4 Ideias para Economizar Dinheiro nas Férias e 6 Dicas de Onde Investir

ANÚNCIO

Aqui no Blog do Trovó você já aprendeu qual é a regra áurea para alcançar a sua independência financeira: gastar menos do que ganha. E, AO MESMO TEMPO, investir o seu dinheiro em aplicações financeiras.

Se você ainda não está habituado à essas mudanças financeiras, que pode tirar você das dívidas em, praticamente, 12 meses, leia esses dois artigos, que separamos com muito carinho:

ANÚNCIO
  1. Planejamento Financeiro Pessoal Simples e Eficaz usando 10 envelopes
  2. É hora de receber juros: aprenda a poupar 10% do seu salário

Com a técnica dos envelopes, listada no 1º tópico, você vai aprender a organizar os seus gastos, saber quanto, onde e quando você está gastando. Isso já é suficiente para você iniciar a reconstrução da sua vida financeira.

Essa organização funciona igual em uma empresa, tudo que entra e sai de dinheiro precisa ser registrado. Claro que na empresa, dependendo do tamanho, vai precisar de alguns softwares e ferramentas similares. Mas, no seu caso, envelopes são mais que suficientes.

3 Motivos que empreendedores precisam saber sobre o Mercado de Investimentos e o passo-a-passo do Tesouro Direto 

ANÚNCIO

4 dicas para economizar dinheiro nas férias

E, já no tópico 2, você viu que é possível ficar rico economizando apenas 10% do seu dinheiro. Outra parte, 70% vão para os gastos, como saúde, educação e alimentação. No entanto, para a maioria das pessoas, a sensação é a de que essas contas a serem pagas vão se acumulando em dívidas e o salário parece sempre muito curto.

Leia Também: 13º Salário – Comprar presentes de Natal ou Investir no Mercado Financeiro?

Para te auxiliar nesse contexto, fizemos uma lista com 4 dicas para você economizar dinheiro nas férias e ter menos gastos no fim do mês, o que vai te tirar, mais rapidamente, do vermelho.

  1. Pagar por Serviços que não usa, tal como telefonia, canais de televisão, internet ou serviços adicionais;
  2. Achar que andar sozinho no carro é sinônimo de independência financeira. É preciso usar mais alternativas, tais como Uber ou dividir carona com os amigos;
  3. Destinar grande parte da alimentação aos fast food, além de gordurosos resultam em gastos no seu orçamento financeiro;
  4. Ingressos de cinema podem custar até 60 reais, então, ver um filme em casa é consideravelmente uma boa opção.

Se você gostou dessas dicas, deve ler também: 33 Maneiras de Juntar Dinheiro Rápido.

Cuidado com o Natal

Acima demos dicas para você economizar dinheiro e olhem que coincidência: estamos à alguns dias do Natal, a data símbolo do consumismo. É nesse período que as pessoas gostam de “enfiar o pé na jaca”, quase que literalmente. Usam o 13º salário, o dinheiro das férias, os extras de fim de ano e pá! Compram, consomem e gastam adoidado!

Mas só para Relembrar vocês, vou copiar um trecho que citei lá no comecinho do texto:

“A regra áurea para alcançar a sua independência financeira: gastar menos do que ganha”.

Entendeu por que é preciso tomar cuidado com o natal? Essa data – tão querida e especial – deveria ser de paz, união, família. E isto não está ligado à compras e presentes, ok? O fim de ano deve ser usado para você rever seus objetivos – incluindo o financeiro – e manter uma vida tranquila.

Então, resumidamente, não troque tudo isso por convenções sociais. Não entre nessa ressaca financeira, mesmo porque o resultado virá em janeiro, junto com outras continhas básicas, tais como IPVA, IPTU, Material Escolar, etc.

“Ah, Trovó, mas eu preciso presentear quem eu amo”.

Está bem. Se você sente necessidade de dar algo concreto – e não apenas sentimentos, como amor e carinho – você pode optar com itens mais em conta. Não precisa dar um carro de presente para alguém, ok? Mesmo que você o ame muito!

Aposte, por exemplo, em presentes artesanais. O querido “faça você mesmo” e com isso mostre que você dedicou seu tempo àquela pessoa.

Enfim, pare de viver em função do que os outros pensam. E seja feliz!

Esse é um dos motivos de você não ser rico! Veja outros.

O que você vai fazer com o seu dinheiro nesse final de ano?

Bom, deixando de lado o que os outros pensam, você tem a difícil decisão de saber o que fazer com o seu dinheiro! Mas, antes de falarmos para você investir, queremos pedir, encarecidamente, que vocês não façam uma coisa: dívidas!

Link importante: 3 Coisas que São Dívidas e Ninguém Considera.

Tão importante quanto saber como investir o seu dinheiro, é saber não se endividar (e saber Como Sair das Dívidas, já estiver nesse patamar). E isso, muita gente ainda não sabe, afinal de contas, no Brasil há mais de 60 milhões de endividados.

Reprodução: Google
Reprodução: Google

Por isso, pensem bem como vocês vão utilizar o dinheiro daqui para frente. E aproveitam essa festança toda de natal, presentes e consumo e faça uma reavaliação sobre os seus comportamentos financeiros. Busque um paralelo entre o “ser” e o “ter”, aproveite o Natal para isso.

Workshop 100% Online e Gratuito: Risco Zero nos Investimentos

Por sinal, e aproveitando a ocasião, não vamos entrar no mérito de explicar cada uma das melhores opções de investimentos para você aplicar o seu dinheiro. Mas, selecionamos algumas matérias que falam deles. Se você não quer começar 2017 na dívida e quer aplicar de forma consciente, leia:

  1. Aprenda como comprar ações na BM&FBovespa em 3 passos 
  2. Como escolher a melhor Renda Fixa 
  3. O que é Tesouro Direto? 5 Motivos para aplicar seu dinheiro 
  4. Quer ganhar Dinheiro Extra nesse Verão? Veja 7 ideias de negócios 
  5. Quer ganhar muito Dinheiro? Faça com quem já é milionário 
  6. Como Investir Dinheiro: Saiba Quais são os 10 maiores mitos 

Cartão de Crédito poderá ser usado em compras de sites estrangeiros

A diretoria colegiada do Banco Central aprovou a possiblidade dos cartões de crédito nacionais fazerem compras em sites estrangeiros. “Agora, a transferência bancária e o cartão de uso doméstico ou internacional podem ser usados para esse fim”, disse em nota, o BC.

Podem comemorar! #SQN! Podem tirar o cavalinho da chuva, meus queridos!

Antes de você entrar nos sites gringos e encher o seu carrinho de produtos, lembre-se de uma notícia que publicamos há pouco tempo: JUROS MÉDIOS DO CARTÃO DE CRÉDITO BRASILEIRO SÃO DE 436% AO ANO, esse valor é 10 vezes maior que o segundo colocado na pesquisa feita pela Proteste, com países latinos americanos.

Ainda sobre esse assunto, fizemos uma reflexão à lá Shakespeare: Cartão de Crédito – Ter ou não ter?

Reprodução: Google
Reprodução: Google

Qual você acha que é a resposta? “Ah, eu uso o cartão para conseguir milhas e também é um ótimo benefício para o parcelamento de compras”. E você tem razão!

Mas, vale levar em consideração apenas essas 2 afirmações? Não. Já ouviu falar em parcela mínima? É, se você tem uma dívida, provavelmente, já caiu nessa armadilha, né? Bom, sem chororô e sem mimimi, leiam essa notícia, agora, e veja os pontos a serem analisados quanto ao uso do Cartão de Crédito.

Da Redação

ANÚNCIO