7 Passos Para Atingir Sua Independência Financeira

Essa semana a revista Infomoney, especializada em negócios e dinheiro, fez uma entrevista super bacana comigo. E o resumo da obra foi o seguinte, eles me fizeram as seguintes perguntas:

“Trovo, você foi uma das pouquíssimas pessoas que conseguiu, praticamente do nada, ganhar dinheiro no mercado financeiro. Como é que você conseguiu chegar a um milhão de reais? Qual foi a sua trajetória? Cite quais são os 7 passos para conseguir atingir a independência financeira”.

Porque, vamos combinar pessoal, conseguir dinheiro, todo mundo consegue: jogando futebol, político… Agora, no mercado financeiro o bicho pega.

Por sinal, eu já fui entrevista pelo G1 Economia também para falar sobre a queda na Taxa Selic. Já viu? Trovo Academy comenta queda da Taxa Selic. Porque, afinal, essa queda vai mudar para o consumidor final ou não? A teoria diz que sim! Diz que você vai pagar mais barato por um produto parcelado… Mas, e na prática? Leia e saiba qual é a resposta.

Voltando ao assunto de hoje… Eu resumi para o Infomoney quais eram esses 7 passos! Na minha visão, como Trovo, tudo bem? Esses são os 7 passos que eu considerei – e considero – super importantes para que você consiga atingir a sua independência financeira!

Quer saber quais são?

Vamos lá:

1 – Planejamento para a Aposentadoria

Desde cedo, de preferência entre os 17 e 18 anos, é preciso começar a pensar na sua aposentadoria!

Afinal, um dia você vai envelhecer!

E se tudo ocorrer bem, quando você estiver mais idoso, o que vai acontecer?

  • O plano de saúde ficará mais caro,
  • O remédio ficará mais caro,
  • E, se bobear, o seu filho e a sua filha, que já vão estar adultos, ainda vão depender de você e vão pedir dinheiro emprestado.

Então, você tem que se planejar! E não dá pra depender de INSS!

Então, comece a se planejar desde já!

Leia Mais: Controle Financeiro de Forma Simples e Eficaz!

2 – Pare de se preocupar com o que os outros pensam!

O brasileiro – e isso é típico do brasileiro mesmo – tem uma cultura super chata perante a sociedade: se você está um pouquinho abaixo da média, você é considerado um fracassado e se você está acima da média, você ostenta!

Definitivamente, pare de ficar preocupado com o que os outros pensam!

Você ter carrão, ter uma casa bonita, andar com roupas super chiques… Para a sociedade isso é sinônimo de sucesso!

Já na minha visão, sucesso é o seguinte: Você gastar menos do que você ganha!

É simples: tem que sobrar dinheiro todo final de mês!

Saiba quais são os 7 Passos para Viver de Juros!

O que acontece quando não sobra dinheiro no final do mês? Você precisa fazer um empréstimo, que resulta em pagamento de juros (Fuja dos Juros dos Bancos). Pagar Juros é caminhar para a pobreza, você sabe né? É o mesmo que acontece quando você faz um financiamento (Fuja do Financiamento de Carros) ou quando decide pagar apenas a fatura mínima do seu Cartão de Crédito.

Então, fiquem atentos: se não está sobrando dinheiro é porque você está gastando mais do que deveria! E, geralmente, esse gasto vem porque você se preocupa demais com o que os outros pensam! Mas, na hora que você tiver em uma situação ruim, ninguém vai te ajudar!

3 – Você tem que aprender a economizar com disciplina.

Tem uma regrinha que eu sigo desde que eu comecei. É a seguinte:

70% de tudo que eu ganho eu uso para os gastos do dia a dia!

O que é que tem nesses 70% aí? Gastos com casa, ou seja, as contas da casa: telefone, água, luz, aluguel – se você pagar aluguel – e manutenção do carro, restaurante, cineminha, educação – se você paga faculdade ou tem um filho e paga escola para ele.

Uma dica super importante: o ideal é que estes gastos não ultrapassem 70%, certo? Essa é a regra de ouro!

“E os outros 30%, Trovo”? Bem, 20% você usa para quitar suas dívidas ou para fazer um saldo emergencial. E os outros 10% você destina para os investimentos.

Como Poupar 10% do meu Salário.

Sim, você precisa destinar parte do seu salário para investimentos – e mesmo que esteja com dívidas em aberto. Primeiro que não é preciso ter muito dinheiro para começar um investimento, segundo que investir no mercado financeiro não é assim tão complicado e terceiro que… Bem, saiba Quais São os 10 Maiores Mitos do Mercado Financeiro.

Ah, não posso terminar esse tópico sem dizer uma coisa muito importante: poupança! Você precisa saber que quando digo “economizar com disciplina” não estou dizendo para você colocar seu banco na poupança, ok? Está bem claro isso né?

E se você quer saber o porquê disso, eu listei aqui 3 artigos interessantíssimos sobre o assunto. Depois que ler, duvido que você vai ter a mesma visão sobre poupar dinheiro na poupança! Leia e comprove:

4 – Fuja do imediatismo!

Vamos começar com um exemplo!

Pense em uma árvore grande. Imagine uma sequoia, aquelas árvores gigantescas que ultrapassam mais de 110 metros de altura. Então, durante a vida toda, ela precisa de uma média de 100 mil litros de água para sobreviver.

Fato comprovado cientificamente: é essa quantidade que ela consome durante a vida toda!

Agora, vamos imaginar que você plantou uma árvore dessa espécie. Daí, você tem a grande ideia de despejar um caminhão pipa em cima dessa semente! Com a mesma quantidade!

Vai colocar lá os 100 mil litros de água na árvore! Aliás, é tudo o que ela precisa, não é?

Mas, pense bem, o que você acha que vai acontecer? Você vai afogar a semente, oras! Coitadinha da Sequoia: ela não vai conseguir se desenvolver e sobreviver!

E adivinhem só: no mundo das finanças acontece a mesma coisa! Você não pode dar um passo maior do que a perna! As coisas vão acontecer devagar!

Essa é uma das lições que o Futebol pode nos ensinar referente ao mercado de finanças. Fizemos uma lista com mais 6 comparações então, se você gosta de Futebol, leia esse artigo: 7 Lições que o Futebol pode nos Ensinar Sobre Finanças.

E o primeiro ponto para atingir a independência financeira é saber que eu preciso fazer com que sobre dinheiro no final do mês! Quanto mais sobrar, melhor é!

Se eu conseguir poupar 10% do meu salário, excelente!

Se eu conseguir poupar 20% da minha renda mensal… Meu Deus do céu, é o melhor dos mundos, e você já pode comemorar!

A partir daí, você começa a investir esse capital, essa sobra financeira!

Outra dica importante: comece com uma Renda Fixa!

Isso é super importante: uma Renda Fixa, entendeu?

Saiba quanto você vai receber de Juros na Renda Fixa.

Você não sabe quais são os tipos de Renda Fixas que existem? Não faz ideia de qual é a melhor para o seu perfil? CDB, LCI ou LCA… nunca ouviu falar? Não entre em pânico! E leia esse artigo: Saiba Quais São os Tipos de Rendas Fixas.

E a partir daí, você vai começar a receber juros, vai sair desse ciclo vicioso, que pode te gerar dívidas atrás de dívidas!

3 Coisas que são Dívidas e Ninguém Considera.

Ah, lembra que eu comentei lá no comecinho desse texto?

Quando falei que a sociedade vai tender a te puxar para baixo?

Pois é. Isso realmente acontece porque quando você sai da sua zona de conforto… hum… Isso incomoda as pessoas que estão a sua volta!

Então, você vai ter que ser independente na sua forma de pensar!

Tem que aprender a falar não! “Eu não quero ser como a maioria”! “Eu quero atingir a minha independência financeira e pra isso eu preciso começar a poupar dinheiro”!

Você já sabe como poupar dinheiro, né? Dá para poupar dinheiro com os serviços domésticos, com o carro, cultura, lazer… até com a Educação e Saúde, que são itens prioritários no seu orçamento familiar, sabia? Como Economizar: 33 Maneiras de Juntar Dinheiro Rápido.

Você começa a poupar dinheiro: e aí, as coisas começam a acontecer!

5 – Seja transparente com a sua família!

Isso é super importante, tá?

Se você estiver passando por dificuldades financeiras, converse com a sua mulher, com o seu marido, com o seu pai, com a sua mãe… Exponha a situação porque quando você trabalha em conjunto, fica muito mais fácil!

O que acontece quando as pessoas estão com dívidas? Geralmente, elas ficam envergonhadas! Elas falam: “Meu Deus do céu, não posso falar para ninguém que eu estou endividado”!

Mas, saibam você que aqui no Brasil são, pelo menos, 60 milhões de pessoas que estão nessa mesma situação! Então, estar endividado não é motivo de vergonha!

Por isso, junta a família, junta as pessoas que estão ao seu redor, aquelas que você se importa e seja transparente com elas! Seja verdadeiro e franco!

Se não, você pode ficar desesperado! E isso sim é um perigo danado! Quando você está desesperado, você tende a aumentar os seus vícios. Sabia que boa porcentagem das causas de divórcios no Brasil é por questões financeiras? Pois é!

Desesperado, você pode começar a ter reações agressivas também. E mais monte de coisas! Então, não se desespere.

Está com a Corda no Pescoço? Respire, não se desespere e saia já da dívida.

Então, é importante que você seja transparente com as pessoas que estão a sua volta!

Antes que você pense o que não é: saiba que os maiores investidores tem apoio familiar, contam com suas famílias e fazem tudo para passar o final de semana com eles! Tire da cabeça essa ideia de festas, champanhes e mulheres! Isso é coisa de filme: Mentiras que os Filmes contam Sobre o Mercado Financeiro.

6 – Planeje o seu objetivo!

Saiba aonde você quer chegar! Porque que eu falo isso?

“Trovo, eu quero conseguir dinheiro”!

Mas, dinheiro pra que?

Workshop 100% Online e Gratuito: Risco Zero nos Investimentos

Parece até uma pergunta boba, não?

Parece, mas se você não souber o quanto de dinheiro você precisa e pra qual finalidade, você vai ficar patinando!

“Ah Trovo, eu quero para poder comprar uma casa”. Show de bola: qual é o valor dessa casa? 100 mil? 200 mil? 500 mil? Isso é super importante: você ter esse planejamento!

Saiba como ter um Planejamento Financeiro Pessoal Simples e Eficaz usando 10 envelopes.

Eu sempre soube aonde eu queria chegar e quanto eu queria bater de meta. Se você não tiver isso bem claro, você não vai conseguir atingir a sua independência financeira!

7 – Aplique a regra do 0,01 e 0,4!

Em minha opinião, é o ponto mais importante de todos! Preste atenção que vai ter uma regrinha matemática! Como é que você sabe qual é o capital que você precisa ter para poder viver de renda? Afinal de contas, esse é o sonho de todo mundo! E convenhamos pessoal, viver de renda é muito gostoso!

Você vai pegar os seus gastos mensais… Bom, vou dar um exemplo prático!

“Trovo, eu fiz umas contas aqui: eu gasto uma média de 3 mil reais por mês”. Você está gastão, hein? Mas, vamos lá! Se o seu gasto está numa média de 3 mil reais por mês, o que você vai fazer? Você vai pegar esse valor de 3 mil reais e vai dividir por 0,01!

Por que dividir por 0,01? Essa é uma média de rentabilidade de 1% ao mês, que você consegue em uma renda fixa!

Então, você vai pegar o que você acha que você gasta no mês – nesse exemplo 3 mil reais – dividir por 0,01 e dividir novamente por 0,4!

Por que dividir por 0,4? Esse valor representa 40% que você precisa reter!

Então, nesse exemplo de 3 mil reais, você divide por 0,1 e depois por 0,4, e vai dar exatamente 750 mil reais! 750 reais: esse é o capital que você precisa ter investido para ter a sua independência financeira à longo prazo!

Simples assim! Com um salário de 3 mil reais, e se você quer ter independência financeira e viver de renda como eu, então você precisa ter 750 mil reais investidos! Beleza?

Não deixe de ler também: Como Investir Dinheiro para Ficar Rico em 2017 em 6 Passos! Clique e descubra como Ficar Rico mesmo em época de crise e como Investir o Seu Dinheiro corretamente!

Não há posts para exibir