Os 3 Melhores Usos para o 13º Salário 2017

ANÚNCIO

O que pouca gente sabe é que o 13º salário pode ser o ponta pé inicial para uma mudança de vida financeira – sem dívidas e com muito mais investimentos financeiros. Sabe aquela ideia de sair do papel, de por em prática toda ideia que está apenas na teoria? Então, agora é a hora!

Afinal, muito além das comemorações do final de ano, a época também é muito usada para ganhar dinheiro extra com esse salário de bônus. No entanto, nem sempre sabemos como fazer um bom uso dele – este artigo é justamente para mostrar como isso é possível. Confira!

ANÚNCIO

“A decisão é entre consumir ou poupar. Se trata de uma questão bem reflexiva, sobre perceber onde está e qual trajetória está seguindo”, diz Jaques Cohen.

O especialista fala que é preciso definir as prioridades.

“A pessoa precisa considerar a sua situação financeira de um ponto de vista amplo e refletir que se tem sido realista nas suas escolhas, pensando além do curto prazo. Também precisa considerar as suas particularidades, objetivos, sonhos e valores”, diz.

ANÚNCIO

1 – Pagar as Dívidas

Se você é do tipo de pessoa que está endividada, então, é hora de colocar tudo em dia. Você não tem muito que pensar – ao menos 70% do seu salário tem que ser usado para quitar ou minimizar as dívidas.

O ideal é você saber exatamente o tamanho do seu rombo e comparar com o valor inicial, antes de os juros começarem a corroer sua defasagem financeira – é o chamado efeito bola de neve.

As dívidas, diferente do que muitas pessoas começam pelos financiamentos, que pode ser de carro ou de imóvel, por exemplo.

Você pode usar o dinheiro do 13º salário para pagar algumas prestações a mais e diminuir o gasto com os juros.

“Se a dívida for no crédito rotativo, cartão ou cheque especial, é melhor quitá-la para não pagar as altíssimas taxas dessas modalidades”, diz Cohen.

Os 3 Melhores Usos para o 13º Salário 2017
Reprodução: Google

2 – Reservar para as Contas do Início do Ano

Todo mundo sabe que o começo de ano – janeiro – é o período que mais tem contas a pagar, que inclui, por exemplo, a compra de materiais escolares, IPVA, IPTU, Matrículas, Seguros, entre outros.

Isso sem falar ainda das compras do mês anterior, o natal e o reveillon.

Se você não se planejar para essas contas do início do ano, pode precisar fazer empréstimos para pagar tudo ou usar o cheque especial, que tem juros altos.

O conselho é guardar parte do dinheiro para evitar prejuízos.

3 – Criar uma Reserva de Emergência

Se você não tem dívidas e já planejou as contas do começo do ano, então, pode pensar em juntar dinheiro para criar uma reserva de emergência – ela tem que equivaler à, no mínimo, 6 vezes a sua renda mensal atual.

Se você tem uma renda de 3 mil reais por mês, então, acumule um patrimônio de 18 mil reais.

“O início de ano é um ótimo momento para se planejar, acho interessante usar o 13º salário para fortalecer esse momento e aumentar as possibilidades de realizar objetivos ao longo do ano”, comenta Cohen.

“Atualmente, é possível encontrar títulos com juro de 6%, acima da inflação, o que é muita coisa, principalmente se considerarmos um cenário em que a inflação não deve ser muito baixa”, avalia Arnaldo Curvello, da Ativa Investimentos.

O 13º Salário no Brasil

Historicamente, o 13º terceiro salário é muito esperado pelos trabalhadores, tanto é que na maioria das vezes a renda extra costuma chegar como uma “mão na roda” e acaba sendo usada para equilibrar as finanças, controlar seu orçamento financeiro ou até mesmo pagar as dívidas.

Afinal, quem já não passou por dificuldade financeira, sabe que todo dinheiro extra é sempre é bem-vindo, portanto, nada como o 13º salário.

Para fins de informação, vale ainda dizer que o 13º salário foi criado na década de 60 para os funcionários com registro em Carteira de Trabalho, desde que tenham, no mínimo, 1 mês de atuação, cumprido todas as suas obrigações com a empresa contratada.

Assim, conforme a lei, a primeira parcela do 13º salário, que equivale a 50% do valor total do qual o trabalhador tem direito, deve ser paga até o dia 30 de novembro de cada ano – sendo que a outra parte tem que ser quitada até o fim do ano.

1ª Parcela do 13º Salário é Liberada – 7 Jeitos Certos de Usar o Dinheiro

Como calcular o 13º Salário

Todo trabalhador tem o direito de receber o 13º terceiro salário, mas sabe o valor correto que deve ser pago? Se a resposta for negativa, então leia este artigo que preparamos para vocês, onde você aprenderá como calcular esse dinheiro extra.

Em primeiro lugar é importante você saber quanto tem direito a receber de 13º salário. Pois só com esse valor, você poderá fazer o cálculo. Esse valor, assim sendo, é baseado no seu salário atual.

Em seguida, você calcula proporcionalmente em cima dos meses trabalhados durante o ano.

Por exemplo, o trabalhador que atuou durante 12 meses, vai embolsar um salário mensal extra, que é considerado o décimo terceiro.

Investir é a Chave – Mas onde?

A dica dos economistas é investir, ainda que seja pouco.

Então, vamos começar por falar quais os investimentos financeiros que aceitam esse valor mínimo.

Poupança

Sim, já falamos que a poupança “não presta”, literalmente. Mas, temos que citá-la.

É o tipo mais comum e tradicional do país e atualmente está com um rendimento em torno de 5,78% ao ano – uma rentabilidade muito baixa, diga-se de passagem.

Tesouro Direto

Tesouro Direto é a nova poupança – um investimento financeiro do Governo Federalque tem ganhado o gosto de muitos brasileiros devido à sua melhor rentabilidade e baixíssimo risco, já que é federal.

Esses títulos, inclusive, podem ser comprados pela internet e normalmente está atrelado à taxa básica de juros da economia, a Selic, que está em 8,25% ao ano.

O rendimento médio atual é de 9,68% ao ano. Bem mais do que a poupança, certo?

Ao aplicar no Tesouro é preciso ficar atento às taxas de administração cobradas pelas instituições financeiras – chamadas agentes de custódia. Se for acima de 2% ao ano, o rendimento não é válido.

Certificado de Depósito Bancário

O CDB está com um rendimento bruto (médio) anual de 10,5% ao ano, um pouco melhor do que o Tesouro Direto se você escolher bem o ativo.

“Os valores podem variar de 50 reais a 1 mil reais. Mas, para ter melhores rendimentos, o ideal é deixar o dinheiro aplicado por, no mínimo, 12 meses”, diz Gilberto Braga, que é economista do Ibmec e da Fundação D. Cabral.

“O importante é guardar e ter sempre reserva para emergências ou aproveitar uma oportunidade de negócio vantajosa que surja”, orienta.

Gilberto diz que o se o poupador tiver 50 reais e aplicar em 12 meses, o CDB sobe para 54,20 reais, com um ganho líquido de 4,20 reais.

Por Que Investir Dinheiro

Você tem que ter um motivo para Investir Dinheiro e no caso das pessoas endividadas, o melhor objetivo é pensar em uma Reserva Financeira. Desse modo, o novo investidor passa a ter o que os analistas chamam de “Segurança Financeira”, onde as possibilidades de você precisar de um novo “empréstimo” vão ser diminuídas.

Em termos emocionais, o sentimento de conseguir economizar dinheiro todos os meses serão tão prazeroso que acaba por incentivar as pessoas não apenas a economizar mais e mais, mas também a estudar e buscar conhecimento sobre o mercado do dinheiro.

Os 3 Melhores Usos para o 13º Salário 2017
Reprodução: Google

Assim sendo, mesmo quando você tiver um imprevisto, a sua vida financeira não vai precisar virar de cabeças para o ar, sendo que você terá o dinheiro a vista ou, no mínimo, vai conseguir encontrar as melhores alternativas para manter o equilíbrio financeiro.

A Definição do Percentual Investido

Isso vai depender do perfil do investidor. Assim, os mais conservadores têm o hábito de investir 70% de todo seu recurso financeiro na renda fixa enquanto que 30% fica na renda variável.

Confira as opções de perfil de investidor e observa em qual você se encaixa.

Arrojado

É todo investidor que arrisca mais e costuma compor sua carteira principalmente pela renda variável, o que oferecer um maior retorno, apesar do risco.

Esse é um perfil altamente técnico e exige mais atenção ao mercado financeiro.

Moderado

É o perfil daquele investidor equilibrado, que tem um perfil considerado intermediário, ou seja, ele ouve e está aberto as mudanças e as novidades do mercado, fazendo uma análise detalhada da situação.

Normalmente, esse investidor não gosta de correr riscos e sempre revê a sua estratégia.

Nesse caso, o conselho é ter 30% dos ativos em opções conservadoras e, pelo menos, 20% nos investimentos arrojados.

Conservador

É o tipo de investidor que quer ter um retorno maior do que a poupança, porém não está adaptado ao fato de correr riscos. Normalmente, ele não aplica o seu dinheiro em renda variável e quando o faz é em pouca porcentagem, onde existem ganhos menores, mas certeiros.

Nesse caso, o investidor é disciplinado e tem mais tendência a diversificação.

Quando falamos em Perfil Conservador, podemos citar títulos como Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário, Letra de Crédito Imobiliário, Letra de Crédito Agrícola e os Fundos de Renda Fixa.

A recomendação para esses casos é aplicar 60% do capital nos ativos seguros e a outra parte pode ser dividida em opções mais arriscadas.

Mas, qual a Diferença entre Renda Fixa e Renda Variável?

Renda Fixa é uma aplicação que te valores e rendimentos previamente definidos e, normalmente, os ativos são empréstimos que pagam juros.

Assim, são 2 formas de remuneração: pré-fixados (rentabilidade definida no momento da aplicação) e pós-fixada (títulos que pagam de acordo com algum índice).

Na Renda Fixa, trocando em miúdos, o combinado não sai caro. Por isso, é considerado um investimento conservador e, praticamente, imune aos riscos, sendo que o emissor só perderá dinheiro se não cumprir com os prazos definidos.

Além disso, algumas aplicações, tais como o LCI/LCA e o CDB possuem cobertura do Fundo Garantidor de Crédito, do qual vamos falar abaixo. Se você quer conhecer sobre todos os tipos de Renda Fixa, veja nosso Guia Definitivo.

Para Saber Mais: A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito Agropecuário) funcionam assim: você empresta dinheiro para as instituições financeiras e elas utilizam a grana para investirem no setor imobiliário ou agropecuário.

É diferente do CDB (Certificado de Depósito Bancário) na qual a instituição usa do dinheiro para o fim que julgar necessário. A diferença está apenas para os fins, no entanto, eles têm os mesmos mecanismos de aplicação, remuneração e resgate. Continue Lendo sobre a LCI e a LCA!

Os 3 Melhores Usos para o 13º Salário 2017
Reprodução: Google

Por outro lado, a Renda Variável, como o próprio nome diz, é um investimento que tem remunerações variáveis e que oscilam conforme o mercado.

O exemplo mais clássico é o mercado de ações da BM&FBovespa, na qual, ao comprar as ações de uma empresa, o investidor torna-se sócio, no entanto, sem saber exatamente quais as rentabilidades dos ativos.

Portanto, não vá pensando que é um jogo de sorte, como na loteria. Se você estudo o mercado e conhece as artimanhas das empresas, com certeza, vai se dar bem nesses investimentos.

É preciso audácia, com certeza, mas com um bom estudo, é possível faturar milhões de reais. Se você quer saber como INVESTIR EM AÇÕES COM RISCO ZERO, faça esse curso ONLINE E GRATUITO.

Bom, para essa batalha, se existisse uma lição seria “Não colocar todos os ovos na mesma cesta”, informação essa que você já leu aqui no Blog.

O que quer dizer que você deve diversificar os investimentos e dividir o seu capital em diversas aplicações, o que reduz o risco e equilibra os lucros. Claro que, considerando o seu perfil para investimentos.

Sobre a expressão “Não colocar todos os ovos na mesma expressão“, fizemos uma notícia recentemente, veja um trecho:

“Se você gosta de saber a resposta da pergunta logo no início do texto, aí vamos nós: Colocar todos os ovos em uma mesma cesta é a receita para um desastre financeiro. Tudo começou quando o pai de Corley perdeu todo o seu armazém em um incêndio”.

Na época, eles moravam em Todt Hill, um bairro nobre de Nova York e eles viram mais de US$ 3 milhões se transforarem em cinzas. Os 15 anos posteriores foram bem difíceis. Leia a notícia completa!

Com informações do MePoupe e UOL

ANÚNCIO