13º Salário: Comprar presentes no Natal ou Investir no Mercado Financeiro?

ANÚNCIO

Vamos começar hoje com uma notícia boa! Leiam: pelo segundo ano consecutivo, apenas 25% dos brasileiros vão gastar o 13º salário com compras de Natal, sendo que 31% vão poupar e 18% quitar dívidas.

Observação: os outros 23% restantes não recebem esse benefício porque estão desempregados ou subempregados.

ANÚNCIO

Logo no início do texto, e frente à essa informação, já queremos saber: Se você faz parte dessas pessoas que vão poupar o dinheiro, como você pretende fazer isso? Investindo em Renda Fixa ou Variável? Já ouviu falar do Tesouro Direto? Vamos citá-lo mais abaixo.

Agora, se você disse que vai poupar, mas pretende fazer isso guardando seu dinheiro na poupança, xiiii.. Talvez precise rever seus conceitos financeiros. Veja esse vídeo antes de prosseguir:

ANÚNCIO

Quanto as informações citadas no primeiro parágrafo do texto, elas são de uma pesquisa realizada pelo Ibope no mês passado com cerca de mil pessoas de todas as camadas sociais.

Mesmo para quem vai gastar, o valor médio previsto será de 342 reais, ou seja, 100 reais a menos do que em 2015. Uma porcentagem que equivale à 10% de retração, descontando a inflação. Outro ponto apontado pela pesquisa é que o número de presentes comprados pelos entrevistados será de 4 unidades, ante 5 do mesmo período do ano passado.

Sobre a economia, 77% dos entrevistados disseram que ela está estagnada ou em declínio, mas, no ano passado a porcentagem era de 88%.

Deixando um pouco de lado a economia global, você sabia que pode aumentar o seu patrimônio? 6 Dicas para Entender Como Calcular os Juros Compostos e Ficar Milionário: Nos Juros Compostos a cada período é acrescentado um valor de juros proporcional ao valor que você já acumulou.

Ou seja, você recebe uma taxa a mais sobre o valor que tem. Isso vai aumentando a cada período. É também chamada de capitalização acumulativa. Veja como Ficar Rico, independente do atual momento do país.

A notícia ruim é que…

Outra pesquisa, dessa vez realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que mais da metade dos brasileiros vão usar o 13º salário nas compras natalinas. A pesquisa foi feita em todas as capitais do país.

Entre os entrevistados que recebe o salário extra, mais de 42% vão usar parte do dinheiro nas compras, 27% não vão usar e 7,5% vão gastar tudo em presentes.

Atenção, Atenção e Atenção: Se você quer comprar, mas não tem condições de quitar as contas, você vai acabar fazendo dívidas e esse é um dos fundamentos que mais levam às pessoas à falência. Gastar mais dinheiro do que ganha já levou mais de 60 milhões de brasileiros às dívidas.

Reprodução: Google
Reprodução: Google

Então, não caia nessa. Não ostente e não viva em função dos outros! Por que se você estiver com as dívidas lá em cima, as pessoas que ficam dando palpite sobre você o tempo inteiro, não vão te ajudar.

Ah, e se você quer descobrir quais os outros 2 comportamentos que podem te levar à falência, leia o artigo.

Um ponto importante apontado por essa pesquisa é que 41% dos entrevistados farão bicos para aumentar a renda e comprar mais presentes no Natal.

Prioridades: O que é o Tesouro Direto?

“Quitar contas em atraso, por exemplo, devia vir antes de qualquer desejo de compra. E mesmo aqueles que estão com despesas em dia, precisam refletir sobre o melhor uso do dinheiro extra. Poupar ou aplicar parte dos recursos, por exemplo, são hábitos que fazem muita diferença, seja para realizar sonhos ou para uma aposentadoria mais sustentável”, afirma o educador do SPC Brasil, José Vignoli.

Investir Dinheiro para a Aposentadoria? É isso mesmo. Tanto é que aqui no Blog nós já mostramos como isso é possível e muito fácil. Um exemplo desse investimento é o Tesouro Direto, conhecido também por ser a forma de investir dinheiro mais democrática do Brasil.

Entre as vantagens, estão:

  • Baixa Taxa de Administração
  • Tem autonomia para o investidor Decidir
  • Acessível para todos investidores
  • De fácil controle e monitoramento
  • Possui liquidez
  • É uma aplicação conservadora

Agora, o detalhe é que investir no Tesouro Direto é mais seguro do que investir na Poupança, além de ser mais rentável também. Quer conhecer mais do Tesouro Direto? Acesse: O que é Tesouro Direto – Os 5 Melhores Motivos para Aplicar no Investimento Mais Democrático do Brasil.

Atual Situação Financeira

A pesquisa feita pelo SPC mostrou também que 36% dos entrevistados acreditam que a própria situação financeira piorou em relação à 2015. Desse total, a maioria apontou que a própria renda diminuiu e a outra parte afirmou que o motivo é a perda do emprego. 81% dos entrevistados disseram também que está otimistas em relação à 2017.

E se você também é um dos otimistas e quer saber como enriquecer, precisa ler nosso texto sobre as 5 melhores dicas. São elas:

  1. Importe-se com o seu dinheiro
  2. Só dinheiro não traz felicidade
  3. Gastar menos do que ganha
  4. Dinheiro consignado e cartão de crédito
  5. Comece sua aposentadoria

Agora se você quer saber os detalhes sobre esses tópicos, vai precisar ler o texto na íntegra.

E mais! Se você tem o interesse em fazer como o nosso fundado, Trovó, que com apenas 14 mil reais conseguiu atingir 1 milhão de reais em menos dos 30 anos, você tem uma bela oportunidade com o um curso online e gratuito. É um workshop de 4 vídeos aulas e para participar é muito fácil: basta fazer o cadastro abaixo.

Da Redação

ANÚNCIO