Abrir conta digital – saiba como economizar dinheiro com o banco

A tecnologia tem os seus prós e os seus contras, disso ninguém dúvida.

Agora, se tem uma coisa que aconteceu e foi ótimo para os consumidores é que ela possibilitou a abertura de contas digitais.

O que são contas digitais? São aquelas que funcionam muito bem pela internet, no mundo virtual.

E o grande benefício mesmo, além de toda essa praticidade, é que a conta digital é isenta de tarifas anuais, como as de administração, por exemplo.

O que vamos falar aqui é sobre os motivos que as pessoas têm e os principais que as levam a abrir uma conta digital nos dias de hoje.

Porque se de um lado é praticamente obrigatório termos uma conta digital, de outro fica a alternativa de ter a conta corrente gratuita, sem precisa pagar nada por isso.

As taxas dos bancos

Antes de citar os bancos digitais que possuem contas digitais gratuitas, vamos entender brevemente o que acontece nos bancos mais tradicionais.

Especialmente, os grandes bancos, eles têm muitos gastos, com funcionários, propagandas, estrutura, tecnologia, etc.

Além disso, eles visam o lucro e sempre dão um jeito de ganhar dinheiro.

Como eles ganham dinheiro?

Vendendo produtos aos seus clientes.

Bom, o fato é que os bancos são as empresas que mais lucram todos os anos.

E, do lado do consumidor, cada vez mais ele tinha custos com as taxas.

Rapidamente, vamos considerar alguns dos gastos:

  • Taxa de administração do pacote da conta corrente,
  • Taxa de anuidade do cartão de crédito,
  • Taxa do seguro residencial ou do carro,
  • Taxa dos talões de cheque… Etc

De fato, o consumidor paga por algo que muitas vezes nem usava, né.

Essa que é a verdade.

E aí, com o tempo, veio acontecendo um processo de desbancarização.

Isto é, algumas fintechs e empresas financeiras surgiram para dar ao cliente a chance de optarem pelos mesmos serviços financeiros, mas de forma bem mais economia.

As contas digitais

As contas digitais é um dos produtos que surgiram com essa ideia.

Por que o cliente precisa pagar R$ 50 em uma conta corrente sendo que ele usa apenas o app do banco para fazer transferências, pagamentos e recebimentos?

As contas digitais são exatamente como as contas correntes tradicionais, com a diferença que são administradas por bancos digitais e isso diminui consideravelmente o custo dela.

Hoje, para se ter uma ideia, quase todas as contas digitais são gratuitas.

E quem tem uma conta digital pode tudo!

Tudo o que podia na conta corrente comum.

Pode ter um cartão de débito com a função de pagamentos em diversos estabelecimentos e com a escolha da bandeira, geralmente Visa ou Mastercard.

Pode consultar saldo, extrato e limites quando quiser, através do aplicativo, que também é gratuito.

Dá até para receber salário nessas contas, fazer saques em caixas eletrônicos, usar no exterior, realizar compras online e tudo mais que o consumidor precisa.

Portanto, se o consumidor passou a ter os mesmos benefícios (e com mais segurança) que tinha antes com a conta corrente tradicional, sendo que agora paga bem menos (ou melhor, não paga nada) por isso… Então, isso explica muita coisa.

E explica porque as contas digitais têm feito sucesso.

Como abrir uma conta digital

Bom, já falamos sobre os custo de uma conta corrente em um grande banco e já falamos também sobre os motivos que levam as pessoas a abrir uma conta digital.

Agora, vamos entender como é que se faz isso.

No geral, as contas digitais estão disponíveis nos bancos digitais, mas também podem estar nos bancos tradicionais, como a iConta do Itaú.

O fato é que para abrir uma conta digital em um banco digital, o cliente precisa acessar a plataforma digital desse banco em questão, que pode ser no internet banking ou no app.

Um bom exemplo é o banco Inter, que é um dos primeiros e principais bancos digitais do país e que permite o acesso a vários produtos e serviços, como a conta digital, o cartão de crédito, etc.

Então, no geral, os bancos exigem documentos para abertura de contas, como o RG, o CPF, o comprovante de renda e de endereço.

Dessa forma, como tudo é feito digitalmente, o cliente precisa enviar documentos assinados e fotografias para comprovar a veracidade das informações.

E é nesse ponto que a tecnologia contribuiu para o avanço das contas digitais…

Porque o cliente pode fazer tudo isso de forma simples e sem ter complicações.

Em seguida, o banco faz a análise do pedido e em caso positivo, o cliente tem a conta aberta. Depois de alguns, recebe o cartão com a função de débito e enquanto isso já pode movimentar a conta com pagamentos, transferências, recebimentos, consultas.

Isso é tudo que precisa para abrir uma conta digital, sendo que todos que possuem bom score financeiro conseguem uma aprovação direta no pedido.

A conta digital do banco Inter

O banco Inter é um dos melhores em termos de tecnologia porque é tradicional (antigo Intermedium) e ainda conta com um avanço de ponta, tornando-se o 1º e maior banco digital do país.

Hoje, para se ter uma ideia, é possível abrir uma conta digital para pessoas físicas, jurídicas e até mesmo para MEI (Microempreendedor Individual).

Assim, o banco garante que até os pequenos empreendedores possam ter uma conta jurídica acessível, isto é, sem custos.

E funciona mesmo, tá bom?

Na internet existem muitos comentários que provam isso.

E o que o cliente pode ter ao abrir uma conta digital no Inter?

Tudo! De verdade, tudo que teria numa conta tradicional, com a diferença que tem taxa zero de anuidade, né.

E o melhor é que o app do banco Inter é ótimo para quem quer controlar melhor os gastos: dá para fazer consultas em tempo real e com apenas alguns cliques.

E agora, o que você acha das contas digitais? Está mais do que na hora de deixar o banco tradicional e as altas taxas de anuidade e administração de lado, não acha?

Não há posts para exibir