2019 consciente – 3 maneiras de transformar o lixo doméstico em dinheiro!

Você está a fim de começar 2019 bem? Então, saiba que existem diversas formas de fazer isso. E o nosso foco aqui agora é para falar de como economizar dinheiro no próximo ano, sem contar que também é possível ganhar dinheiro extra com pequenas atitudes que podem ser feitas cotidianamente.

Sabia que dá para transformar o óleo de cozinha em sabão ou que é possível fazer bolos com a casca da cenoura ou da laranja… E tudo isso é coisas que você jogaria no lixo, mas que não tem a necessidade! Conheça algumas técnicas para ser mais consciente – e por que não, mais rico também!

1 – Óleo de Cozinha em Sabão

2019 consciente - 3 maneiras de transformar o lixo doméstico em dinheiro!

Essa não é uma técnica chinesa, mas poderia ser de tão tradicional e eficiente que é. Tem uma técnica, que nem precisa de curso, para fazer a mágica de transformar óleo de cozinha (usado, claro) em sabão para lavar os utensílios da cozinha mesmo, como pratos e talheres.

Nós não vamos falar qual é essa receita aqui porque esse não é o objetivo do artigo, mas na internet existem vários vídeos e aulas ensinamento, considerando até mesmo a compra dos materiais mais baratos, como os produtos químicos que são usados nesse processo caseiro.

Bom, sabendo disso, vamos à prática!

Por que transformar óleo de cozinha usado em sabão é bom para você? São vários os motivos, mas vamos focar em um só, que é o financeiro.

E a primeira coisa a se considerar é que ao fazer o próprio sabão, mesmo que tenha um investimento inicial, você ganha dinheiro (ou melhor, economiza dinheiro) porque isso sai mais barato do que comprar o seu sabão no supermercado.

Outra coisa interessante é o fato de que muita gente vende o sabão para outras pessoas por um preço acessível, que permite o lucro e torna vantajoso para o consumidor também, fazendo do processo caseiro uma forma idônea de ganhar dinheiro extra.

O que você precisa para ganhar dinheiro vendendo sabão caseiro? Ter tempo de aprender a técnica e de produzir o sabão, levando em conta que pode fazer isso aos finais de semana, por exemplo. Outra coisa é que tem sim investimento, mas ele é baixo, com a compra de soda cáustica, por exemplo.

Então, sem mais demoras ou demandas, vamos considerar que ao optar por filtrar o óleo de cozinha usado em frituras, você pode ajudar o meio ambiente, poupar dinheiro e economizar dinheiro, tá bom? Para isso, vai precisar de dispor de tempo e paciência para aprender o processo – o que vale a pena!

2 – Separar o Lixo Orgânico dos Recicláveis

2019 consciente - 3 maneiras de transformar o lixo doméstico em dinheiro!

Mais uma técnica que também poderia ser chinesa de tão eficiente, só que nesse caso você nem precisa produzir nada, basta ter dedicação para fazer a separação do lixo.

O que é separar o lixo doméstico? Você precisa entender que basicamente temos 2 tipos de lixos: o orgânico (que geralmente é formado pelos restos de alimentos) e os recicláveis (que são aqueles que, de alguma forma, podem voltar para o mercado e ser usado de forma sustentável – como plásticos e alumínio).

Então, sabendo disso, como a pessoa pode economizar dinheiro? Da seguinte forma: todos os lixos recicláveis podem ser vendidos e mesmo que seja por um valor baixo, o dinheiro é uma forma de se somar aos investimentos e economias. Ao longo dos anos, isso faz toda a diferença.

Por exemplo, o que podemos reciclar em casa em termos de lixos? A garrafa pet, a caixinha do leite, a embalagem do óleo, as latas de refrigerantes, de atum de sardinha, as caixas de sabão em pó… Tem muita coisa mesmo que dá para ser reciclada hoje em dia.

E claro que isso também é bom para o meio ambiente, como você pode ter notado.

Para se ter uma ideia, hoje em dia tem muita gente que faz essa seleção e consegue bons recursos ao longo do tempo, sendo que podem ser usados para quaisquer fins. O importante é saber que ainda que os valores sejam baixos, na soma eles podem fazer a diferença.

Tire algum dia do mês para levar todo lixo em algum lugar que compra esses materiais. Daí, você vai ver que o alumínio é o que mais rende, em termos financeiros. Portanto, a lata de leite condensado, de sardinha, de cerveja… pode te render alguns trocados.

Depois, tem o papel e o vidro também, além do plástico, tudo isso é retornável, reciclável e pode ser vendido.

3 – Aproveitar ao máximo os Alimentos

2019 consciente - 3 maneiras de transformar o lixo doméstico em dinheiro!

Se você joga a casca da laranja fora deveria saber que com ela é possível fazer bolos, que podem ser vendidos e você pode ganhar dinheiro com isso. Mas, esse é só um exemplo para mostrar como aproveitar os alimentos ao máximo pode ser útil para você no próximo ano.

A questão da alimentação e dos alimentos é muito importante de ser estudada no Brasil, que é um país que perde muito dinheiro com a má gestão desse assunto e desses produtos. As pessoas, por enquanto, ainda não tem habilidade e costume de reaproveitar os alimentos como poderia.

Por isso mesmo nasceu um mercado onde muita gente tem vendido bolos e torta as preços jutos a partir do uso de partes dos alimentos que não seriam, na maior parte das vezes, usados. E eles são nutritivos e saborosos. Comece a estudar mais sobre isso, já que essa é uma opção de economizar e ganhar dinheiro.