PEGN cita 7 dicas para abrir uma empresa com pouco dinheiro

ANÚNCIO

A Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios é bem famosa no Brasil. A ideia deles é inserir conteúdo empreendedor e financeiro na vida dos brasileiros. Recentemente, a revista publicou um conteúdo com algumas dicas para abrir uma empresa com pouco dinheiro.

Afinal de contas, tem quem acredite que ter uma boa ideia seja o suficiente. Para outros, ter dinheiro para investir é a melhor saída. No entanto, a revista mostra que não basta ter isso ou aquilo apenas. A saída é ter um pacote completo, mesmo que você não tenha muito dinheiro.

ANÚNCIO

E a matéria foi publicada logo após a gente conhecer, através de pesquisas, que a grande maioria dos brasileiros sonha em ter o próprio negócio. Seja para se ver livre de um chefe arrogante ou para ter mais tempo com os filhos ou para ter mais chances de lucro.

As dicas para quem vai abrir a empresa

As dicas abaixo acabam mostrando um verdadeiro passo a passo para o novo empreendedor que quer ter sucesso nessa nova empreitada. Do mesmo modo que ter apenas dinheiro não é o ideal, saiba que pequenos detalhes fazem a diferença. Confira!

1 – A validação da ideia

A primeira dica para quem vai abrir uma empresa com pouco dinheiro é pensar na validação da ideia. Assim sendo, “não adianta você perguntar para um amigo ou outro. O motivo é que eles nem sempre vão ter conhecimento para dar uma resposta verdadeira”.

ANÚNCIO

Com isso, a indicação da revista é que você valide a ideia a partir da opinião de um especialista da área e com os clientes em potencial. Inclusive, você pode trocar análises também com empresários mais experientes.

2 – A importância do mentor

A PEGN também cita a importância de ter um mentor, que é o responsável por dar conselhos para você, sendo que ele vai ter experiência e expertise para isso. O objetivo disso é que você sempre esteja bem preparado para lidar com os obstáculos e tomar as melhores decisões.

A dica é pensar em um profissional que atue na mesma área da sua futura empresa. O conhecimento se torna chave principal. “O empreendedor pode até não gostar do que vai ouvir, no entanto, deve ponderar tais considerações e feedbacks”.

3 – O estudo do cliente

Essa é uma dica bem simples e que todo empresário tem que aceitar, goste ou não. Inclusive, é um assunto que está lá no estudo da Administração e nos melhores conselhos de quem vai investir em marketing digital. Conhecer o público é fundamental, de fato.

Isso quer dizer que você tem que saber algumas respostas antes de abrir uma empresa com pouco dinheiro. Quem é o seu público, onde ele está, o que ele precisa, do que ele gosta? E esse é só o começo porque quanto mais você souber, melhor será para você.

“Você deve se dedicar a criar um produto ou serviço que supere as expectativas das pessoas, que foram o seu grupo de público. Os primeiros clientes serão referências para gerar mais negócios”.

4 – O reinvestimento no negócio

Esse 4º tópico é um dos mais legais que você poderia ler. Olha: o que você vai fazer quando começar a ganhar dinheiro com a sua empresa? Se dizer que vai usar a grana para aumentar o seu salário, saiba que você está no caminho errado.

O ideal é reinvestir na empresa. “Quem foca em lucratividade muito cedo acaba desenvolvimento um produto fraco e isso não gera novos negócios”. Desse modo, você vai acabar gastando o seu lucro para ter mais clientes, no futuro.

5 – A busca por clientes

Hoje em dia, há várias formas de buscar clientes dentro do seu nicho de mercado. Mas, não há dúvidas de que as estratégias de marketing estão entre as melhores de todas. Ela é mais barata e mais efetiva também.

“É melhor do que arriscar comprometer um grande investimento com ações que não serão efetivas para o seu negócio”. Por isso, pense em ter prestadores de serviços, temporários, freelancers para te ajudar nessa missão. Evite contratar CLT no começo.

6 – O uso do marketing digital

Outra dica para quem pretende abrir uma empresa com pouco dinheiro é usar o marketing digital desde cedo. Então, se você não sabe do que estamos falando, saiba que passou da hora de você saber. Essa é a sua melhor estratégia hoje em dia, acredite.

Até mesmo porque muitos empreendedores iniciantes acabam investindo errado ao lançar o seu produto no mercado. Isso só gera gasto e nenhum retorno. No meio digital, você pode fazer testes e gastar bem pouco para ter retorno.

abrir uma empresa com pouco dinheiro

“Pesquise os meios mais efetivos e mais baratos para chegar até o consumidor final. Depois reinvista o seu lucro em marketing. Vale a pena fazer ações mesmo antes de o produto estar pronto para ser lançado”.

Saiba qual é o passo a passo para ter um post otimizado para SEO

7 – A opção de ter um sócio

Por fim, a revista diz que para quem em pouco dinheiro uma opção é sim encontrar um sócio. “Encontre um bom sócio, compartilhe a sua paixão pelo produto ou serviço”. A ideia é que essa pessoa não seja igual a você, mas tenha pensamentos complementares.

Para saber mais

O conteúdo da PEGN foi publicado com base em outro site, da Revista INC. E todas as informações foram averiguadas pelo empreendedor Ilya Pozin, que é da Ciplex. Você pode saber mais sobre isso no site oficial da PEGN.

ANÚNCIO