3 Motivos para Não Antecipar o Saque do FGTS Inativo

ANÚNCIO

Vocês já sabem que o FGTS Inativo foi liberado para saque. Porém, mesmo antes de o saque ser autorizado, muita gente já pegou o dinheiro. Como? Alguns bancos, inclusive o Santander, fazem o adiantamento do benefício e em troca, recebem juros. Isso não é indicado, salvas exceções, justamente porque, se você fizer, pagará juros. Pensando nisso e com o intuito de alertar aqueles que ainda não sacaram, selecionamos 3 motivos para REALMENTE não fazer isso.

Antes, entendam, de fato o que é o FGTS Inativo!

Vamos lá: a conta do FGTS é considerada inativa quando deixa de receber depósitos mensais feitos pelo empregador. Por exemplo, quando o trabalhador sai de uma empresa, normalmente devido à um pedido de demissão.

ANÚNCIO

Assim, o dinheiro passa a ficar ali, inativo. É diferente de quando a empresa o manda embora porque, nesse caso, ele terá o direito, instantâneo, de sacar o valor ali depositado.

Aprenda a Poupar 10% do seu Salario… É a hora de receber juros!

O que isso quer dizer? Que o trabalhador pode ter várias contas inativas, uma vez que cada trabalho por ele exercido gera uma conta específica no FGTS. Mesmo se ele for demitido de uma empresa e voltar para ele depois de algum tempo, ele terá duas contas do FGTS da mesma empresa. Mas serão contas diferentes, entendeu?

ANÚNCIO

Continue Lendo… 

  1. Fundo de Emergências – Sempre tenha em mente que o dinheiro do seu fundo pode ser usado para fundos emergenciais. Pensando assim, faça o saque apenas para investimentos, que rende mais, claro. Mas, nunca, para comprar algum produto ou coisas supérfluas. Se quiser usar para pagar dívidas, também vale, vamos falar mais disso nos próximos tópicos.
  2. Crédito Caro – Como dito, você não deve usar créditos caros e, vamos combinar, antecipar o seu FGTS pode reduzir o seu pequeno valor de patrimônio acumulado lá.
  3. Planejamento – Passeio de férias é uma ótima opção de lazer. No entanto, é preciso monitorar as despesas para que elas se encaixam no seu orçamento. Ou seja, não adianta pegar o FGTS de 5 mil reais, sendo que na viagem você vai gastar 10 mil reais, correto?

Banco Santander antecipa saque do FGTS Inativo: 5 Motivos para saber se Vale a Pena

Como Funciona: O empréstimo é parecido com o que já é feito com o 13º Salário e com a Restituição do Imposto de Renda. O trabalhador que tem um valor a receber pode pegar esse dinheiro antecipado pelo banco, em troca, ele, posteriormente paga juros. Em geral, os juros não são altos já que o risco de calote é mínimo. Quando o dinheiro do Fundo cai na conta do beneficiado, o banco já estorna para si mesmo. É vapt-vupt!

Usar o FGTS Inativo para Aplicação Financeira é o mais indicado

Uma pesquisa do GuiaBolsa apontou que a maioria das pessoas que vão sacar o benefício deverão usar o dinheiro para fazer aplicações financeiras (tomara mesmo que isso seja verdade), mesmo que eles estejam endividados. Pensando nisso, e com auxilio do especialista em Finanças Eduardo Araújo, trouxemos algumas dicas de onde investir esse dinheiro.

3 Motivos para Não Antecipar o Saque do FGTS Inativo
Reprodução: Google
  1. Renda Fixa – É possível escolher uma variável dentro da carteira de investimentos e buscar acompanhar a performance através da Selic, por exemplo. Os valores mínimos para aplicações variam de banco para banco, mas normalmente, são baixos, por isso pode ser uma boa opção. Como Investir em Renda Fixa: O Guia Definitivo
  2. CDB – Se o brasileiro puder somar o valor do saque do FGTS com alguma reserva, é válido tentar um CDB, desde que conheça as taxas e a rentabilidade. Normalmente, essas aplicações superam 2 mil reais.
  3. Tesouro Direto – Essa aplicação talvez seja a mais indicada, já que rende mais que a poupança e também disponibiliza uma série de opções. Além, claro, de ter valores iniciais flexíveis.

Vamos à uma breve simulação! Imagine um investimento de 1 mil reais, em um curto prazo de 12 meses. Nesse período, se o valor tivesse ainda no FGTS, você teria um saldo de 1.050 reais, na poupança seria 1.083 reais, no Tesouro Selic ficaria em 1.088 e na Carteira Diversificada o valor subiria até a casa dos 1.102 reais. Parece Pouco?

No longo prazo, ou seja, após 30 anos. O seu valor no FGTS teria subido para 4.334 reais, na poupança seria de 10.936 reais, no Tesouro Selic passaria para o valor de 16.289 e na Carteira Diversificada ficaria em 25.753 reais.

Descubra, em números, por que vale a pena sacar o FGTS inativo e investir em Renda Fixa

Já em 1994, com o Plano Real, a economia entrou em um período que os historiadores chamam de “estabilidade”, e, a partir dai planejar as contas passou a ser visto como algo possível.

A partir deste momento as coisas começaram a acontecer muito rapidamente e com o advento da internet, o país se abriu aos novos produtos financeiros, principalmente aqueles voltados aos grandes bancos. Mesmo com essas novas opções, a caderneta da poupança ainda era o investimento seguro, em quase todas as opiniões.

Posteriormente à isso, já no outro governo, o país experimentou uma grande armadilha financeira, vindas do crédito fácil e caro, e, mesmo com a melhoria da renda familiar, as pessoas não conseguiram valorizar o crescimento da economia. Foi nesse período que nasceu o Tesouro Direto, porém, sem grande impulso. Por fim, chegamos onde estamos hoje.

Para fins de informação, em julho de 2016, a Secretaria do Tesouro Nacional afirmou que em junho foram mais de 66 mil cadastrados, seja por meio eletrônico, banco ou corretora: um novo recorde mensal. No mesmo mês, as vendas do Tesouro Direto atingiram 1,3 bilhão de reais e os resgates foram de 524 milhões. Saiba tudo sobre esse investimento que é o mais democrático do Brasil!

Brasileiros não conseguem renegociar dívidas com os bancos

Essa é a informação do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), que afirmou que, de acordo com pesquisas com consumidores, mais de 60% das pessoas não conseguem renegociar a dívida. Para tanto, e com fins de evitar futuras dores de cabeça, o saque do FGTS pode ser uma boa alternativa para quitar logo esse problema.

Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal são os bancos mais reclamados dos últimos 2 meses

O Banco Central divulgou um levantamento com os bancos mais reclamados nos últimos 2 meses de 2016: Bradesco é o vencedor seguindo do Santander entre os grandes e o Safra, entre os médios. O ranking inclui apenas reclamações procedentes que são analisadas pelo BC, com o objetivo de saber se o banco descumpriu normas do Conselho Monetário Nacional (CMN).

3 Motivos para Não Antecipar o Saque do FGTS Inativo
Reprodução: Google

E Mais: Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco – A medida faz parte de um novo sistema de compensação criado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com as redes bancárias. A ação começa a valer a partir do terceiro mês do ano. Além da facilidade para pagar as contas, o novo sistema vai proporcionar maior segurança aos bancos, reduzindo a inconsistência de dados, pagamentos duplicados e fraudes.

Mas, lembre-se que só fica rico quem recebe juros, então, de nada adianta quitar uma dívida e começar a fazer outra. É preciso investir!

FGTS poderá ser usado para quitar dívidas com bancos! Saiba quais são as outras 3 mudanças

Nossa equipe de redação apurou os principais fatos que foram comentados durante as últimas semanas com foco no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Depois, selecionamos 4 mudanças que estão acontecendo ou que podem acontecer que poderá beneficiar o brasileiro. Leia essa outra notícia e saiba mais sobre o FGTS!

Com informações do Jornal Contábil e Infomoney

ANÚNCIO