30 dicas práticas para economizar no dia a dia

ANÚNCIO

*Por Robinson Trovó

Você é o tipo de pessoa que sempre quer guardar dinheiro, mas nunca consegue? Está sempre com dívidas, e por isso o seu dinheiro simplesmente some depois do pagamento? Calma, você não está sozinho! A Confederação Nacional do Comércio (CNC) realizou uma pesquisa e apontou que em outubro de 2016 mais de 62% das famílias brasileiras estavam endividadas. Economizar realmente não é fácil, é preciso dedicação e seguir à risca algumas dicas para economizar, afinal cada centavo faz diferença no final do mês.

ANÚNCIO

Sempre recebo vários depoimentos de pessoas que querem muito começar a investir, mas nunca conseguem. Isso geralmente acontece por que as pessoas esperam sobrar um dinheiro para então pensar em guardar, mas para investir é necessário ter um planejamento financeiro e se programar para conseguir aquele dinheiro todo mês.

O que geralmente acontece é que as pessoas ainda gastam mais do que ganham, e assim não irão conseguir se programar para investir. O problema não é quanto você GANHA, mas quanto você GASTA Por isso, é preciso primeiro reorganizar o planejamento financeiro, quitando as dívidas e economizando todos os dias. Infelizmente, as escolas brasileiras não ensinam nada sobre educação financeira, caso contrário a realidade econômica do país seria outra. Então, vamos tentar diminuir esse problema. Decidi apresentar 30 dicas práticas para economizar dinheiro nos diversos gastos do dia a dia, como alimentação, carro, educação, saúde, ou outras.

Se seguir essas dicas eu te garanto que você verá uma grande diferença a longo prazo, afinal como diz o ditado, é de grão em grão que a galinha enche o papo. É de centavo em centavo que você constrói sua independência financeira e os pequenos gastos tem sim impacto na conta final.

ANÚNCIO

Desse modo:

  1. Nunca compre sem pesquisar: O mercado é muito amplo e a concorrência também, então pesquisar antes de comprar é primordial para economizar.

  2. Não faça uma dívida para pagar outra: Isso pode criar o efeito bola de neve e aumentar ainda mais as consequências financeiras. Em último caso, essa dica só não se aplica se você precisar o empréstimo feito tiver menos juros do que o que está pagando na sua conta atual, caso contrário, fuja!

  3. Apague as luzes: O simples fato de apagar as luzes do cômodo quando não estiver utilizando, ou aproveitar a luz solar, além de ser uma medida sustentável, ajudará a economizar na conta do fim do mês.

  4. Troque as lâmpadas: Opte por lâmpadas fluorescentes ou LED, pois estudos já mostram que elas são cerca de 80% mais econômicas.
  1. Truques de Decoração: Reaproveitar móveis usados é uma ótima forma de poupar dinheiro e existem diversos sites que ensinam como fazer.

  2. Leve uma lista ao supermercado: Isso irá te ajudar a comprar somente o necessário, e você irá evitar gastar com o que não precisa.

  3. Prefira utilizar dinheiro vivo: Dessa forma, quando você for as compras, é mais fácil de economizar e levando o dinheiro contado evita gastar mais do que é preciso.

  4. TV a cabo, telefone e internet: Escolha o pacote que realmente se encaixa com a sua necessidade, e não se prenda a pacotes oferecidos se você não for utilizar tudo o que oferece.

  5. Calibre os pneus do carro: Parece simples, mas essa atitude aumenta a vida útil do pneu e também diminui os gastos com combustível.

  6. Personalize suas roupas e sapatos: Algumas roupas ou sapatos que você não utiliza mais podem ser transformados em uma nova peça, e você economizará. Existem várias ideias de customização na internet.

  7.  Escolha academias ao ar livre: Com essa alternativa, você pode cuidar da saúde e do corpo sem gastar nada.

  8. Medicamentos Genéricos: Hoje é possível comprar remédios genéricos, que por precisam ter a mesma composição original, com o preço bem menor.

  9. Não busque consolo nas compras: A satisfação de sair do shopping com uma sacola nas mãos é comum na maioria dos brasileiros. Mas, como você já sabe, muitos brasileiros estão endividados. Então, pare de encontrar nas compras uma forma de alegria.

  10.  Aprenda a dizer não: quando seus amigos vierem oferecer os produtos das lojas deles, por exemplo, tenha força para dizer não. Não compre apenas para agradá-los: existem outras formas de fazer isso.

  11. Não deixe as parcelas atrasarem: Quando pagamos faturas atrasadas, pagamos juros. Então, mantenha o controle financeiro e pague tudo em dia.

  12.  Use Cartão de Crédito apenas para parcelamento sem juros: o melhor uso para ele é quando parcelamos a fatura, mas só se for sem juros. Lembre-se sempre: pagar juros é caminhar para a pobreza. E lembre-se, sempre pague a fatura TOTAL!

  13. Defina suas prioridades: É preciso que você identifique o que é prioridade para você e assim priorize-as. Dessa forma, irá manter apenas os gastos essenciais.

  14.  Passe e lave menos vezes: Tanto o ferro de passar quanto a máquina de lavar são eletrodomésticos que utilizam muita energia, por isso, quanto menos você utiliza, menos você gasta com energia elétrica. Procure acumular o máximo possível de roupas até utilizá-los.

  15. Peça descontos: É preciso pechinchar e ver se tem um descontinho! A dica é comprar à vista, já que isso quase sempre gera descontos.

  16. Só compre algo novo se estiver substituindo algo velho: Antes de comprar qualquer coisa, pense se você realmente está precisando.

  17.  Antes de comprar, verifique se não vale a pena consertar: Quando um eletrodoméstico quebra, você já corre para o shopping comprar outro? Muitas vezes, consertar sai mais barato!

  18.  Cultive uma horta em casa: Você pode economizar na compra de verduras e temperos, além de criar um passatempo interessante.

  19.  Compre um filtro de água: Com essa aquisição, você economiza na compra de galões de água mineral.

  20.  Rodízios compensam? Nem sempre, tudo depende do tamanho da sua fome. O detalhe é que nem sempre a sua fome é do tamanho do cardápio do restaurante. Antes de ir, faça uma reflexão sobre o assunto.

  21.  Faça você mesmo: Quase todas as mulheres – e até mesmo muitos homens – gostam de ir ao salão para se cuidarem, porém esses serviços não são baratos e você pode tentar fazer em casa. Existem muitos canais na internet que te ensinam a cortar o cabelo, fazer as unhas…

  22.  Registre os gastos: Planejamento financeiro é fundamental. Por isso, registre todos os gastos para saber onde está indo o seu dinheiro.

  23. Tenha uma reserva para emergências: querendo ou não, imprevistos sempre acontecem, por isso é importante ter uma reserva para não ser pego de surpresa.

  24.  Evite abrir e-mails de ofertas: É comum receber esses e-mails com ofertas irresistíveis, capazes de fazer muitas pessoas comprarem o que não precisam. Então corte o mal pela raiz e simplesmente não abra os e-mails.

  25.  Priorize o pagamento das dívidas primeiro: Pague suas dívidas no início do mês, antes de gastar com qualquer outra coisa.

  26.  Evite passear no shopping: Esse ambiente é propício para gastar. Então, se o orçamento está apertado, pesquise por atrações gratuitas na cidade e evite frequentar os shoppings.
ANÚNCIO