7 Maneiras de Economizar Dinheiro com o Carro, um dos grandes vilões do orçamento doméstico?

ANÚNCIO

“Com essa crise, muitas pessoas já tiraram filhos das escolas particulares e cortaram plano de saúde, mas ainda mantém o carro próprio, sem perceber que ele é um mal para o orçamento de quem precisa economizar”, comenta a planejadora Marcia Dessen, do IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros). A especialista fez uma simulação com um carro de 35 mil reais para ver qual é o gasto dele no ano.

Confira:

ANÚNCIO
  • IPVA: 1,4 mil reais por ano
  • Seguro: 3,5 mil reais por ano
  • Licenciamento: 150 reais por ano
  • Manutenção: 800 reais por ano
  • Multas: 500 reais por ano
  • Gasolina: 4,8 mil reais por ano
  • Estacionamento: 3,6 mil reais por ano
  • Pedágio: 1,2 mil reais por ano

E, assim sendo, se uma família tiver a renda líquida de 5 mil reais, os gastos com o carro representa 27% da receita total, isso se o carro for quitado. Agora, some esse valor com mais 700 reais da parcela de um financiamento do carro, por exemplo, então, a despesa sobre para 2 mil reais mensais, ou seja, 40% da renda. “Esse é um cálculo conservador, pois não considerei a depreciação anual do carro”, afirma a especialista.

A atitude mais sensata, mesmo que cruel, segundo ela, é vender o carro. Mas, se você ainda não consegue desapegar dele, há algumas alternativas para gastar menos com o transporte. Dicas que foram fornecidas pelo Fábio Barbalho, Leandro Mattera e Thiago Alvarez. Confira!

ANÚNCIO

1 – Manutenção

Segundo Leandro Mattera, o brasileiro troca de carro a cada 1,7 ano, ou seja, ele perde muito dinheiro, pois, cada vez que o carro sai da concessionária, ele perde 20% do valor que foi pago. “Se fizer as manutenções necessárias, pode ficar com o carro por 5 anos sem problemas, que é um tempo mínimo”, diz.

2 – Carros Menores

Quanto maior o carro, mais ele gasta combustível, maior é o valor do seguro, a lavagem, o pneu e o estacionamento. A dica é usar a tabela do Inmetro para verificar se o carro é econômico.

Além disso, se formos levar em consideração os esportivos, saibam que eles têm valores impressionantes de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Segundo uma tabela da Secretaria da Fazenda, a Ferrari FF tem IPVA de 89 mil reais, a Lamborghini Aventador tem IPVA de 94,6 mil reais e o Rolls-Royce Ghost tem incríveis 100 mil de IPVA.

3 – Compartilhe e pegue carona

O aluguel do carro pode ser seguro e benéfico, inclusive, há aplicativos que fazem a ponte entre o proprietário e quem quer alugar ele. Outra opção é conversar com colegas de trabalho, pais e mães que tenham filhos na mesma escola, e dividir as despesas do transporte.

Economia Doméstica: Veja Como Economizar Dinheiro com a Decoração, Ar-Condicionado e com a Luz

4 – Táxi

Para Barbalho, é mais compensador usar o Táxi (ou mesmo o Uber) em vez do carro para circular na cidade (principalmente quando é capital). “Vale mais a pena gastar 700 reais por mês desse modo do que manter um carro de luxo dentro de casa”. Se for viajar, vale a pena alugar um: hoje os aluguéis estão mais em conta, conta Alvarez.

5 – Corte os Gastos

O princípio é óbvio: se tem dois carros, venda um! “Quem mais precisa de carro são as pessoas que têm filhos pequenos ou que tenham dificuldades de locomoção, porque a acessibilidade no Brasil ainda é uma ilusão”, diz Barbalho.

6 – Transporte Público

Se você mora até 10 quilômetros de distancia do seu trabalho, vale a pena ir de transporte público, comenta Barbalho. Se morar mais distante do que isso, procure opções de fretados. Sem ser o transporte público, outra opção (muito barata e saudável) é ir de bicicleta, quando o trajeto permitir, além de que você, provavelmente, vai economizar com a academia.

7 – Combustível

Já falamos sobre preferir os carros mais econômicos, no entanto, adicionamos esse tópico para listar os carros que foram considerados como maiores consumidores de combustível. São números bem altos e você vai se assustar. A pesquisa foi feita com foco na média dos trechos urbanos e os números são do Conpet, programa do Inmetro.

7 Maneiras de Economizar Dinheiro com o Carro, um dos grandes vilões do orçamento doméstico?
Reprodução: Pixabay

A Hilux 2.7 da Toyota faz 4,8 quilômetros com 1 litro no etanol e 6,9 quilômetros com a mesma quantidade só que de gasolina! O Renault Sandero RS é um pouquinho melhor (rs), ele roda com 5,9 km/l no etanol e 8,3 km/l na gasolina e o Fiat Toro 1.8 faz 5,8 km/l no etanol e 8,3 km/l na gasolina. Já o carro Chevrolet S10 2.5 faz 5,6 km/l no etanol e 8,4 km/l na gasolina; o Jac J6 anda com 5 km/l no etanol e 7,1 km/l na gasolina; entre outros.

Veja como fazer a transferência da dívida do seu carro

“O primeiro passo é procurar o banco, ou seja, o credor. O banco faz uma avaliação do novo devedor para ver se ele tem condições de arcar com aquela dívida”, orienta o advogado Alexandre Pinto.

Veja o passo a passo para trocar o financiamento:

  • Comunicar ao Credor a intenção de repassar a dívida
  • Credor avalia o novo devedor,
  • A troca envolve pagamento de tarifas e regras,
  • Credor não é obrigado a aceitar,
  • Cuidado com contrato de gaveta.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), os bancos usam critérios diferentes de acordo com a dívida. Veja alguns deles!

  • Santander: Afirma que é possível transferir o contrato de financiamento para outra pessoa desde que seja aprovado o crédito e algumas condições como valores, prazo e vencimento.
  • Itaú: Informa que é possível o devedor vender o veículo e transferir o contrato para o comprador do carro desde que avaliados vários critérios, como o contrato mínimo descrito com 3 parcelas pagas.
  • Bradesco: A transferência está sujeita a análise de crédito desde que o contrato esteja em dia e o novo título seja correntista do banco.

Contrato de Gaveta, já ouviu falar?

O Contrato de Gaveta é um contrato informal, feito quando o antigo devedor passa o financiamento para outra pessoa, sem que a operação seja do conhecimento do banco. “Para o banco, continua valendo o contrato assinado com o primeiro proponente. Não existe reconhecimento pelo banco desse contrato”, afirmou a Caixa, através da Assessoria de Imprensa.

7 Maneiras de Economizar Dinheiro com o Carro, um dos grandes vilões do orçamento doméstico?
Reprodução: Pixabay

Vale a pena? “A pessoa corre um risco eterno”, diz o advogado Berthe Pinto.

Leia Também: Pare de perder dinheiro com carros: veja os mais caros, os mais vendidos e as opções de seguros 

Os brasileiros gostam muito de carros! Essa é uma afirmação muito comum de ouvirmos dos vizinhos, dos estrangeiros que por aqui passam e está também estampada em grande parte do noticiário nacional. Mas, será verdade? Antes de responder, faremos uma reflexão: quando vai escolher um carro, o brasileiro leva em consideração a segurança, confiabilidade e o projeto ou apenas o status que o veículo vai proporcionar?

Continue Lendo…

Com informações do UOL e do MSN

ANÚNCIO