Conheça o acionista Victor Adler – um dos principais investidores brasileiros da bolsa

Nunca é demais a gente estudar sobre outros investidores, não é mesmo? Mas, quando a gente fala sobre o acionista Victor Adler, temos que considerar que ele é um dos principais nomes da nossa bolsa de valores. Por isso, esse texto merece atenção.

Curiosamente, saiba que ele é um carioca bem discreto. Porém, com grandes cases de sucesso na sua vida. Atualmente, é conhecido por ter uma participação societária em duas grandes companhias listadas na bolsa: Eternit e Oi.

Logo, se você é alguém que investe em ações ou quer fazer isso no futuro, um bom começo é saber sobre esse personagem. Desse modo, vamos falar um pouco da trajetória dele e algumas lições que ele dá ao mercado, nas poucas vezes em que fala abertamente.

A história do acionista Victor Adler

Nasceu no Rio de Janeiro em 1946. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Eternit. Inclusive, isso acontece desde 2004. Além disso, a formação dele é em Direito e pela Universidade Federal Fluminense.

Na história, ele teve dois cargos importantíssimos dentro do mercado. O primeiro é de Diretor Presidente da VIC DTVM (uma sociedade distribuidora de títulos e valores mobiliários). Por fim, foi membro dos Conselhos de Administração da Confab Industrial da Unipar e da Forjas.

Mas, de fato, foi a sua participação como sócio da Eternit que o colocou nos holofotes. Para quem não sabe, essa é uma companhia líder de mercado no setor de coberturas. Inclusive, ele possui mais de 12,5% das ações ordinárias da ETER3.

A trajetória do investidor

Saindo desse histórico, agora podemos falar um pouco mais dos passos importantes que ele deu dentro do mercado de investimentos. Curiosamente, a participação da Eternit se deu em uma época que o amianto foi proibido para fabricar telhas na França.

Assim sendo, junto com Lírio Parisotto e Luiz Barsi, Victor comprou uma parcela significativa da companhia. Isso porque a multinacional francesa Saint Gobain (que controla a Eternit) vendeu suas ações no mercado.

Então, mesmo com a proibição na França, o amianto ainda podia ser usado para outros mercados. Logo, em 5 anos houve um crescimento de 180% dos papéis. Atualmente, a companhia tem um bom histórico de pagadora de dividendos também.

E só para fechar o tópico, saiba que Victor hoje tem sociedade na Unipar, na Oi e na Eletrobras, também. Porém, outras que fazem parte da carteira, mas em menor porcentagem são: Copel, Equatorial e Celpa.

O que aprender com Victor Adler

Além do acionista Victor Adler ser um investidor que usa de várias estratégias, como do Value Investing, ele também tem muita educação, do ponto de vista financeiro. Sendo assim, separamos alguns tópicos que são verdadeiras lições de finanças. Acompanhe.

A liquidez do investimento

Victor fala sobre a importância de sempre avaliar a liquidez do investimento. Para ele, a liquidez nula do mercado imobiliário é uma preocupação e tanto. Logo, tem custos para a compra ou venda do bem. Leia uma das frases dele:

“Aplicar em imóveis é terrível. Você precisa pagar advogado, corretor, o preço depende de uma negociação particular e, além disso, é obrigado a comprar ou vender tudo de uma só vez. Não pode vender o banheiro e manter a cozinha, por exemplo”.

E o caso dos imóveis é só um exemplo de um investimento sem liquidez (ou com pouca liquidez) ok?

As oportunidades do mercado

Mais uma coisa importante que vem do acionista Victor Adler é sobre o fato de que as boas oportunidades surgem em caminhos menos prováveis. E esse tópico nem precisa de muita explicação se você leu a história da compra das ações da Eternit, que falamos acima.

Nessa situação, mesmo com a proibição do amianto em um local, ele poderia ser usado em outros. Inclusive, outros lugares que tinham absorção do produto. Sendo assim, o investimento deu certo, mesmo sendo improvável. Assim, a dica dele é verificar mercados e encontrar oportunidades.

E tem mais um detalhe sobre a companhia: em 2018 ela começou a substituir o amianto por outros materiais. Por isso, entrou em recuperação judicial. No entanto, deu a volta por cima ao apostar em inovação e se lançou no mercado de energia solar, com a Eternit Solar.

acionista Victor Adler

Aqui também podemos falar da Oi, que está em recuperação judicial. No entanto, desde 2017, quando o fato aconteceu, a empresa está na lista de “empresas à venda”. Assim, há uma exclusividade com a norte-americana Highline. Porém, as rivas também tem interesse, como a Telefônica vivo, a Tim e até mesmo a Claro.

Os esforços para gerar resultados

Um último ponto interessante que trouxemos aqui é sobre a diversificação da carteira de ativos. Aliás, isso é importante para minimizar os riscos e potencializar os ganhos, como já falamos aqui uma série de vezes.

Para Victor, isso pode ser visto como na sociedade com grandes empresas, como é o caso da Oi e da Eternit. Inclusive, ambas estão na lista entre as melhores pagadoras de dividendos. Logo, é um tipo de aplicação ideal para o perfil dele.

Saiba quais são os 6 maiores investidores brasileiros na bolsa de valores – de Barsi à Adler

A Unipar também faz o pagamento dos dividendos de forma consistente. Aliás, o mesmo vale para a Eletrobras. Aliás, só uma curiosidade: em 2012, Victor tinha 27% das ações da companhia. Consequentemente, isso o ajudou a aumentar sua fortuna.

Resumidamente, ao encontrar ativos que se encaixem no seu perfil, concentre os seus esforços para obter ganhos neles. inclusive, isso começa com uma diversificação saudável, né.

Não há posts para exibir