto. A maior parte das companhias brasileiras (incluindo Petrobras, Vale e Itaú) tem ações para serem negociadas na B3.

O que muda é o valor que fica na variação da oferta e da procura por tais títulos. É fácil entender isso: se uma companhia tem muita procura por parte dos investidores, as ações sobem, justamente porque aumenta a demanda.

O contrário funciona da mesma forma. Então, o investidor que comprou pode vendê-las se houver interessados. O valor vai ser o do momento e é isso que vai garantir o lucro ou a perda financeira.

Como investir em ações

Se você é iniciante na bolsa de valores tem que saber que ela é diferente dos bancos, nos quais é preciso ter apenas uma conta bancária. Para entrar nesse mercado será preciso ter um intermediário (que são as corretoras de valores ou os bancos).

Através desse cadastro, o novo investidor pode negociar as ações por conta própria, através do home broker. Estas são plataformas que permitem a compra e venda de ações online ou pelos fundos de ações oferecidos pelas corretoras.

Os especialistas na bolsa de valores para iniciantes diz que o mais recomendável é optar por esses fundos (ou clubes de investimentos) porque eles são mais fáceis e mais didáticos. Afinal,  é um gestor que fará o trabalho de escolher as melhores opções.

O que é preciso saber é que tanto para o fundo como para o clube há uma cobrança da taxa de administração a ser paga anualmente. Ela pode variar entre 0,5% e 3% do valor total aplicado.

Para não errar na escolha das corretoras de valores, veja o vídeo abaixo.

A vantagem da bolsa de valores

O mercado de ações é mais arriscado do que a renda fixa, por isso, pode ser também o mais rentável. Mas, a vantagem é justamente essa: conseguir ganhar dinheiro rapidamente.

Por outro lado, os investidores também ficam mais sujeitos ao risco e às perdas, especialmente se precisarem vender as ações em época de baixas.

Há ainda o risco de liquidez, que é quando não há interessados na compra. Neste caso, também há baixas pelos preços e perdas expressivas.

A bolsa de valores é indicada para iniciantes?

As ações são indicadas para todas as pessoas que tem conhecimento sobre a economia. Você pode fazer isso de várias formas: estudando o mercado, acompanhando os índices, lendo as notícias da área e analisando os relatórios das empresas.

Os analistas costumam dizer que, apesar de poder render bons lucros no curto prazo, a bolsa de valores é muito recomendada para o longo período. Isto é, a partir dos 10 anos. A recomendação acontece devido à perspectiva de crescimento da economia.

Portanto, a bolsa de valores para iniciantes também é uma realidade. O que não se pode é esperar que os resultados caiam do céu. Portanto, coloque a mão na massa e estude o mercado.

Quanto dinheiro é preciso para investir na bolsa de valores?

Uma mentira muito comum que as pessoas costumam acreditar é que para investir na bolsa de valores é preciso ter muito dinheiro. Mas, ao contrário disso, é possível investir com pouco recurso e em quantias baixas para comprar uma ação.

No entanto,  isso não é muito aconselhável levando em conta os custos e as taxas que são incidentes. A opção é diluir esses gastos e investir por meio dos fundos de investimentos. Nesse caso, as taxas são divididas.

ANÚNCIO