6 Eventos Políticos podem movimentar a Bolsa de Valores nessa semana

ANÚNCIO

Na semana passada, o mercado financeiro americano ficou fechado na quinta-feira (24) e funcionou durante poucas horas no dia seguinte (25). O motivo é devido ao “Dia de Ações de Graça”, em inglês Thanksgiving Day, celebrado na 4ª quinta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos. É um dia de gratidão a Deus, com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.

Isso foi decorrente em 2 fatos:

ANÚNCIO
  1. A crise política de lá se agravou (Conheça o Efeito Trump, que causou reboliços nas Rendas Fixas e a valorização de 10 empresas) e
  2. Ibovespa encerrou a semana com forte alta, de 2,66%, aos 61.559 pontos.

Já para essa semana… Uma agenda agitada promete aumentar a volatilidade da Bolsa. Confira. “Podemos até ver os EUA tendo menos influência por aqui, mas mesmo assim os dados que serão divulgados por lá serão bastante importantes”, comenta o economista Jason Vieira, da Infinity Asset Management.

Entre os acontecimentos da semana, está a Reunião da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) sobre corte de produção. Lembrando que entre os membros estão Argélia, Angola, Equador, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Venezuela, sendo que a Indonésia suspendeu a participação em 2009.

Outro fato importante que vai acontecer é o relatório de emprego e o PIB (Produto Interno Bruto) dos americanos. Isso é importante porque, normalmente, o PIB é visto como o termômetro da economia da uma nação, sendo ele a prova real do crescimento acumulado do país em um determinado espaço de tempo.

ANÚNCIO

Brasil insere 208 mil pessoas entre os 10% mais ricos do planeta

Quando há ganhos de riqueza, entende-se que o país girou a economia em fatores primordiais, tais como:

  1. Geração de Emprego
  2. Consumo interno elevado
  3. Indústria com alta na produção
  4. Aumento de Renda da População

Haverá também um rebalanceamento do MSCI (Morgan Stanley Capital International).

Ainda no Brasil, acontecerá a Reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) e a votação da PEC do teto do Senado na qual, para analistas, é preciso ficar de olho na quantidade de votos com que a medida será aprovada, isso porque o resultado indicará a força do governo Temer diante do momento frágil. Também haverá divulgação do PIB do Brasil.

Detalhamos cada um dos eventos citados acima para que você, investidor, comece a semana sabendo no que deve estar atento nessa semana. Segue a lista:

1 – Reunião do Copom (Comitê de Política Monetária)

Depois do primeiro corte da taxa de juros, os membros do Banco Central vão se encontrar na amanhã (29) para definir o ritmo de corte ou não. Para analistas, é possível um novo corte de 0,25% ou um aumento para 0,50 p.p. De outro lado, há quem diga que é possível uma manutenção da Selic.

Como Investir Dinheiro: saiba quais são os 10 maiores mitos

2 – Reunião da Opep

Os membros da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) vão decidir sobre os cortes de produção e a volatilidade do petróleo na próxima quarta-feira (30), em Viena. É possível que aconteça um possível acordo para cortar a produção e elevar o preço da commodity, o que pode afetar o dólar.

Como Investir Dinheiro para Ficar Rico em 2017 em 6 passos

3 – Relatório de Emprego e PIB nos EUA

Na terça (29), as 11h30, será apresentado o PIB americano do terceiro trimestre. A expectativa é de que a maior economia do mundo cresça mais de 3%, ante os 2,9% registrado no último trimestre.

Já na sexta (2), no mesmo horário, será apresentado o relatório de emprego dos americanos, que deve apresentar uma criação de 175 mil postos de trabalho. Já o desemprego deve ficar estável em 4,9%.

Como Economizar: 33 Maneiras de Juntar Dinheiro Rápido

4 – Rebalanceamento do MSCI

Acontece na quarta-feira (30) e deve levar à uma saída de cerca de US$ 23 milhões da Bovespa, conforme previsão do Credit Suisse. Papéis como Totvs, Cesp e Taesa deverão cair fora.

Planejamento Financeiro Pessoal Simples e Eficaz Usando 10 Envelopes

5 – Votação da PEC do teto do Senado

É na terça-feira (29) a votação da PEC 55 no Senado. A medida limita o teto dos gastos do governos e deve ser votada em primeiro turno.

Aprenda como comprar ações na Bolsa BM&F Bovespa em 3 passos

6 – PIB do Brasil

Na quarta-feira (30), as 9h, o PIB brasileiro do terceiro trimestre será apresentado e analistas esperaram uma queda forte, devido ao ritmo de atividade.

Workshop 100% Online e Gratuito: Risco Zero nos Investimentos

Reprodução: Google
Reprodução: Google

Em resumo, a agenda está assim, para esses eventos:

Terça-feira (29):

  1. Reunião do Copom,
  2. PIB Americano e
  3. Votação da PEC do Senado

Quarta-feira (30):

  1. Reunião da Opep,
  2. Rebalanceamento do MSCI e
  3. PIB do Brasil

Sexta-feira (2):

  1. Relatório de Emprego nos EUA

Da Redação

 

ANÚNCIO