A ação da CSNA3 vale a pena? Estude mais da Companhia Siderúrgica Nacional

ANÚNCIO

Para saber se uma, qualquer uma, ação vale a pena não tem saída: é preciso estudar a empresa, a cotação, os fundamentos. Hoje, de forma bastante simples, vamos te ajudar a dar o primeiro passo para saber se a ação da CSNA3 vale a pena. Mas, é só o primeiro passo, hein.

Até mesmo porque tem muita gente perguntando nos grupos de investimentos se a CSNA3 vai subir ou cair até o fim do ano. É óbvio que ninguém tem a resposta. Porém, tem muitos analistas dando alguns palpites.

ANÚNCIO

Antes de tudo, vamos começar por apresentar essa empresa, que tem um certo destaque na bolsa de valores. Afinal, ela é a maior indústria siderúrgica das Américas e está entre as maiores do mundo, também.

A CNS e a sua história na bolsa

Apesar do nome ter a expressão de “siderurgia”, considere que a empresa atua também em outros segmentos. Por exemplo, mineração, logística, energia e cimento. Fora isso, há unidades industriais diferentes, como terminais portuários, ferrovias e usinas hidrelétricas.

Já pulando para o foco da bolsa de valores, considere que tem um site de relações com investidores que pode ser visto por qualquer pessoa. Lá, a empresa informa sobre os dados da companhia, assim como os balanços trimestrais dos resultados financeiros.

ANÚNCIO

Aliás, é claro que isso não vai responder tudo. Porém, já dá para ter uma ideia se a ação da CSNA3 vale a pena. Curiosamente, saiba que tem um documento (chamado de release) que mostra um resumo de todos os resultados e com gráficos.

Se você não tem muito conhecimento sobre como ler tais informações, saiba que vamos trazer alguns dos pontos mais importantes, abaixo.

A receita líquida da CSN

Esse primeiro ponto é para falar sobre a receita líquida da empresa. A maior parte vem das áreas de siderurgia e de mineração. Sendo que as respectivas porcentagens são: 50% para siderurgia e 42% para mineração. Depois, tem 5% de logística e 2% de cimento.

Os lucros da CSN

Outra informação de grande importância para saber se a ação da CSNA3 vale a pena tem a ver com os últimos lucros. Geralmente, isso se dá pelo EBITDA, que é o lucro antes de juros e impostos. E aqui já temos uma informação bem interessante.

Se a receita líquida vem, na maior parte da siderurgia, saiba que os maiores lucros são da mineração. A área representa 75% de todo lucro. Depois vem da siderurgia, que é 15%.

O endividamento da CSN

Mais um dos indicadores é o endividamento. Na prática, ele é uma relação direta entre a dívida bruta e o patrimônio líquido. Assim, ele torna possível observar qual é a relação entre a dívida e o capital próprio (que é o patrimônio da empresa).

O valor ideal para isso não existe, obviamente. Assim, cada setor tem suas referências. Mas, no gráfico da CSN a gente vê que havia uma curva decrescente, o que é bom. Mas, a curva tomou outro rumo com o início da pandemia.

Para se ter uma ideia, a dívida bruta da última década foi equivalente a 4 vezes o patrimônio líquido.

O preço e o lucro

Todos os pontos acima são importantes. Mas, agora sim a gente começa a focar bem mais na pergunta sobre o fato de a ação da CSNA3 valer a pena ou não. Isso porque o preço da ação e o lucro podem fazer diferença na hora de você considerar a sua compra do papel.

O motivo é que o preço da ação depende do resultado financeiro da empresa. Mas, também do que o mercado espera. Atualmente, o preço da ação está bem acima do lucro da empresa dividido pelo número de ações.

Você também vai gostar de ler: Veja se as ações da Gerdau “cabem” na sua carteira

E isso é bom. Até mesmo porque em alguns momentos houve uma troca e o resultado não foi tão bom para o investidor. Especialmente nos anos de 2014 e 2016.

A análise técnica

A análise técnica, que é focada em gráficos, também tem o seu peso de importância. Por exemplo, ela pode indicar um bom momento para comprar ações. Isso porque a gente pode estudar o comportamento do preço de um papel no decorrer do tempo.

Sendo assim, a partir de dados históricos, a gente pode fazer projeções e analisar tendências. Claro que um novo investidor pode ter mais dificuldade com isso. No entanto, com a experiência é possível entender melhor os gráficos, as linhas, os números.

Atualmente, as corretoras e analistas fazem indicações de compras ou de vendas também usando tal análise. De qualquer modo, quanto mais o investidor entende do assunto e busca o conhecimento, mais ele poderá ter condições de aceitar uma indicação ou não.

Curiosidade – CSN pede IPO para CSN Mineração

Acima, a gente falou que a área de mineração da CSN estava ganhando corpo, correto? Agora, temos uma notícia que é muito recente, de algumas horas atrás. Na mídia, a gente encontra títulos como: “CSN pede registro de IPO para CSN Mineração”.

ação da CSNA3 vale a pena

Sendo assim, o pedido foi feito através de um documento que diz que as ofertas serão “oportunas” para a companhia. Isso inclui a quantidade de ações ordinárias e o preço delas também.

Na mesma situação, os gestores ainda comentam que a companhia conseguiu reverter o prejuízo de R$ 871 milhões do ano passado nesse segundo trimestre de 2020. E explica que isso foi possível graças a combinação de melhores volumes, preços e custos.

ANÚNCIO