Abrir uma conta na corretora pela internet tem algum risco?

Você tem receio de abrir a sua conta em uma corretora ou banco pela internet? Afinal, muito se ouve falar em cibercriminosos e fraudes… Não é mesmo? Fique tranquilo, esse assunto é muito bom e vamos falar com bastante transparência.

E considere que essa é uma dúvida muito frequente na vida de muitos investidores novatos ou pessoas que estão começando a estudar sobre aplicações financeiras. Aliás, até mesmo quem quer uma conta digital tem essa dúvida.

E ela foi resumida na voz de um de nossos leitores:

– “Sou investidor iniciante e tenho receio sobre corretoras e bancos. Eles falam que temos que abrir  a conta pela internet. Mas, eu ainda estou acostumado em ir ao banco físico e conversar pessoalmente com o gerente. Quais cuidados tomar”?

É uma dúvida boa, não é?

Então, vamos falar disso e aí você vai ter conhecimento para abrir a sua conta pela internet também porque em como todo lugar é preciso cuidado, mas até mesmo nos bancos podem ter problemas, o que não seria diferente na internet.

Para quem quer abrir conta corrente ou conta em corretora online e não sabe se isso é confiável, a leitura deste conteúdo torna-se obrigatória!

Sobre abrir contas na internet

Primeiro, vamos pensar com relação a abrir conta ou ter um relacionamento financeiro pela internet, que acaba sendo algo muito comum hoje em dia devido aos benefícios que isso traz: como facilidade, comodidade e economia de tempo e dinheiro.   

Certamente, estamos habituados ao tradicional formato de ser recebidos em uma instituição, tomar um cafezinho, preencher fichas e só depois abrir a conta apertando a mão do gerente.

Só que pode acreditar: isso já faz parte do passado.

É comum encontrar pessoas que tem um bom cartão de crédito e nunca foi visitar a sua operadora de cartão de crédito para preencher o cadastro e solicitar esse documento. Na verdade, o banco facilit isso para você.

Só que atualmente, até mesmo o banco ficou para trás porque é a internet que facilita.

Se você teme um bom smartphone pode começar a se habituar com esse tipo de relacionamento porque no futuro muito provavelmente você não vai ter onde visitar alguém para te atender.

Basta ver notícias e números: bancos estão fechando agências enquanto que investimentos estão focados no digital, no desenvolvimento, na tecnologia.

Daqui uns anos todos atendimentos será pela internet ou, no máximo, por telefone.

O motivo é que o custo é menor e que para o consumidor é menos trabalhoso também.

Abrir uma conta na corretora pela internet tem algum risco?

Conhecendo o mundo digital

Chegando à realidade, ao abrir conta a uma corretora você não sabe, nesse primeiro momento, se ela lhe prestará ou não um bom serviço. Correto?

Porém, quando você avalia as corretoras que estão disponíveis no mercado, você vai ver que não se paga nada para abrir uma conta em corretora e em muitas não se paga nem mesmo uma taxa de manutenção, uma tarifa para manter essa conta aberta.

O que já é um grande benefício, já que os bancos fazem cobranças mensais!

Então, o ideal é você, que é investidor iniciante, opte abrir conta em uma das grandes corretoras do mercado e, antes de fazer isso, estude os benefícios das principais.

E estude através de cursos online, curso gratuitos, ferramentas, serviços oferecidos, funcionalidades porque se você quer uma conta na corretora apenas para investir em títulos públicos, através do programa Tesouro Direto, uma corretora vai ser melhor do que a outra.

Mas, essa corretora pode não atender tão bem sua expectativa na hora de comprar ações.

Tudo é uma questão de pesquisa, estudo e saber o que você, de fato, quer ao abrir a conta na corretora.

Enfim, não existe uma melhor corretora no mercado. Só que existe a melhor corretora para você!

Escolhendo a corretora de valores

Basicamente, existem serviços gratuitos em que você não paga para ter acesso e, normalmente, quando você não paga você vai ter um atendimento mais limitado.

E também existem as corretoras que cobram mais para lhe fazer um atendimento e quanto mais se cobra, mais você pode exigir de serviços em troca.

Assim sendo, você tem que descobrir aquela que é ideal para você.

E para isso, você tem que praticar o autoconhecimento, entender suas necessidades, que tipo de investimento você pretende fazer (conservadores, renda fixa, ações, títulos públicos).

Depois, você descobre quais são as melhores corretoras do mercado que prestem esse serviço de orientação de carteira, de acesso ao programa Tesouro Direto e assim por diante.

A verdade é que para pulverizar um serviço bancário, o custo é muito alto para uma instituição de grande porte. Então, os bancos vão oferecer um serviço excelente para os investidores que têm um patrimônio mais volumoso e vai ser um serviço mais caro para quem tem um patrimônio menor!

Para o pequeno investidor, investir pelo banco é ruim! Acredite.

Isso porque existe um fracionamento do serviço do gerente, do sistema, do caixa eletrônico. E tudo isso vai te custar dinheiro através de tarifas. No fim, seu rendimento não vai ser tão bom quanto poderia ser.

Então, obviamente, as corretoras que estão disputando clientes vão oferecer um serviço melhor para os pequenos e a medida que você vai se tornando grande, provavelmente, os bancos voltarão a lhe prestar um bom serviço – é assim que tem funcionado no mercado.