21 Dicas Sensacionais para Você Economizar Dinheiro com Alimentação, Roupas e Material Escolar

Os gastos com alimentação representam grande parte do orçamento mensal familiar e, não à toa, as compras no supermercado costuma deixar toda família com o cabelo em pé, por isso, a procura por promoções e preços mais baixos é tão constante. Mas, será que só existe essa forma de economizar dinheiro? E quanto ao vestuário? E os Materiais Escolares? Saibam que é possível economizar dinheiro com pequenas atitudes.

No caso das roupas, por exemplo, você pode inovar e customizar alguma peça. Ou, por que não, optar pelo reparo ao invés de comprar um produto novo? E os Materiais Escolares, que são “perdidos” depois de 2 meses de uso… Será que é possível reverter isso? Para te auxiliar com essas ideias, nós listamos 7 atitudes de cada um desses tópicos. Leia com a atenção e fique atento nas próximas compras!

Leia Também: 20 Dicas para gastar menos, economizar dinheiro e evitar dívidas

7 Maneiras de Economizar Dinheiro com a Alimentação

1 – Congelar Alimentos: Pode parecer meio “bobo”, mas não é. Acredite! A economia com a alimentação está inteiramente ligada ao congelamento de produtos, isso porque o processo conversa o alimento, evitando o desperdício. A dica é: Congele as refeições que sobrarem e os alimentos em excessos, o que, além de tudo, vai manter a qualidade deles.

2 – Organização por Validade: Não é adequado empurrar os produtos velhos para o fundo do armário. O certo, todo mês, é organizar os alimentos pela data de vencimento, deixando os que vão vencer primeiro na frente, que é mais fácil de serem usados. Isso também evita o desperdício.

3 – Comprar sem Necessidade: Amigo, foi a época em que ir ao supermercado e encher 3 carrinhos para abastecer toda a dispensa era viável. Apesar de ser uma tentação, essa é uma armadilha para você consumir mais. No entanto, o ideal é comprar apenas o que for necessário para a semana, ou, se vale a pena, para o mês, conforme o planejamento familiar.

21 Dicas Sensacionais para Você Economizar Dinheiro com Alimentação, Roupas e Material Escolar
Reprodução: PixaBay

4 – Reaproveitar: Essa é a palavra-chave do século 21. E também vale para os alimentos. Aqueles produtos encostados há tempos pode virar um belo ingrediente para o almoço de amanhã. Então, o segredo é aprender receitas novas que reusem produtos e alimentos. Na internet é possível encontrar muitos e muitos pratos com essa finalidade, tais como cremes, doces e bolos.

5 – Supermercado: As compras do mês devem ser feitas em um supermercado e, se possível, naqueles que vendem por atacado. Mesmo que em quantidades menores, as padarias e os armazéns costumam vender produtos com valores, cerca de 30%, maiores.

Economizar Dinheiro: Aprenda a controlar as emoções e não cair nas armadilhas do Comércio

6 – Levar Marmita: Pode ser no trabalho ou no colégio, prefira levar a comida de casa. Essa ideia de comprar na lanchonete não é nada boa, seja para o bolso ou para a saúde. E é importante levar o lanche em recipientes frescos e usar garrafas térmicas. Lembre-se que tão importante quanto economizar é se alimentar de forma saudável.

7 – Cozinhar: É uma ação importante! E, para a sua surpresa, pode render boas economias. Além de evitar desperdício, você pode economizar no gás, na água e na eletricidade, por exemplo.

7 Motivos para Economizar Dinheiro com as Roupas

1 – Economia: Consertar uma peça é a principal forma de economizar com as roupas. Isso é mais vantajoso e econômico do que ir até uma loja e comprar um produto novo.

2 – Peça Favorita: Aproveite a peça favorita por um longo tempo. Além de ela poder ser consertada, você pode usar para “ficar em casa”, por exemplo.

21 Dicas Sensacionais para Você Economizar Dinheiro com Alimentação, Roupas e Material Escolar
Reprodução: PixaBay

3 – Meio Ambiente: Segundo dados do GreenPeace, uma calça jeans demanda mais de 7 mil litros de água para ser produzida. E, a cada ano, são faturadas mais de 80 milhões de peças, sendo que 1 em cada 3 terminam no aterro sanitário ou incineradas. Em resumo, comprando menos, você ajuda o meio ambiente.

4 – Caimento: O reparo, além do mais, pode ser benéfico na hora de ajustar o caimento da peça. Você pode falar para a costureira acinturar a camiseta ou por uma pence na calça, por exemplo.

Economia Doméstica: Veja Como Economizar Dinheiro com a Decoração, Ar-Condicionado e com a Luz

5 – Peça Nova: Com a reforma, você ganha uma peça nova. É uma boa chance de renovar o guarda-roupa!

6 – Economia Criativa: Quando você leva a roupa para consertar, você acaba por estimular aquela empreendedora a trabalhar e sustentar a família.

7 – Hobby: Se você gostou de reaproveitar uma peça, pode investir no trabalho e se tornar uma boa costureira. Assim, além de economizar dinheiro, poderá exercitar a mente.

7 Dicas de Como Preservar o Material Escolar

1 – Conversa: Crie um diálogo verdadeiro com os pequenos. Isso é fundamental para que eles entendam a importância de manter os cuidados com o material. Aproveite e dê a Educação Financeira que eles merecem, aliás, isso pode fazer muita diferença no futuro.

2 – Checklist: Monte uma lista de “cuidados”, que serão como regras, na qual a criança deverá seguir para, assim, manter o material conservado. A lista impressa pode ser colocada no quarto da criança ou na mochila, por exemplo. E você pode adicionar itens como: use os dois lados da folha, guarde todos os lápis no estojo depois de usar, aponte o lápis apenas quando for necessário, mantenha a mochila organizada, entre outros.

3 – Mochilas: As impermeáveis são mais indicadas porque protegem em caso de chuvas fortes, por exemplo. Na hora da compra, vale investir um pouco a mais e comprar um material que seja mais durável.

https://youtu.be/amUvPeDEX4k

4 – Livros, Cadernos e Dicionários: devem ser encapados. Uma ideia é usar papel contact que se transforma em um verdadeiro salva-vidas para manter esses produtos conservados, isso porque eles evitam as famosas orelhas ou sujeiras.

5 – Etiquetas: Cada caneta ou lápis perdido é um gasto que poderia ter sido evitado ao longo do ano. Coloque o nome da criança para que ele possa ser encontrado, se tiver sido perdido.

6 – Organização: Nada de deixar tudo jogado na mochila, aliás, tudo tem o seu devido lugar. Os mesmo vale para as apostilas que ficam em casa.

7 – Lancheira: Ela mal fechada pode estragar o lanche, os materiais, as folhas e a própria mochila. Então, cuidado também com a lancheira, certifique que ela tenha boas travas e que seja segura.

21 Dicas Sensacionais para Você Economizar Dinheiro com Alimentação, Roupas e Material Escolar
Reprodução: PixaBay

Bônus: 7 Maneiras de Economizar Dinheiro com o Carro, um dos grandes vilões do orçamento doméstico? “Com essa crise, muitas pessoas já tiraram filhos das escolas particulares e cortaram plano de saúde, mas ainda mantém o carro próprio, sem perceber que ele é um mal para o orçamento de quem precisa economizar”, comenta a planejadora Marcia Dessen, do IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros). A especialista fez uma simulação com um carro de 35 mil reais para ver qual é o gasto dele no ano. Continue Lendo…

Com informações do Organizze e do FinançasFemininas