A dívida do cartão de crédito caduca com o tempo?

Verdade ou mito que a dívida do cartão de crédito caduca com o passar dos anos? Neste conteúdo você vai ter a resposta e vai saber especificamente sobre essas dívidas que são bem chatas e que podem causar sérios problemas para você.

E o assunto surgiu a partir de várias dúvidas que recebemos das pessoas e dos internautas e tem tudo a ver com o uso indiscriminado e inconsciente do cartão de crédito.

Veja uma das coisas que recebemos:

-“Eu já tentei negociar uma dívida contraída através do cartão de crédito. Porém, eu não tenho condições de pagar nas condições apresentadas. Então, gostaria de saber se é verdade que depois de 5 anos o nome limpa e a dívida caduca”.

E aí, o que você acha? Será que esse jovem internauta pode ficar de boa até passar os 60 meses para a dívida caducar?

As dívidas do cartão de crédito

A questão aqui é a seguinte e que é muito comum no Brasil: -“Devo não nego e pago quando puder – e se puder”! Essa, infelizmente, é a nossa realidade atual.

O fato é que muitos brasileiros que estão endividadas com o cartão de crédito porque o nosso país vive uma crise financeira que parece que vai melhorar, mas nunca melhora.

Então, tem muita gente que realmente não tem como renegociar a dívida porque o valor das parcelas não cabe no orçamento financeiro mensal. E aí fica difícil honrar com esse compromisso financeiro.

Na verdade. o devedor se ver com refém da administradora muitas vezes. Isso porque os juros também são abusivos e acaba que inviabiliza o pagamento da dívida.

Então, ainda que o consumidor tenha tido o erro de não fazer as contas antes de sair comprando, por outro lado, os bancos e financeiras não colaboram, de fato, como poderiam.

E assim os juros vão crescendo mês a mês, mês após mês, como uma bola de neve e mesmo efetuando o pagamento de parte do valor da dívida, ela continua crescendo.

Daí, com o nome sujo a dívida só vai crescendo e isso porque nem sempre as administradoras estão dispostas a negociar e muitas vezes a taxa de juros são inviáveis.

Bom, por uma questão legal, o nome do consumidor pode ficar incluído nos órgãos de proteção ao crédito, isto é, ele fica com o nome sujo e fica impossibilitado de ter direitos como conseguir crédito no mercado financeiro.

A dívida do cartão de crédito caduca com o tempo?

O prazo de 5 anos para a dívida caducar

Um prazo máximo de 5 anos é o suficiente para caducar a dívida?

Na verdade, depois desse prazo, o que acontece é que o CPF deve ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa.

E isso deve acontecer mesmo que a dívida não tenha sido quitada, isto é, mesmo que a conta não tenha sido paga.

Então, é verdade que em 5 anos a dívida do cartão de crédito caduca. Só que tem algumas coisas a serem consideradas… Porque isso não seria tão fácil assim, né.

Depois de 5 anos mesmo que você não pagar a dívida com o cartão de crédito ou qualquer outra dívida, ela deve ser retirada dos órgãos de proteção ao crédito e com isso você vai ter o seu nome limpo de novo… Só que…

A empresa credora na qual consta a dívida vai continuar com o déficit do seu pagamento. Então, é como se a solução fosse apenas para o nome, já que a dívida vai continuar existindo, de uma forma ou de outra.

Basicamente, o nome fica limpo, mas a dívida continua existindo!

Pontuação financeira de cada consumidor

O que é importante saber é o seguinte: com a dívida em aberto, mesmo que não esteja com o nome sujo mais, o consumidor vai ter um score financeiro baixo. O que é péssimo!

Então, o seu nome fica limpo, só que para quem você deve vai ter o direito de te cobrar e você vai observar uma coisa com relação ao nome limpo também – ele não indica o score alto!

Logo, a dívida não foi caducada. A única coisa que aconteceu foi a “limpeza” do nome em órgãos de defesa ao crédito. Mas, a dívida existe, tá bom?

Agora, o consumidor tem a pontuação do crédito score rebaixado. E com o score rebaixado, dificilmente o cliente vai conseguir crédito também.

Por isso, a única saída é renegociar a dívida. Porque ela não vai caducar. E enquanto você não fizer isso, o seu nome vai estar limpo após 5 anos, mas o seu score financeiro estará baixo.

Resumo da ópera sobre dívida no cartão de crédito

A primeira coisa a se saber é que após 5 anos o nome fica limpo, mas a dívida continua existindo. A adicionar, temos que falar que no Brasil a prisão não se dá por falta de pagamento (apenas no caso da pensão alimentícia).

A segunda pergunta que podemos responder é que apesar de a dívida sempre existir e o nome estar limpo, só tem um jeito de conseguir aumentar o score: renegociando a dívida.

O que acontece é que o débito foi retirado os órgãos depois de 5 anos, mas por uma questão legal – levando em conta as empresas podem manter o cadastro inadimplência com dívidas em até 5 anos.

Portanto, não adianta esperar os 5 anos para achar que tudo vai se resolver. Se você tem uma dívida com o cartão, em algum momento, vai precisar renegociar isso. E quanto mais demorar, maiores serão os juros – exceto se a cobrança foi indevida, tá bom?